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ANO LETIVO 2017 E SUA ORGANIZAÇÃO

INÍCIO DAS AULAS: 20/02 (segunda-feira)
Os(as) alunos(as) do 1º ano vêm para a escola no horário normal e se reúnem no auditório, com quem vier trazê-los(as), sendo, então, apresentados(as) à sua professora. O horário de saída, na primeira semana de aula, será às 12h ou às 18h. Caso a criança apresente alguma insegurança maior, chore ou resista a ficar na escola, o(a) responsável permanece pelo tempo necessário, a ser combinado no momento, conforme a situação.
Os(as) alunos(as) do 2º ano em diante e que já eram da escola chegam (e saem) no horário normal (7h30 às 12h15 e 13h30 às 18h15), dirigindo-se diretamente para a sua sala de aula, que estará sinalizada no saguão. Os(as) responsáveis que desejarem e acharem necessário podem acompanhar o(a) aluno(a) até a sala nos primeiros dias.
Os(as) alunos(as) novos(as) na escola de 2º, 3º, 4º e 5º anos chegam 30 minutos após o início do turno (8h ou 14h) e são encaminhados(as) para o auditório, para que possam ser melhor recebidos(as) pela sua profª e colegas.

ENTREVISTAS INICIAIS
Para as famílias do 1º ano, as professoras realizarão algumas entrevistas nos dias 23/2 e 02/03 (5ªf), entre 18h30 e 20h30, conforme agendamento no ato da matrícula (encontros de 30min por família). As outras famílias, com as quais não for possível marcar nestes dias, serão contatadas pela profª da turma, no decorrer do mês de março, através de bilhete no caderno de recados, para agendar a reunião.
Para as famílias de alunos(as) das demais séries, serão disponibilizados alguns horários de reuniões nos seguintes dias:
2º e 3º anos: dia 2/3 (5ªf), entre 18h30 e 20h30 (30min por família).
4º e 5º anos: dia 1º/3 (4ªf), entre 18h30 e 20h30 (30min por família).
Posteriormente serão agendadas as reuniões individuais com as demais famílias, a partir das necessidades observadas.

ADAPTAÇÃO
Em alguns casos, há necessidade de permanência de algum familiar na escola, durante a adaptação dos(as) alunos(as) novos(as). Isso vai sendo sinalizado e conversado entre coordenadora, professora e família. É importante que qualquer dúvida da família seja logo explicitada e resolvida para que o processo flua da melhor maneira possível. Nesses casos, os(as) responsáveis não devem sair da escola antes de serem liberados pela coordenação.

1ª REUNIÃO COM FAMÍLIAS
Será realizada em março, à noite, em 20/3 (2ª feira) ou 22/03 (3ª feira), conforme a série.
As professoras da série e a coordenação pedagógica da escola apresentam o trabalho a ser desenvolvido e aspectos da proposta pedagógica que considerem mais interessantes para o momento, esclarecendo-os às famílias, a partir de suas dúvidas e curiosidades.
É muito importante a presença de todas as famílias nesse primeiro momento, tendo em vista a integração com as demais famílias do grupo, o início de uma relação com a equipe que trabalhará com seu filho(a) – professora e coordenadora – e as informações a que terão acesso.
A reunião é somente para adultos. As crianças não devem vir para a escola nesse horário.

ALUNOS(AS) COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)
A escola trabalha com crianças com necessidades educativas especiais, a partir de uma avaliação prévia, que objetiva verificar as condições de atendimento pela equipe e de integração da criança à escola/turma. Essa avaliação envolve entrevista com os(as) especialistas que atendem a criança, com a família e com a própria criança.
Conforme o caso, essas crianças têm adaptações curriculares, contam com acompanhantes e/ou outras situações diferenciadas que se fizerem necessárias.
A coordenação, junto com os(as) especialistas que trabalham com as crianças, procura garantir o apoio necessário aos professores e professoras para que possam desenvolver o melhor trabalho possível com elas, tendo em vista suas necessidades e possibilidades individuais, assim como, com cada um(a) dos(as) seus(suas) diferentes alunos(as).
Para isso são realizadas reuniões periódicas entre os(as) professores(as) e coordenadoras e esses(as) especialistas, e com as famílias envolvidas, buscando a maior sintonia possível nas intervenções de todos(as) e garantindo um trabalho mais efetivo a essas crianças e a todas de cada turma, ou seja, um trabalho que promova o acolhimento e o desenvolvimento de cada um(a).

ANIVERSÁRIO
No dia do aniversário da criança, as famílias que desejarem podem enviar para a escola um bolo para o parabéns com os(as) colegas, independente da alimentação de rotina, que permanece a mesma. Nenhum outro tipo de alimento (doces ou salgados e refrigerantes) deve ser enviado, tendo em vista todo o trabalho cotidiano que realizamos em torno da construção de hábitos de alimentação saudável com as crianças.
O bolo deve ser bem simples, de preferência caseiro e o mais natural possível. As velas trazidas devem ser simples também, sem efeitos especiais.
Não há troca de presentes na escola e nem distribuição de lembrancinhas. Somente é permitida a distribuição de convites de aniversário na escola se vierem para TODAS AS CRIANÇAS DA TURMA. Caso contrário, a distribuição de convites é feita pela família, fora da escola.
Em função do envolvimento e responsabilidade da escola, bem como da segurança de nossas crianças, pedimos que evitem organizar aniversários com saída direto da escola (em van ou micro-ônibus). Temos de organizar a saída dos(as) alunos(as) do turno, o que por si só já é uma demanda significativa. Fica impossível administrar com a devida atenção e cuidado mais esta situação. De qualquer forma, se ainda assim optarem por esse tipo de organização, solicitamos que na ocasião da retirada do grupo da escola (pelo familiar do aniversariante), pelo menos 2 adultos(as) acompanhem. Essas pessoas devem chegar pelo menos 10min antes do horário de saída, para poderem fazer os contatos necessários com familiares de alunos(as) que, porventura, não tenham enviado autorização, eximindo a secretaria da escola desse tipo de tarefa e aguardando o momento oportuno para retirar as crianças e embarcá-las no transporte.
Contamos com a compreensão das famílias para que não agendem festas de aniversário durante o turno de aula, a fim de não comprometer as atividades daquele dia.

APOIO AOS ESTUDOS
A escola realiza os seguintes encaminhamentos, caso o(a) aluno(a) necessite de apoio especial em algum conteúdo específico:
1. trabalho diferenciado e individualizado em sala de aula em determinado(s) momento(s) da rotina;
2. tema de casa diferenciado, adaptado às necessidades e possibilidades individuais;
3. tarefas extras semanais a serem realizadas em casa, independentes do tema de casa da turma, as quais deverão ter acompanhamento da família, se necessário;
4. grupos de apoio, especialmente organizados em 3 momentos do ano (abril, agosto e novembro), conforme a necessidade das crianças indicadas, com funcionamento no turno oposto ao das aulas regulares (ver mais detalhes no item GRUPOS DE APOIO, adiante).

AULAS COM PROFESSORES(AS) DE ÁREA
O currículo desenvolvido no turno regular inclui o trabalho com Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Ciências Sociais e Naturais, Educação Ambiental, Artes Visuais, Socialização e Formação de Estudante. Além dessas áreas do conhecimento, a escola oferece aulas com professores(as) de área, em dias da semana pré-determinados, de acordo com o que segue:
• Educação Física (2 vezes por semana)
• Música (1 vez por semana)
• Língua Inglesa (1 vez por semana)
• Teatro (1 vez por semana)
A turma é dividida nas aulas de Inglês e Teatro, dependendo do número de alunos(as).
O trabalho de informática é realizado por uma monitora da área, a partir de planejamento feito com as professoras regentes, integrado, portanto, sempre que possível, aos projetos desenvolvidos em sala de aula.

AVALIAÇÃO
A avaliação é formalizada através de dois documentos:
• Relatório Virtual Ilustrado – explicita conteúdos e propostas trabalhadas em cada área. Este documento fica à disposição das famílias no site da escola, desde o início do ano, e imagens das propostas poderão ser visualizadas através de hiperlinks, que vão sendo postados periodicamente;
• Avaliação da turma e do(a) aluno(a) individualmente – este documento é impresso e enviado para casa, trimestralmente, de modo a poder ser lido pelas famílias antes da reunião.
Não são utilizados conceitos ou notas, mas critérios a partir dos quais o desempenho dos(as) alunos(as) é avaliado, conforme seu desenvolvimento em relação aos objetivos trabalhados nas diferentes áreas:
• A – Atingido – significa que o(a) aluno(a) manifesta com autonomia o conhecimento, procedimento ou atitude expresso no objetivo em questão, na maior parte das situações propostas;
• AP – Atingido Parcialmente – quer dizer que o(a) aluno(a) consegue manifestar em alguma dimensão o conhecimento, procedimento ou atitude expresso no objetivo em questão, mesmo que não seja em todas as situações e que, para isso, ele(a) deva ser questionado(a), lembrado(a) ou apoiado(a) pelo(a) professor(a) ou por materiais de consulta; ou seja, sabemos que ele(a) está no caminho, avançando em relação ao objetivo em questão, que é capaz de mostrá-lo em alguma medida, mas ainda não apresenta autonomia em relação a ele, faltando apenas sistematizá-lo ou praticá-lo um pouco mais;
• NA – Não Atingido – significa que o(a) aluno(a) não manifesta, na maioria das vezes em que é solicitado(a), mesmo com auxílio, o conhecimento, procedimento ou atitude expresso no objetivo em questão; encontra-se, em relação a ele, num nível anterior à sua construção, o que pode significar alguma dificuldade do(a) aluno(a) – momentânea ou não, em termos intelectuais e/ou emocionais – ou da escola, em relação às propostas, tempos, materiais ou intervenções realizadas (ou não). A situação pode também estar relacionada a alguma resistência do(a) aluno(a), que ocorra por diferentes motivos, como inexperiência na área, experiência negativa anterior etc., o que ocorre às vezes em casos de transferências, por exemplo, ou outra questão, que se procura entender e explicitar. Ou também por não se ter encontrado, ainda, como equipe, formas mais produtivas de trabalho com o(a) aluno(a) em relação ao objetivo em questão. De qualquer forma, a aproximação a esse objetivo está aquém do esperado para o momento e exige atenção especial do(a) aluno(a), da família e da escola, no sentido de se conseguir algum avanço.

BIBLIOTECA
A Biblioteca Lygia Bojunga tem um ótimo e numeroso acervo esperando por alunos(as) e pelas famílias da escola.
Os empréstimos para os(as) alunos(as) de 2º ano em diante podem ser feitos até diariamente, desde que devolvido o livro anterior, ou seja, um empréstimo de cada vez. A responsabilidade do livro é do(a) aluno(a) e de sua família. Havendo dano ou extravio, a família compromete-se a repor o livro. Enquanto um livro não for devolvido, não poderá ser retirado outro.
Para o 1º ano essa frequência vai sendo ampliada gradativamente, começando com empréstimos semanais, como no infantil.
As famílias também podem se tornar sócias da Biblioteca, podendo retirar livros de seu interesse (literatura ou técnicos), bastando para isso contatar a secretaria da escola.
Os(as) alunos(as) frequentam a biblioteca diariamente (20 a 30 minutos diários), quando leem livros de sua escolha e/ou outros orientados pela professora.

BONÉS / BOINAS / CHAPÉUS
Não é permitido o uso de bonés, boinas ou chapéus em sala de aula, já que eles podem interferir na postura do(a) aluno(a). São recomendados somente em passeios, idas ao parque ou pátio, em dias de muito sol ou frio, conforme o caso.
Os gorros de lã são permitidos em dias de muito frio dentro do ambiente da sala.

BRINQUEDOS DE CASA
Na escola não temos um dia específico do brinquedo. Algumas séries têm, diariamente, brinquedos e brincadeiras, mas o material que usamos é o da escola, que visa oferecer às crianças a oportunidade de aprenderem, gradativamente, a compartilhar e cuidar do que é de todos(as).
Assim, pedimos que os alunos não tragam brinquedos de casa, a não ser quando, em função de um trabalho específico, isso seja solicitado.
É muito importante que professores(as) e familiares falem a mesma linguagem à criança, explicando, quando for necessário, os motivos dessa combinação, para evitar constrangimentos: na sala de aula, e escola em geral, dispomos dos brinquedos e jogos recreativos e pedagógicos necessários ao nosso cotidiano e não queremos estimular, dentro da escola, a competição e o consumismo, já tão presentes fora dela.

CANCELAMENTO
O cancelamento da matrícula é efetivado mediante aviso antecipado de 30 (trinta) dias. Somente com essa notificação por escrito à secretaria da escola é que o(a) responsável pelo(a) aluno(a) ficará isento do pagamento das parcelas seguintes.

COMUNICAÇÕES E SOLICITAÇÕES
As comunicações entre escola e família podem ser feitas através:
• do caderno de recados do(a) aluno(a), o qual deve ser sempre rubricado tanto pelo familiar responsável quanto pela(o) professora(o), de modo que ambos tenham a garantia de que cada bilhete enviado tenha sido lido; para isso, o caderno deve ir e vir diariamente na mochila do(a) aluno(a); é muito importante que a família revise todos os dias o caderno, para evitar transtornos devido às inúmeras solicitações ou comunicações necessárias ao cotidiano escolar;
• de contato telefônico: 3333-4154 / 9994-4158
• de contato por email, conforme o caso, para:
– Secretaria – unidade2@escolaprojeto.g12.br
– Coordenação de série – virginia.verissimo@escolaprojeto.g12.br e michele.hoeveler@escolaprojeto.g12.br
– Coordenação geral – deborahfischerescolaprojeto@gmail.com
– Direção – neca.baldi@escolaprojeto.g12.br
• do site da escola (www.escolaprojeto.g12.br), onde as famílias podem encontrar, além dos bilhetes enviados diariamente (item Bilhetes, do menu especial para famílias), informações variadas sobre a proposta pedagógica e a organização administrativa, notícias, agenda e eventos, acontecimentos nas turmas (trabalhos especiais divulgados aos familiares) e dúvidas mais frequentes. Oportunamente os(as) responsáveis por alunos(as) novos(as) na escola receberão login e senha para terem acesso às informações.
• da Fanpage: facebook/Escola Projeto
• do Instagram: escolaprojeto
É muito importante que nos cheguem suas dúvidas, questionamentos e sugestões, para que possamos analisá-las, respondendo e/ou encaminhando o que for necessário ou possível. Quanto mais direta for essa comunicação, mais fácil dela se efetivar.

DATAS COMEMORATIVAS
A escola comemora algumas datas, internamente, através de atividades em sala de aula ou reunindo as turmas em algum momento especial. Quando essa comemoração envolver materiais extras a serem enviados ou vestimentas especiais, as famílias serão contatadas com a devida antecedência, através de bilhetes.

DOENÇAS OU MACHUCADOS
É expressamente proibida a frequência de alunos(as) com doenças contagiosas, gripes fortes ou sintomas não identificados, bem como, com alergias persistentes. Tratando-se de qualquer dessas situações, quando o(a) aluno(a) retornar para a escola, a família deverá entregar o atestado médico na secretaria.
É importante que os(as) responsáveis avisem a escola sobre doenças para notificarmos as demais famílias da turma. O mesmo vale para casos de piolho, que também devem ser notificados e tratados.
Em caso de mal-estar do(a) aluno(a) ou de algum machucado, durante o período escolar, ele(a) será atendido(a), dentro do possível, pela equipe da escola (gelo, chá, água, curativo). Se esse atendimento não for suficiente, e/ou conforme a gravidade do caso, os(as) responsáveis serão chamados(as) para buscá-lo(a) e avaliar a necessidade de uma investigação mais aprofundada da situação.
Havendo uma emergência, o(a) aluno(a) será imediatamente encaminhado(a) ao Pronto-Socorro Municipal, com a companhia de algum(a) funcionário(a) da escola, ao mesmo tempo em que a família será avisada.

ENTRADA E SAÍDA
Os(as) alunos(as) podem aguardar o horário de entrada, acompanhados(as) pelo(a) responsável. A entrada das turmas nos dois turnos é feita pelo saguão da escola, a partir das 7h15 e das 13h15, respectivamente.
Após às 12h15min e às 18h15min (horários de saída), as crianças esperam os(as) familiares com uma funcionária da escola.
Pedimos que, nos momentos de entrada, os(as) familiares sejam breves na porta da sala de aula ou no portão, facilitando, assim, a recepção adequada a todos(as) os(as) alunos(as).
Solicitamos que evitem atrasos para buscar seu(sua) filho(a) no horário de saída (12h15 e 18h15), procurando também não tirar a atenção da funcionária responsável no portão, tendo em vista o cumprimento adequado de sua tarefa de cuidado e controle das crianças que ainda não foram retiradas. A funcionária que fica no portão organizando a saída das crianças tem, logo a seguir, outras tarefas de limpeza e organização das salas de aula para o turno seguinte. Nesse sentido, é importante que ela se libere do portão o quanto antes. Importante lembrar que a funcionária não deve ficar responsável por entregar materiais para outras famílias.
Por uma questão de segurança, a retirada da criança só é feita por pessoa autorizada na ficha do(a) aluno(a). Em caso de alteração eventual, a família deve notificar com antecedência a professora ou a secretária, preferencialmente, pelo caderno de recados, a fim de que possa ser organizada a saída da melhor maneira possível. Em caso de esquecimento ou mudança de planos durante o turno, a família pode usar o recurso do telefone, mas somente nesses casos!
Somente poderá sair sozinho(a) da escola o(a) aluno(a) que tem autorização por escrito dos responsáveis na secretaria da escola.
Nos primeiros dias de aula é importante que as famílias novas na escola ou na unidade se apresentem para a funcionária que está na portaria, dizendo o nome de seu(sua) filho(a) e o número da turma. Assim, ela rapidamente identificará e encaminhará a criança ao seu familiar.

GRUPOS DE APOIO
São grupos especialmente organizados, em determinadas épocas do ano (abril, agosto e novembro), para atender a alunos(as) que necessitem retomar algum conteúdo ou objetivo específico. Normalmente, são poucas crianças atendidas de cada vez de forma intensiva (6 encontros de 1h ou 1h30, dependendo do número de alunos(as) indicados(as) – 2 por semana) e bem focada, sem custo adicional para a família. Às vezes, é necessário haver uma seleção prévia, pensando na trajetória de cada criança e naquelas que precisam e/ou poderão, no momento, aproveitar mais. Assim, é uma oportunidade a ser valorizada pela família, o que supõe que o(a) aluno(a) deverá frequentar TODOS os encontros propostos e realizar as tarefas de casa, sem faltas ou atrasos, sob pena de perder sua vaga para outro(a) aluno(a) que possa aproveitá-la. Caso tenha algum impedimento, a família deve assinar um documento, abrindo mão da oportunidade oferecida pela escola.
Quando for o caso, o(a) aluno(a) é convocado(a) por um bilhete escrito, que vai para casa com pelo menos uma semana de antecedência, acompanhado ou não de uma reunião com a família, depois da professora já ter conversado com o(a) aluno(a). A convocação deve voltar para a escola assinada e o(a) aluno(a) participa do grupo no turno oposto ao de sua aula regular, sendo orientado(a) por uma professora especialmente designada para a tarefa.
É dado um retorno à família sobre esse trabalho, através de documento avaliativo, encaminhado juntamente com o fechamento da avaliação trimestral do(a) aluno(a).
Importante: Não devem ser interrompidos atendimentos regulares com especialistas (psicopedagogo(a), psicólogo(a), fono, professor(a) particular ou outros) em função do Grupo de Apoio, caso o(a) aluno(a) convocado(a) os tenha. Em caso de coincidência de horário, a família deve informar a escola em tempo hábil, para que possa ser pensada a possibilidade de alguma alternativa. Se não for possível, a coordenação se compromete a enviar alguma orientação sobre aspectos que devem ser mais trabalhados com a criança naquele momento em questão.

HORÁRIOS
Turno da Manhã – das 7h30 às 12h15 – As turmas de 4º e 5º anos têm um dia da semana em que saem às 13h (serão dias da semana diferentes para cada série). As famílias serão informadas na primeira semana de aula.
Turno da Tarde – das 13h30 às 18h15
A tolerância para atrasos na retirada dos alunos é de 30min, com exceção do vespertino, que é de 15min.
O trabalho inicia em todas as turmas às 7h30 ou às 13h30, conforme o turno. A criança que não chega no horário combinado perde o início do trabalho e, além disso, interfere no andamento da aula ao chegar, tirando a atenção dos(as) demais colegas que já estão envolvidos(as) com alguma atividade. Pedimos às famílias que EVITEM ESSA SITUAÇÃO.
O respeito ao horário é uma forma de respeito à própria criança, ao seu espaço e às atividades, à sua turma e aos seus professores. Os familiares são responsáveis pela pontualidade ou atraso do(a) aluno(a) na escola. Enfatizamos esse item para garantia do bom andamento do trabalho para todos(as)!
A pontualidade também é importante na retirada da criança, devendo ser evitada a saída antes ou depois do horário. Eventualmente, quando isso for absolutamente necessário, pedimos aos(às) responsáveis que comuniquem anteriormente a professora pelo caderno de recados.

IRMÃOS EM SEDES DIFERENTES
As famílias que têm filhos(as) estudando no mesmo turno, em unidades diferentes, poderão deixar um(a) dos(as) filhos(as) mais cedo na escola (13h15), para que o(a) outro(a) chegue no horário. Nesse caso, o(a) aluno(a) é acompanhado(a) por uma monitora ou funcionária até o início do seu turno de aula.

LANCHE
A escola não fornece merenda. O(a) aluno(a) traz o lanche de casa.
Um guardanapo de tecido ou plástico, identificado, deve ser trazido todos os dias na mochila para colocar o alimento sobre a mesa, o que ajuda na organização do lanche e na sua higiene. O(a) aluno(a) traz, ainda, talher ou copo plástico, conforme a necessidade.
Pedimos que não enviem refrigerantes, balas, chocolates, doces ou salgadinhos, e que evitem lanches industrializados e embalagens individuais, garantindo lanches saudáveis e um consumo consciente.
Seguem algumas sugestões:

lanche_2017_eF

As quantidades devem ser adequadas ao apetite das crianças. Muita variedade de alimentos de cada vez faz com que a criança coma um pouquinho de cada um deles, desperdiçando-os. Pedimos que as famílias enviem apenas o necessário.
Não temos condições de esquentar os lanches que vêm de casa e pedimos que as famílias levem isso em consideração no momento de pensar no que vão enviar para a escola.

LANCHE COLETIVO
Cada turma realiza seu lanche coletivo, periodicamente, conforme combinação com a professora e informação às famílias, garantindo lanches saudáveis e variados, que são trazidos no dia combinado por duas ou três crianças da sala de cada vez, em rodízio, para serem compartilhados.
É uma oportunidade para que as crianças sejam estimuladas a provar alimentos que normalmente não comem. Assim, nesse dia, elas não deverão trazer outro lanche de casa.
Os familiares são comunicados com antecedência sobre a data em que caberá a seu(sua) filho(a) trazer esse lanche, bem como o que deverá trazer. É de fundamental importância que se organizem para não esquecer o envio do que foi pedido na data solicitada. Alertamos para o fato de que não há como alguém da escola comprar esse lanche, mesmo com envio de dinheiro para isso!
Os potes e tampas, quando vierem, devem estar sempre identificados com o nome da criança e da turma, para que possamos devolvê-los mais facilmente.

LEMBRANCINHAS
Pedimos que as famílias não enviem ou entreguem, na escola, lembrancinhas de viagens, aniversários, contação de histórias etc.
Também não distribuímos balas, chocolates, pirulitos ou outros doces para as crianças.

LISTA DE MATERIAL
É entregue no ato da matrícula e varia conforme a turma. Além do material dessa lista, uma taxa de material coletivo é cobrada em duas parcelas: uma no ato da matrícula e outra em agosto. Os materiais adquiridos pela escola com essa taxa são: folhas de ofício para fotocópias e de desenho, papel craft, cartolinas, cartaz, color set e outros tantos tipos de papéis, tintas, argila etc.
Poderá, ainda, ser solicitado, ao longo do ano, algum(ns) outro(s) material(is) específico(s) para enriquecer algum projeto desenvolvido. Quando for este o caso, será enviado bilhete com antecedência suficiente para que a família possa providenciá-lo. Lembramos que para a criança é muito importante que essas solicitações sejam atendidas dentro dos prazos, a fim de que ela possa participar plenamente das atividades.
Entre esses materiais estarão os livros das leituras individualizadas, que os(as) alunos(as) devem adquirir (para o 1º ano são 5 leituras literárias + um livro de escrita; para o 2º e 3º anos, 6 leituras; para o 4º e 5º anos, 7 leituras durante o ano).

PAGAMENTO DA MENSALIDADE
O pagamento das mensalidades é efetuado até o dia 2 (dois) de cada mês. Após essa data, haverá o acréscimo de multa.
Mensalidades com vencimento a partir de março podem ser pagas através de boleto bancário, débito em conta (correntistas do Banco do Brasil) ou na secretaria da escola (somente na Unidade 1).

PASSEIOS / FREQUÊNCIA AO PARQUE DA REDENÇÃO
Os passeios realizados pelas turmas são normalmente de estudo, ou seja, são “saídas de campo” que revertem em enriquecimento, ilustração e complementação do trabalho desenvolvido em sala, em relação a alguma das áreas de conhecimento. São saídas planejadas e especialmente escolhidas para cada momento do trabalho, sendo exploradas em sala depois. Assim, é fundamental que todos(as) os(as) alunos(as) participem de todas as saídas.
Convidamos sempre um pai ou uma mãe da turma, pelo menos, para acompanhar essas atividades, procurando fazer um rodízio entre aqueles que se disponibilizam, para que todos(as) que desejem possam participar. Nesse sentido, os(as) responsáveis que já foram em saídas com a turma podem se inscrever, mas só participarão do sorteio, caso os outros familiares inscritos estejam na mesma condição. Do contrário, não poderão participar, dando chance a quem ainda não acompanhou a turma em passeio algum.
A ideia desse acompanhamento é de que os(as) responsáveis auxiliem a professora na organização da turma, na atenção dos(as) alunos(as) ao que está sendo mostrado e trabalhado e na manutenção da segurança das crianças nos locais visitados, mantendo-os sempre juntos(as) e com postura adequada (sem correrias e falando baixo, por exemplo).
Assim, o que esperamos dos(das) responsáveis nessas ocasiões é o envolvimento total e absoluto na atividade. Recomendamos que nessas ocasiões os(as) acompanhantes não utilizem o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, para não distrair os(as) alunos(as) ou comprometer o andamento da atividade. É muito importante também que leiam o planejamento da saída de estudos com o seu(sua) filho(a), que vai sempre como tarefa de casa antes da atividade, a fim de saberem exatamente o que será realizado e auxiliarem no cumprimento dos combinados, previamente estabelecidos com os(as) alunos(as). Em relação a essas regras construídas com os(as) alunos(as), os(as) acompanhantes devem apoiar a profª incondicionalmente na ocasião da saída.
As fotos dos passeios são postadas pela escola nas redes sociais. Por essa razão, pedimos que não o façam de forma particular, divulgando-as para fora da escola.
As crianças saem da escola de uniforme e com crachás de identificação.
Pode acontecer de algum(a) aluno(a), conforme sua necessidade no momento da saída, precisar ser acompanhado por alguém da família. Quando for o caso, a professora ou coordenação farão contato prévio.
Eventualmente, as turmas realizam alguma atividade no Parque da Redenção, acompanhadas do professor de Educação Física e/ou da professora regente, conforme o caso, juntamente com algum(ns) familiar(es) e/ou monitora(s). É o caso de alguns trabalhos especiais, como observações, visita guiada, trabalhos de artes, de EF ou de ocasiões festivas (piquenique e brincadeiras na semana da criança, p.ex.), em que procuramos aproveitar o privilégio de estarmos tão próximos dessa área.
Na matrícula, os(as) responsáveis assinam uma autorização anual para que o(a) aluno(a) possa participar dessas saídas. Entretanto, as famílias são sempre comunicadas, com antecedência, sobre cada uma delas, através de bilhetes.

REMÉDIOS
A escola NÃO ministra medicamento algum sem prescrição médica (homeopatia, antitérmico, antibiótico, pomadas, pastilhas ou sprays etc.), seguindo orientação da Secretaria da Saúde. É preciso que tenhamos a receita na escola, quando for o caso.

REUNIÕES GERAIS COM AS FAMÍLIAS AO LONGO DO ANO
São realizados alguns encontros, ao longo do ano, reunindo as famílias, a professora e a coordenação pedagógica, com focos diversos conforme a época do ano letivo: apresentação ou retorno do trabalho, avaliação trimestral, trabalho com professores(as) de área e abordagem de aspectos da proposta pedagógica, tendo em vista questões relacionadas à didática ou temas educacionais.
Os assuntos das reuniões não são aleatórios, ou seja, são previamente pensados para ir ao encontro dos interesses ou necessidades da série, conforme o momento do ano, de acordo com o currículo escolar. Ou seja, temos um plano de reuniões com as famílias para cada ano da escolaridade, através do qual são distribuídos os assuntos que acreditamos ser importante aprofundar com as famílias. Portanto, se os(as) responsáveis não vêm à reunião, entendemos que “perdem”, ficam sem a oportunidade de entrar em contato mais detidamente com algum tema relacionado ao trabalhado com seu(sua) filho(a).
Além das reuniões pré-determinadas, outros encontros podem ser organizados, de acordo com necessidades e interesses de cada turma para o momento.
As datas previstas para esses encontros estão listadas no caderno de recados do(a) aluno(a) (seção “Nosso Calendário”), assim como no site da escola, o que facilita a organização prévia das famílias para o seu comparecimento. Além disso, uma semana antes, enviamos lembretes das reuniões, informando seu tema.
Consideramos a participação das famílias nas reuniões sempre muito importante para que conheçam a escola de seus(suas) filhos(as) mais a fundo (o que e como pensam seus profissionais, como trabalham e agem para atingir os objetivos a que se propõem, em que acreditam) e para que a equipe da escola os conheça. Esse conhecimento mútuo precisa ir se construindo, desde o momento em que seu(sua) filho(a) ingressa na escola, pois favorece um diálogo mais próximo, aprofundado e produtivo, o qual certamente beneficia a criança, bem como ajuda a construir a parceria tão necessária a esse projeto de educação comum entre nós.
Na impossibilidade de comparecerem à reunião geral, não será possível marcar uma reunião individual para tratarmos de assuntos referentes à pauta em questão. As famílias poderão ter acesso ao que foi apresentado através do site da escola, quando houver material digitalizado (ppt ou outros).
Lembramos que as reuniões são para adultos. As crianças não devem vir para a escola nesse horário.

REUNIÃO COM ESPECIALISTAS QUE TRABALHAM COM O(A) ALUNO(A)
Quando o(a) aluno(a) tem algum atendimento periódico com algum(a) especialista, a professora e a coordenação da escola devem ser informadas para que possam realizar encontros com ele(a), buscando compartilhar ideias sobre o desenvolvimento do(a) aluno(a) e discutir encaminhamentos para um trabalho mais sintonizado. Solicitamos a colaboração das famílias para viabilizar esses encontros, sobre os quais serão sempre informadas. É muito importante, portanto, que as informações sobre o(s) profissional(is) que atende(m) a criança estejam sempre atualizadas.

REUNIÕES INDIVIDUAIS SOBRE O(A) ALUNO(A)
As reuniões são realizadas conforme as necessidades, com a presença da professora e/ou da coordenação.
O agendamento pode ser encaminhado pelo caderno do(a) aluno(a) ou pelo email da coordenadora da série.

REUNIÕES COM DIREÇÃO OU COORDENAÇÃO
Quando houver necessidade de algum esclarecimento da direção, bem como, alguma sugestão ou solicitação, pedimos que a família procure o(a) profissional responsável para conversar, marcando um encontro pelo caderno do(a) aluno(a), pelo telefone ou pelo email da coordenação/direção.

SITUAÇÕES DE CONFLITO MAIS SÉRIAS
Procuramos sempre resolver as situações de conflito que surgem entre os(as) alunos(as) na própria escola, mesmo aquelas que resultam em brigas mais sérias, agressões físicas ou verbais, respostas mais desrespeitosas ou outros comportamentos inadequados.
No entanto, acreditamos ser nossa obrigação compartilhar com a família esses casos mais sérios, não para fazer queixa do(a) aluno(a), mas para que os(as) responsáveis possam ficar cientes do acontecido e do modo como a escola vem lidando com as atitudes do(a) aluno(a).
Assim, quando os(as) responsáveis receberem algum bilhete da professora e/ou da coordenação que fale sobre alguma situação desse tipo, devem lembrar que a intenção da escola é, antes de mais nada, INFORMAR. A partir daí, se acharem que é caso, podem também conversar, saber mais da criança e da escola, trazendo outros dados ou apenas a sua parceria, imprescindível para que possamos construir posturas sempre mais adequadas, respeitosas e cooperativas nas nossas crianças.
A coordenação também poderá, em situações mais extremas, contatar com a família durante o período de aula, orientando que busque a criança na escola, retomando o ocorrido e estabelecendo combinados para o retorno desse(a) aluno(a) com maior tranquilidade e adequação.

TRANSPORTE ESCOLAR
O serviço de Transporte Escolar é terceirizado, sendo de responsabilidade do Beto, que trabalha com a Projeto desde 1989. Informações pelo fone: 9962-4096.

TURNO INVERSO
Para alunos(as) do Grupo 5B, 1º e 2º anos/tarde há a possibilidade de frequência ao Grupo Multi-idade na Unidade 1 (Rua Cel. Paulino Teixeira) no turno da manhã. O almoço pode ser contratado na escola e é servido por empresa terceirizada, podendo a família optar pela frequência por dia, semanal, quinzenal ou mensal. O transporte dos(as) alunos(as) da U1 para a U2 deve ser providenciado pela família, podendo ser utilizado o serviço de van escolar, acertado diretamente com o condutor.
Para alunos(as) das demais séries, por não termos a possibilidade de oferecer o turno inverso na escola, disponibilizamos atividades recreativas e esportivas através do convênio com a Equipe Motiva-Ação, do Clube Caixeiros Viajantes. Para as famílias que necessitarem ou optarem por esse serviço, maiores informações podem ser obtidas no site www.equipemotivacao.com.br e/ou na secretaria da Escola Projeto.

TURNO VESPERTINO
Divulgaremos posteriormente, através de folders e no site da escola, as atividades extras opcionais que serão oferecidas em 2017.

UNIFORME
O uso do uniforme é obrigatório por questões de praticidade, segurança e identificação do grupo. Nos dias de EDUCAÇÃO FÍSICA o uso de TÊNIS é indispensável para a participação na atividade. Contamos com a colaboração das famílias para que esta obrigatoriedade se efetive.
É importante que todas as peças estejam identificadas com nome e sobrenome do(a) aluno(a), pois é frequente que as crianças as deixem no pátio, na sala ou em outro ambiente da escola. Se a peça tem o nome da criança, facilmente poderá ser devolvida.
Uniformes sem nome e/ou esquecidos na escola são colocados na caixa de achados e perdidos e, se não forem identificados, são encaminhados para venda nos brechós, que ocorrem em julho e dezembro.
O uniforme, com as cores e o logotipo da escola, é vendido nas seguintes lojas:
• LA GUALDI UNIFORMES- Rua Cel. Lucas de Oliveira, 1873, Fones: 3012-6374 / 8164-7806 / 8164-7807 – lagualdiloja@uol.com.br
• TOP SUL UNIFORMES- Rua Vicente da Fontoura, 2214, Fones: 3333-3131 e 3019-2387 – topsuluniformes@hotmail.com
No caso de sugestão, reclamação ou notificação, pedimos que as famílias se comuniquem diretamente com a loja, pois a intenção é atender da melhor maneira possível, bem como garantir a qualidade dos materiais.
Para maior tranquilidade, sugerimos que no início de janeiro, façam a reserva/encomenda dos uniformes, a fim de que sua entrega ocorra antes do início das aulas.

ÓTIMO ANO LETIVO DE 2017
PARA TODOS(AS)!!!

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO

Escola Projeto – Unidade 1
Cel. Paulino Teixeira, 394
Fone (51) 3331.7384
Porto Alegre – RS
unidade1@escolaprojeto.g12.br
Escola Projeto – Unidade 2
Av. José Bonifácio, 581
Fone (51) 3333.4154
Porto Alegre – RS
unidade2@escolaprojeto.g12.br