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A Educação Infantil da Projeto é um espaço de convivência e aprendizagem, organizado para oferecer às crianças um ambiente acolhedor que propicie seu desenvolvimento.
Na escola tudo é pensado, planejado e implementado para a construção e manutenção de um clima de alegria, segurança, atenção e compromisso com o crescimento das crianças, seu acesso à cultura e sua socialização.

TURMAS DA ESCOLA:
Grupo 1 – 1 ano (turmas de até 10 crianças) – 1 professora + 1 monitora
Grupo 2 – 2 anos (turmas de até 15 crianças) – 1 professora + 1 monitora
Grupo 3 – 3 anos (turmas de até 18 crianças) – 1 professora
Grupo 4 – 4 anos (turmas de até 20 crianças) – 1 professora
Grupo 5 – 5 anos (turmas de até 20 crianças) – 1 professora

Observações:
1. A data-limite para efeito de ingresso em um ou outro grupo é fixada em 31 de março. Assim, por exemplo, os(as) alunos(as) que completam 5 anos até 31 de março, devem se matricular no Grupo 5. Os(as) alunos(as) que frequentarem o Grupo 1 e não tiverem a idade para seguir para Grupo 2, permanecem, no ano seguinte, no Grupo1. Essa orientação visa garantir o acesso ao 1º ano do ensino fundamental com a idade adequada (6 anos completos até 31/03, segundo a legislação).
2. Conforme a quantidade de alunos(as), as turmas a partir do Grupo 3 poderão ter monitora fixa.

ANO LETIVO E SUA ORGANIZAÇÃO

INÍCIO DAS AULAS
As aulas iniciam no dia 20 de fevereiro, segunda-feira, somente para alunos(as) que já eram da escola, com horário normal. Os(as) alunos(as) novos(as) seguem o cronograma de horários para a adaptação. Caso a criança apresente alguma insegurança maior, chore ou resista a ficar na escola, o(a) responsável permanece pelo tempo necessário, a ser combinado no momento, conforme a situação.

ENTREVISTAS INICIAIS
Nos dias 14 e 16 de fevereiro (terça e quinta-feira), das 17h30min às 20h30, as professoras realizam entrevistas com as famílias dos(as) alunos(as), dando prioridade, neste primeiro momento, para as crianças novas na escola ou àquelas com necessidades educativas especiais (NEE).
No entanto, havendo disponibilidade de horário da professora as famílias das demais crianças poderão ser também contatadas para um encontro já neste período inicial.
Essa entrevista inicial será marcada na matrícula da criança. E atenção: no caso dos(as) alunos(as) novos(as) na escola ela é condição para que ele(a) comece a frequentar as aulas.
As famílias que não forem atendidas nesta ocasião serão chamadas posteriormente, nos horários semanais disponíveis.

1ª REUNIÃO COM FAMÍLIAS
Está prevista para o dia 6 de março (segunda-feira) para os Grupos 1 e 2 e nos dias 13 e 14 de março (segunda e terça-feira), conforme a turma, para os demais grupos, à noite. A professora da turma e a coordenação pedagógica da escola apresentam o trabalho a ser desenvolvido no ano e aspectos da proposta pedagógica interessantes para o momento, esclarecendo as famílias a partir de suas dúvidas e curiosidades.
É muito importante a presença das famílias neste primeiro momento, tendo em vista o início de uma relação com a equipe que trabalhará com seu(sua) filho(a) – professora e coordenadora -, as informações a que terão acesso e a possibilidade de integração com as demais famílias do grupo.
A reunião é somente para adultos. As crianças não devem vir para a escola nesse horário.

FÉRIAS
Há um recesso escolar em julho. Neste ano de 2017 está marcado para começar em 17/07, segunda-feira, e terminar em 30/07, sexta-feira, reiniciando-se as atividades no dia 31/07, segunda-feira.
Dia 20/12, quarta-feira, está previsto como o último dia de aula do ano.
Nos períodos de recesso/férias, em julho e janeiro, oferecemos para os(as) alunos(as) da Educação Infantil, na Unidade 1, a RECREAÇÃO DE FÉRIAS (maiores informações na secretaria). Os grupos Multi-idade e G3/4 seguem em atividade nesses períodos.

ADAPTAÇÃO
Grupo 1 – A adaptação só inicia após a realização da entrevista individual com a professora. Na entrevista será marcada a data de início e a criança começará a frequentar a escola durante períodos reduzidos, combinados previamente. Nos primeiros dias, a mãe ou o pai (ou outra pessoa designada) fica na escola. Mas, atenção: RECOMENDAMOS QUE NÃO HAJA VARIAÇÃO DA PESSOA QUE ACOMPANHA A ADAPTAÇÃO. Essa pessoa deverá ficar disponível e será solicitada, quando necessário, até que seja liberada do período de adaptação. A duração desse período vai depender do ritmo da criança, terminando quando ela for capaz de separar-se tranquilamente do adulto responsável. É muito importante que a família se organize nesse sentido, prevendo que o pai ou a mãe (ou outro responsável) possa dispor desse tempo, garantindo a segurança e o tempo que a criança precisar. Os momentos de permanência da criança aumentarão conforme orientações da professora. É importante observar seus hábitos e, se for o caso, trabalhar sua alteração antes do período de adaptação, para que a vinda para a escola não coincida com o tempo de sono, por exemplo.
Alunos novos a partir do Grupo 2 – A adaptação será organizada de acordo com um cronograma informado às famílias pela professora, na ocasião das entrevistas individuais. A cada dia, um pequeno grupo será recebido. O horário será reduzido neste período e sua ampliação dependerá do processo de cada criança, sendo combinado dia a dia com a família.
Os alunos que já frequentaram a escola no ano anterior começam desde o primeiro dia em horário normal. Qualquer alteração, em função de alguma necessidade da criança, será combinada com a família.
IMPORTANTE PARA TODOS: O choro nesse período é normal, tendo em vista a tensão do momento (despedida da família, após período de férias em que estiveram muito tempo juntos, nervosismo diante do desconhecido – profª nova, colegas novos, às vezes, sala nova e, para alguns(mas), escola nova). É muito importante, então, que todos(as) estejam tranquilos(as) – ou se esforcem ao máximo para assim se mostrarem -, tentando administrar a situação com a maior calma possível, tolerando o choro do seu(sua) filho(a) e/ou das outras crianças (até porque, normalmente, ele acontece “em cadeia”, quando um começa e todos vão atrás…), tendo paciência e confiança e lembrando que cada um tem seu tempo. Falar com a criança com voz tranquila e baixa, remetendo sua atenção sempre que possível para a professora e o que ela e os(as) colegas estão fazendo é o ideal. Mas pode ser que a professora não esteja podendo dar uma atenção mais individualizada a seu(sua) filho(a) no momento e, nesse caso, mostrar algum brinquedo para distraí-lo(a) ou tentar se aproximar com ele(a) de algum colega pode dar certo e ajudar muitíssimo no clima geral. Certamente, não demorará que a profª venha acolhê-lo(a), mas é preciso paciência e tranquilidade por parte de todos(as) e, fundamentalmente, parceria e comunicação.
Todas as dúvidas sobre o momento de adaptação (como seu(sua) filho(a) está evoluindo, como está interagindo com a profª, coordenadora e colegas, como vocês vêm sendo atendidos etc.) deverão ser trazidas para a escola, da forma mais direta e ágil possível (um email, um bilhete no caderno, uma conversa rápida), para que a situação não se agrave. Isso é fundamental para a construção de uma relação de confiança e parceria entre escola e família, sem a qual a própria adaptação fica comprometida.

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)
A escola trabalha com crianças que apresentam necessidades educativas especiais, a partir de uma avaliação prévia, que objetiva verificar as condições de atendimento pela equipe e de integração da criança à escola/turma. Essa avaliação envolve entrevista com os(as) especialistas que atendem a criança, com a família e com a própria criança. A partir do que for observado e constatado, conversa-se com a família, encaminhando a possibilidade da matrícula, em relação à turma e à forma de trabalho da escola. Conforme o caso, são encaminhadas adaptações, como a presença de acompanhante, horário diferenciado e/ou outras situações que se fizerem necessárias.
A coordenação, junto com os(as) especialistas que trabalham com essas crianças, procura garantir o apoio necessário aos professores e professoras para que possam desenvolver o melhor trabalho possível com elas, tendo em vista suas necessidades e posibilidades individuais, como ocorre com cada um dos diferentes alunos(as).
Para isso são realizadas reuniões periódicas entre os(as) professores(as) e coordenadoras, com os(as) especialistas que realizam o atendimento dessas crianças e seus familiares, buscando a maior sintonia possível nas intervenções de todos(as) e garantindo um trabalho adequado a essas crianças e a todas da turma, ou seja, um trabalho que promova o acolhimento e o desenvolvimento de cada um(a).

ANIVERSÁRIO
No dia do aniversário da criança, as famílias que desejarem poderão enviar para a escola um bolo para o parabéns com os(as) colegas, independente da alimentação de rotina, que permanece a mesma. Nenhum outro tipo de alimento (doces ou salgados e refrigerantes) deve ser enviado, tendo em vista todo o trabalho cotidiano que realizamos em torno da construção de hábitos de alimentação saudável na escola.
Não oportunizamos a troca de presentes na escola, nem fazemos a distribuição de lembrancinhas. Pedimos que os(as) responsáveis entendam esse encaminhamento como forma de preservar a individualidade de cada família, pois sabemos que há hábitos e valores diversos que podem entrar em conflito.
A distribuição de convites de festa de aniversário, pelo caderno, somente será feita na escola se vierem para TODAS as crianças da turma. Caso contrário, a distribuição de convites é feita pela família, fora do ambiente escolar, inclusive para alunos(as) de outras turmas, se for o caso.
Em função do envolvimento e responsabilidade da escola, bem como da segurança das nossas crianças, pedimos que evitem organizar festa de aniversário com saída direto da escola (em van ou micro-ônibus). De qualquer forma, se ainda assim optarem por esse tipo de organização, solicitamos que na ocasião da retirada do grupo da escola (pelo familiar do(a) aniversariante), pelo menos dois adultos acompanhem o grupo. Esses adultos devem chegar 10min antes do horário de saída, para poderem fazer os contatos necessários com os familiares das crianças que por algum motivo não tenham enviado a autorização, eximindo, assim, a secretaria da escola desse tipo de tarefa, e aguardando o momento oportuno para retirar as crianças e embarcá-las no transporte. Os(as) responsáveis pelo(a) aniversariante ficam encarregados de contatar a escola com antecedência, para agilizar as autorizações e detalhes sobre a saída para a festa.

AVALIAÇÃO
A avaliação é formalizada através de dois documentos:
• Relatório Virtual Ilustrado – explicita conteúdos e propostas trabalhadas em cada área. Este documento fica à disposição das famílias no site da escola, desde o início do ano, e imagens das propostas poderão ser visualizadas através de hiperlinks, postados periodicamente;
• Avaliação da turma e do(a) aluno(a) individualmente – documento impresso e enviado para casa, semestralmente, para ser lido pelas famílias antes da reunião. É um registro avaliativo do trabalho realizado com a turma, seguido de um parecer descritivo sobre o(a) aluno(a) em relação ao trabalho desenvolvido no período, nas diferentes áreas.

BIBLIOTECA
A Biblioteca Lygia Bojunga tem um ótimo e numeroso acervo esperando por alunos(as) e pelas famílias da escola.
As crianças frequentam sistematicamente a biblioteca (de 2 a 5 vezes por semana, conforme a faixa etária), manuseando os livros livremente e/ou ouvindo histórias.
Todas as sextas-feiras elas retiram livros para levar para casa. É fundamental que as famílias leiam o livro para a criança durante o fim de semana, para que ela possa ir ampliando sua participação nas atividades de leitura e reconto posteriores. Em função da adaptação à rotina escolar, as turmas do Grupo 1 só começam suas retiradas de livros da biblioteca no 2º semestre,
A devolução é feita sempre na segunda-feira. E o livro deve ir e voltar na pasta de plástico, a fim de garantir a sua preservação. A responsabilidade do livro é da criança e sua família. Havendo dano ou extravio, a família compromete-se a repor o livro. Para que possa ser feita nova retirada ou empréstimo é preciso ter sido entregue o livro anterior.
Os(as) responsáveis também podem se tornar sócios(as) da biblioteca, retirando livros de seu interesse (literatura ou técnicos). Basta para isso contatar a secretária da escola.

BRINQUEDOS DE CASA
Na escola não temos um dia específico do brinquedo. Todos os dias têm brinquedos e brincadeiras, mas o material que usamos é o da escola, que visa ensinar as crianças, gradativamente, a compartilharem e cuidarem do que é de todos. Em função disso e de as crianças estarem em uma fase em que ainda é especialmente difícil dividir seus próprios pertences, orientamos para que elas não tragam brinquedos de casa. Nesta fase em que se encontram já é difícil administrar e negociar o compartilhamento de brinquedos que são de todos, por serem da escola, imaginem, então, de brinquedos que são de cada um.
Desconsidere-se aqui os momentos em que, em função de algum trabalho específico, seja solicitado algum brinquedo de casa. Também sabemos que em alguns casos especiais (adaptação ou retorno de algum afastamento) é normal que a criança se apegue a algum brinquedo ou objeto. Isso será considerado e administrado.
Mas, de qualquer modo, é muito importante que professoras e famílias falem a mesma linguagem à criança, explicando, quando for necessário, os motivos dessa combinação/orientação, para evitar constrangimentos: na sala de aula, e escola em geral, dispomos dos brinquedos e jogos recreativos e pedagógicos necessários ao nosso cotidiano e não queremos estimular, dentro da escola, a competição e o consumismo, já tão presentes fora dela.

CANCELAMENTO
O cancelamento da matrícula será efetivado mediante aviso antecipado de 30 (trinta) dias. Somente com essa notificação por escrito à secretaria da escola o(a) responsável pelo(a) aluno(a) ficará isento(a) do pagamento das parcelas seguintes.

COMUNICAÇÕES E SOLICITAÇÕES
A comunicação entre a escola e a família é realizada através de um caderno que deve ser rubricado pelo(a) responsável após a leitura de cada bilhete, garantindo o acompanhamento das solicitações e comunicações administrativas ou pedagógicas. Esse caderno vem e vai diariamente na mochila do(a) aluno(a). É muito importante que a família revise todos os dias o caderno, para evitar transtornos devidos às inúmeras comunicações ou solicitações necessárias ao trabalho.
As crianças valorizam esse caderno e a atenção dada a ele é primordial para o bom andamento das atividades escolares.
Qualquer alteração de humor, saúde ou outro fato marcante na vida da criança deve ser comunicado pelo caderno.
Atenção: o caderno é de recados e as crianças devem ser orientadas a não utilizá-lo para outros fins, como desenhos ou colagem de figurinhas.
Além do caderno de recados, a família pode usar outros meios para se informar ou se comunicar com a escola:
• E-mail, conforme o caso, para:
– Secretaria da Unidade 1 – unidade1@escolaprojeto.g12.br
– Secretaria da Unidade 2 – unidade2@escolaprojeto.g12.br
– Coordenação do Infantil – andrea.paim@escolaprojeto.g12.br
– Coordenação Geral: deborahfischerescolaprojeto@gmail.com
– Direção – neca.baldi@escolaprojeto.g12.br
• Telefone – 3331-7384 / 9994-4169
• Site da escola (www.escolaprojeto.g12.br), onde as famílias podem encontrar, além dos bilhetes enviados diariamente (item Bilhetes, do menu especial para famílias), informações variadas sobre a proposta pedagógica e a organização administrativa, notícias, agenda e eventos, acontecimentos nas turmas (trabalhos especiais que são divulgados) e dúvidas mais frequentes, entre outras. Oportunamente os(as) responsáveis por alunos(as) novos(as) na escola receberão login e senha para terem acesso às informações.
• Fanpage: facebook/Escola Projeto
• Instagram: escolaprojeto
É muito importante que nos cheguem suas dúvidas, questionamentos e sugestões, para que possamos analisá-las, respondendo e encaminhando o que for necessário ou possível. Quanto mais direta essa comunicação, menos ruídos terá e mais facilmente se efetivará.

DATAS COMEMORATIVAS
A escola comemora algumas datas internamente, através de atividades em sala de aula ou reunindo as turmas em alguma atividade especial. Quando essa comemoração envolver materiais extras a serem enviados ou vestimentas especiais, as famílias serão contatadas com a devida antecedência.
Pedimos que em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças ou Natal, não sejam enviadas lembrancinhas (doces ou brinquedos) para serem distribuídas às crianças. Esse encaminhamento visa garantir que a escola seja coerente em relação a não estimular o consumismo e também a garantir uma postura mais saudável.
Neste ano, no Dia das Mães ou dos Pais, as crianças prepararão um cartão para homenageá-las(os). A confraternização ocorrerá na FESTA DA FAMÍLIA, que será realizada no dia 19/08 (sábado). Entendemos que esse é um modo de contemplar as diferentes configurações familiares, sem deixar de fazer referência a essas datas, envolvendo a todos(as).

DOENÇAS, MACHUCADOS OU OUTRAS SITUAÇÕES
É de extrema importância que não ocorra a frequência de alunos(as) à escola com doenças contagiosas, gripes fortes, alergias persistentes ou sintomas não identificados. Tratando-se de doenças infecto-contagiosas, ao retornar para a escola, deverá ser entregue, na secretaria, o atestado médico.
Pedimos que o(a) responsável avise a escola sobre doenças para notificarmos as demais famílias da turma. O mesmo vale para casos de piolho, que também devem ser notificados e tratados.
Em caso de mal-estar do(a) aluno(a) ou de machucados durante o período escolar, ele(a) será atendido(a), dentro do possível, pela equipe da escola (gelo, chá, água, curativo). Se esse atendimento não for suficiente e/ou conforme a gravidade do caso, os(as) responsáveis serão contatados(as) por telefone, para que possam avaliar a necessidade de buscarem o(a) aluno(a) para uma investigação mais aprofundada da situação.
Havendo uma emergência, a criança será imediatamente encaminhada ao Pronto Socorro Municipal, com a companhia de algum(a) funcionário(a) da escola, ao mesmo tempo em que a família será avisada.

EDUCAÇÃO FÍSICA
As turmas dos Grupos 2, 3, 4 e 5 têm aulas de Educação Física semanalmente (períodos de 30min) com um professor de área. O Grupo 1 só inicia essa atividade no 2º semestre, após a consolidação da adaptação.
Nesses encontros são realizados jogos, circuitos motores, brincadeiras diversas, danças, jogos simbólicos e atividades pré-desportivas, conforme as idades dos(as) alunos(as). É importante que as crianças estejam DE TÊNIS E COM O UNIFORME DA ESCOLA para realizarem as atividades de forma confortável e segura. Não devem usar sandálias ou chinelos nessas atividades.
Nos demais dias da semana também realizam atividades motoras junto com as professoras da turma.

ENTRADA E SAÍDA
Para que a atenção da professora possa estar voltada às crianças – na sua recepção e despedida -, é importante que os famíliares sejam breves nos momentos de entrada e retirada de seu(sua) filho(a). Nesse sentido, pedimos que os recados ou observações venham escritos no caderno.
As crianças aguardam o horário de entrada (13h30min) acompanhadas de um(a) responsável. É muito importante que a família garanta a pontualidade, tanto na chegada, quanto na saída (18h).
A partir das 17h50, no entanto, para facilitar o acesso aos familiares, aqueles que desejarem podem buscar seus(suas) filhos(as). Pedimos que evitem retirá-los(as) antes desse horário, o que interfere na organização do grupo e da própria criança. Eventualmente, quando isso for inevitável, solicitamos que avisem pelo caderno de recados. Após às 18h, os alunos esperam o familiar com a monitora.
Na medida em que as crianças mostrarem-se mais adaptadas à rotina do ano letivo, sugerimos que os familiares encoragem seus(suas) filhos(as) a se encaminharem sozinhos(as) para suas salas, principalmente as crianças dos Grupos 3, 4 e 5.
Pedimos que os familiares estimulem as crianças a entrarem com uma funcionária, quando chegarem à escola após às 14h, pois assim serão conduzidas à sala de aula sem maior interrupção das atividades.
Por uma questão de segurança, a retirada da criança só é feita por pessoas relacionadas na ficha de dados do(a) aluno(a). Em caso de alteração eventual, a família deve comunicar à professora, com antecedência, pelo caderno.
Às 18h30min fechamos o portão da frente, mantendo dentro da escola somente as crianças que aguardam seus(suas) responsáveis. Pedimos a compreensão das famílias nesse sentido, já que a funcionária tem, a partir desse momento, outras tarefas para realizar.
Se for necessário, a família pode combinar o prolongamento do turno da criança até 19h10min (ver item TURNO EXTRA – OFICINAS).

HORÁRIOS
Turno da tarde: 13h30 às 18h
Tolerância máxima para saída: 18h30
O respeito ao horário é uma forma de respeito à criança, seu espaço e suas atividades, bem como, aos seus(suas) colegas e professores.

INGLÊS
As crianças passam a ter aulas de inglês semanalmente, a partir do Grupo 4 (períodos de 40min), com professora de área. O objetivo desse trabalho é de familiarização inicial das crianças com a língua inglesa, através de propostas lúdicas e variadas.

IRMÃOS EM SEDES DIFERENTES
As famílias que têm filhos(as) estudando no mesmo turno, em unidades diferentes, poderão deixar um(a) dos(as) filhos(as) mais cedo na escola (13h15min), para que o(a) outro(a) chegue no horário. Nesse caso, o(a) aluno(a) é acompanhado(a) por uma monitora ou funcionária até o início do seu turno de aula.
A escola oferece também o translado dos(as) irmãos(ãs) de alunos(as), saindo da Unidade 1 para Unidade 2, no final do turno. Informações na secretaria.

LANCHE

A escola não fornece merenda. O(a) aluno(a) traz o lanche de casa. Um guardanapo de tecido ou plástico, identificado, deve ser trazido todos os dias na mochila para colocar o alimento sobre a mesa, o que ajuda na organização do lanche e na sua higiene. O(a) aluno(a) traz, ainda, talher ou copo plástico, conforme a necessidade.
Solicitamos, também, que não enviem refrigerantes, balas, bolachas recheadas, chocolates, doces ou salgadinhos, bem como, que procurem lanches o mais naturais possível, evitando as embalagens individuais e garantindo, além de lanches saudáveis, um consumo mais consciente.
Seguem algumas sugestões para compor o lanche de seu(sua) filho(a):

lanche_2017

Os potes e tampas devem vir sempre identificados com o nome da criança.
As quantidades devem ser adequadas ao apetite delas.
Os lanches que precisam de refrigeração são colocados numa bandeja da turma, que vai para a geladeira no início da tarde.
Não há condições de esquentar os lanches que vêm de casa e pedimos que as famílias levem isso em consideração ao pensarem no que enviar.

LANCHE COLETIVO
Após o período de adaptação, cada turma passa a realizar um lanche coletivo periodicamente, conforme combinação com as famílias, garantindo lanches saudáveis e variados que são trazidos pelas crianças em dia combinado num sistema de rodízio e compartilhados entre todas. É uma oportunidade para que se sintam estimuladas a provar alimentos que normalmente não comem. Os dias de cada turma serão comunicados com antecedência, bem como o que seu(sua) filho(a) deverá trazer.
Os potes e tampas, quando vierem, devem estar sempre identificados com o nome da criança, para que possamos devolvê-los mais facilmente. Pedimos que não enviem potes de vidro. Neste dia os(as) demais alunos(as) da turma não precisam trazer o lanche, apenas o suco.

LEMBRANCINHAS
Pedimos que as famílias não enviem ou entreguem, na escola, lembrancinhas de viagens, aniversários, contação de histórias etc.

MATERIAL
O material de uso individual deve ser entregue completo, no dia da entrevista, para a professora da turma ou na 1ª semana de aula, na secretaria da escola, o que vier primeiro, em uma sacola com a identificação do(a) aluno(a).
Todo o material deve estar identificado com o nome da criança para evitar extravios.
Uma taxa de material coletivo é cobrada em duas parcelas: uma no ato da matrícula e outra em agosto. Esse tipo de material (folhas de ofício, de desenho, papel craft, cartolinas, cartaz, color set e outros tantos tipos de papéis, tintas, argila etc.) é adquirido pela escola.
Poderá, ainda, ser solicitado algum(ns) outro(s) material(is) específico(s) para enriquecer algum projeto desenvolvido. Quando for este o caso, será enviado bilhete com antecedência suficiente, a fim de garantir que a família possa providenciá-lo. Lembramos que para a criança é muito importante que essas solicitações sejam atendidas dentro dos prazos, a fim de que ela possa participar plenamente das atividades.

MENSALIDADE
O pagamento das mensalidades é efetuado até o dia 2 (dois) de cada mês. Após essa data há o acréscimo de multa.
Mensalidades com vencimento a partir de março podem ser pagas através de boleto bancário, débito em conta (correntistas do Banco do Brasil) ou na secretaria da escola (somente na Unidade 1).

MOCHILA
A mochila da Educação Infantil é somente utilizada para o envio do lanche, do caderno de recados e de uma muda de roupa completa do(a) aluno(a). Por essa razão, é muito importante que seja pequena e prática para que as crianças possam carregá-la sozinhas. Isso é importante para a formação da identidade da criança e de sua autonomia.

MUDA DE ROUPA
Pedimos que venha sempre na mochila uma muda de roupa completa da criança, identificada com o seu nome, para ser utilizada em caso de algum acidente, em que a criança se molhe ou se suje.

MÚSICA
Todas as turmas da Educação Infantil têm, semanalmente, aulas de Música (períodos de 30min) com um professor de área. Nesses encontros as crianças cantam, dançam, tocam instrumentos musicais, apreciam músicas variadas, improvisam e compõem, aprendendo sobre essa forma de expressão cultural e artística. Além desses encontros especiais semanais, dos quais participam junto as regentes de turma, as professoras realizam sistematicamente atividades envolvendo a área (audição e cantoria), a partir dos projetos de trabalho do período.

PASSEIOS
Os passeios realizados pelas turmas, que acontecem a partir do G3, além de recreativos, sempre são planejados visando enriquecimento, ilustração e complementação de algum trabalho desenvolvido em sala.
Os(as) alunos(as) saem da escola sempre uniformizados e com crachás de identificação.
Contamos sempre com um pai ou uma mãe da turma, pelo menos, como acompanhantes. Procuramos fazer um rodízio entre as pessoas disponíveis, para que todos que desejem possam participar. A ideia desse acompanhamento é de que esses adultos auxiliem a professora na organização da turma, na atenção dos(as) alunos(as) ao que está sendo mostrado e trabalhado e na manutenção da segurança das crianças nos locais visitados, mantendo-as sempre juntas e com postura adequada (sem correrias e falando baixo, por exemplo). Assim, o que esperamos dos(as) responsáveis nessas ocasiões é o envolvimento total e absoluto na atividade. Recomendamos que nessas ocasiões não utilizem o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, para não distrair as crianças ou comprometer o andamento da atividade. Como é um passeio da escola, os familiares que acompanharem a turma deverão respeitar as mesmas regras combinadas, não adquirindo nada que não tiver sido combinado.
Pode acontecer de algum(a) aluno(a), conforme sua necessidade ou o local da saída, precisar ser acompanhado por algum familiar. Quando for o caso, a professora ou coordenação fará contato com a família.
As fotos dos passeios são postadas pela escola nas redes sociais e no site. Por essa razão, pedimos que não o façam de forma particular, divulgando-as para fora da escola.
Na matrícula, os responsáveis assinam uma autorização anual para que a criança possa participar desses passeios. Entretanto, as famílias são sempre comunicadas com antecedência sobre cada um deles.

RELATO DE VIAGENS, PASSEIOS E VISITAS
As crianças dos Grupos 4 e 5 realizam, no segundo semestre, os relatos de viagens, passeios e visitas. É uma atividade que estimula o desenvolvimento da oralidade, por isso incentivamos que a realizem da forma mais autônoma possível (sozinhas ou somente assistidas pelos(as) familiares), preparando em casa com eles(elas) materiais para o relato (fotos, cartazes, textos, vídeos entre outros). Para essa atividade é enviado um bilhete às famílias solicitando que se inscrevam, mencionando o tipo de relato que será feito, os materiais que poderão ser utilizados, assim como detalhes (época em que ocorreram, pessoas que participaram etc.).

REMÉDIOS
A escola NÃO ministra medicamento algum sem prescrição médica (homeopatia, antitérmico, antibiótico, pomadas, pastilhas, sprays etc.), seguindo orientação da Secretaria da Saúde. É preciso que tenhamos a receita na escola, quando for o caso.

REUNIÕES GERAIS COM AS FAMÍLIAS
São realizadas ao longo do ano, reunindo as famílias, a professora e/ou a coordenação pedagógica. Acontecem em horários e datas divulgados pela escola e têm objetivos diversos conforme a época do ano letivo: apresentação ou retorno do trabalho, avaliação semestral, trabalho com professores(as) de área e abordagem de aspectos da proposta pedagógica, tendo em vista a didática ou temas educacionais.
Os assuntos das reuniões não são aleatórios, ou seja, são previamente pensados para ir ao encontro dos interesses ou necessidades da faixa de idade e do momento do ano, de acordo com o currículo escolar e desenvolvimento dos(as) alunos(as). Ou seja, temos um plano de reuniões com as famílias para cada ano da escolaridade, através do qual são distribuídos os assuntos que acreditamos serem importantes de aprofundarmos. Portanto, se os(as) responsáveis não vêm à reunião, entendemos que “perdem”, ficam sem a oportunidade de entrar em contato mais detidamente com algum tema relacionado ao trabalhado com seu(sua) filho(a).
Além dessas, outras reuniões podem ser organizadas, de acordo com demandas de determinada turma ou gerais, que suscitem encontros avaliados como oportunos e interessantes para a comunidade escolar.
A participação da família nas reuniões é sempre muito importante, já que esse é o momento de trocas, esclarecimentos, sugestões e apropriação da proposta da escola, sem o que dificilmente se consolida a relação de confiança e a parceria tão necessárias à educação das crianças.
As datas previstas para esses encontros estão listadas no caderno de recados do(a) aluno(a) (seção “Nosso Calendário”), assim como no site da escola, o que facilita a organização prévia das famílias para o seu comparecimento. Além disso, uma semana antes, enviamos lembretes das reuniões, informando seu tema.
Na impossibilidade de comparecerem à reunião geral, não será possível marcar uma reunião individual para tratar de assuntos referentes a essa reunião. As famílias poderão ter acesso ao que foi apresentado através do site da escola, quando houver material digitalizado (ppt e outros).
Insistimos que as reuniões são somente para adultos(as). Os(as) alunos(as) não devem vir para a escola nesses horários.

REUNIÕES COM A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA OU DIREÇÃO
Quando houver necessidade de algum esclarecimento da coordenação ou direção, bem como, quando houver alguma sugestão ou solicitação, pedimos que a família procure a(o) profissional responsável para conversar, marcando um encontro pelo caderno do(a) aluno(a), pelo telefone ou por email.

REUNIÃO COM ESPECIALISTAS QUE TRABALHAM COM OS(AS) ALUNOS(AS)
Quando o(a) aluno(a) tem algum atendimento periódico com algum(a) especialista, a professora e a coordenação da escola devem ser informadas para que possam realizar encontros com esse(a) profissional, buscando compartilhar ideias sobre o desenvolvimento do(a) aluno(a) e discutir encaminhamentos para um trabalho mais sintonizado. Solicitamos a colaboração das famílias para viabilizar esses encontros, sobre os quais serão sempre informadas. É muito importante, portanto, que estejam sempre atualizadas as informações sobre esses(as) especialistas.

REUNIÕES INDIVIDUAIS SOBRE O(A) ALUNO(A)
Ocorrem durante o ano letivo sempre que a escola (professora e/ou coordenação) ou a família necessitarem. O agendamento pode ser encaminhado pelo caderno do(a) aluno(a) ou por e-mail.
As reuniões são realizadas com a presença da professora e/ou da coordenação, conforme a necessidade.
Qualquer contato com os(as) professores(as) deve ser realizado via agenda ou através do email da escola (unidade1@escolaprojeto.g12.br). Não fornecemos fone nem email particulares dos(as) professores(as).
Essas reuniões são complementares às reuniões gerai, não as substituindo.

ROTINA E SITUAÇÕES DE CONFLITO
As crianças têm uma rotina, que supõe momentos em diferentes espaços da escola, a partir de objetivos e de dinâmicas de trabalho variados. Há momentos que se repetem diariamente e outros, semanalmente, garantindo a organização necessária às crianças dessa faixa etária.
Nesse convívio diário, rico em oportunidades de socialização, construção de vínculos e aprendizagens variadas, acontecem, necessariamente, situações de conflito entre as crianças, assim como de resistência a limites e regras, o que é bastante normal e faz parte do desenvolvimento dos(as) alunos(as). Vamos resolvendo essas situações na própria escola, intervindo conforme os princípios norteadores de nossa proposta, mesmo quando, eventualmente, alguma situação é mais séria, já que isso faz parte de nosso trabalho: ensinar posturas, regras, cooperação e formas de se relacionar, assim como, ensinamos a gostarem de histórias, a escrever seu nome, a contar etc.
No entanto, acreditamos ser nossa obrigação compartilhar com a familia, especialmente alguma situação mais séria ou frequente que nos preocupe nessa área das relações (assim como nas outras áreas também o fazemos), não para fazer queixa do(a) aluno(a), mas para que as famílias possam ficar cientes do acontecido e do modo como a escola vem lidando com as atitudes da criança, podendo, então, contribuir na construção de alternativas diferentes de atuação, quando for o caso, tendo em vista que, por vezes, essas situações podem ser mais complexas e abrangentes, assim como, mais demoradas de se construírem e se consolidarem.
Assim, quando os(as) responsáveis receberem algum bilhete da professora e/ou da coordenação que fale sobre alguma situação desse tipo, devem lembrar que a intenção da escola é, antes de mais nada, INFORMAR. A partir daí, se acharem que é caso, podem também conversar, saber mais da criança e da escola, trazendo outros dados ou apenas a sua parceria, imprescindível para que possamos construir posturas sempre mais adequadas, respeitosas e cooperativas nas nossas crianças.

TRANSPORTE ESCOLAR
O serviço de transporte escolar é terceirizado e de responsabilidade do Beto, que trabalha com a Projeto desde 1989. Informações pelo fone: 9962-4096. A escola oferece somente o translado dos(as) irmãos(as) de alunos(as), saindo da Unidade 1 para Unidade 2, no final do turno da tarde. Informe-se na secretaria. Qualquer outra necessidade de uso dessse transporte deve ser tratado diretamente com o condutor.

TURNO EXTRA – OFICINAS
Visando a ampliação do turno da tarde (horário estendido das 18h10 às 19h10, diariamente), oferecemos uma oficina recreativa opcional (extra mensalidade) para alunos(as) da Educação Infantil, com propostas envolvendo brincadeiras motoras, contação de histórias e manuseio de livros, desenhos e cantorias. Para participação nessa oficina, as famílias devem efetuar a inscrição da criança na secretaria.
Também há atividades extras e opcionais pela manhã, sobre as quais divulgaremos informações oportunamente, através de folders e do site da escola.

TURNO INVERSO
O turno inverso, na Unidade 1, que recebe o nome de Grupo Multi-idade, atende alunos(as) de G2 (que não usam fralda), G3, G4 e G5. Para os alunos da Unidade 2 (G5B, 1º e 2º ano), caso as famílias necessitem desse serviço, poderão combinar junto à secretaria, deixando a criança na U1 pala manhã e contratando o transporte escolar para o translado à U2 no início da tarde. Esse contato deve ser realizado diretamente com o Beto (motorista do transporte escolar).
Haverá diferentes opções de frequência ao turno inverso (mensal, quinzenal, semanal ou diária).
A atividade inicia às 7h30 (integral) ou às 10h (semi-integral).
A empresa que oferecerá o almoço será a SABOR CASEIRO (www.saborcaseiro.com.br).
Maiores informações na secretaria, a partir de janeiro.

UNIFORME
A escola indica e incentiva o uso do uniforme por questões de praticidade, segurança e identidade do grupo.
Todas as peças devem estar identificadas COM NOME E SOBRENOME DO(A) ALUNO(A), pois é frequente que as crianças deixem alguma no pátio, na sala ou em outro ambiente da escola. Se ela tem o nome da criança, facilmente pode ser devolvida.
Nos dias de Educação Física e passeios o uso do uniforme é obrigatório. Os(as) alunos(as) devem vir de tênis para essas atividades, garantindo comodidade e segurança na sua realização.
O uniforme, com as cores e o logotipo da escola é vendido nas seguintes lojas:
• LA GUALDI UNIFORMES- Rua Cel. Lucas de Oliveira, 1873, Fones: 3012-6374 / 8164-7806 / 8164-7807 – lagualdiloja@uol.com.br
• TOP SUL UNIFORMES- Rua Vicente da Fontoura, 2214, Fones: 3333-3131 e 3019-2387 – topsuluniformes@hotmail.com
No caso de sugestão, reclamação ou notificação, pedimos que as famílias se comuniquem diretamente com a loja, pois a intenção é atender da melhor maneira possível, bem como, garantir a qualidade dos materiais.
Para maior tranquilidade, sugerimos que no início de janeiro, façam a reserva ou encomenda dos uniformes, a fim de que sua entrega ocorra antes do início das aulas.

ÓTIMO ANO LETIVO DE 2017
PARA TODOS(AS)!!!

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO

Escola Projeto – Unidade 1
Cel. Paulino Teixeira, 394
Fone (51) 3331.7384
Porto Alegre – RS
unidade1@escolaprojeto.g12.br

Escola Projeto – Unidade 2
Av. José Bonifácio, 581
Fone (51) 3333.4154
Porto Alegre – RS
unidade2@escolaprojeto.g12.br