Artistas Convidados 2018

Todos os anos, a Projeto seleciona artistas para conectar os alunos com o que acontece de legal na cultura do Estado e do país. Além de trabalharem em sala de aula a sua obra, a escola possibilita que os alunos encontrem esses artistas, conversem com eles, troquem ideias e tirem dúvidas. Um show de música com o(a) compositor(a) convidado(a) e a participação do autor(a) estudado(a) na Feira do Livro da escola são pontos altos desses projetos. Veja os artistas convidados deste ano:

No 1º trimestre nossa convidada será a escritora e ilustradora ROSINHA QUEIROZ, no 2º trimestre o compositor e cantor VITOR RAMIL e, no 3º trimestre, o escultor MAURO FUKE.

Clique aqui e saiba + sobre eles

Clique aqui e veja os artistas convidados dos anos anteriores

Sábados Culturais

Acontecem uma vez por mês e se constituem em mais uma forma de conexão dos alunos ao mundo das artes e da cultura, para além das vivências em sala de aula. É um dia especial, com status de festa, para os alunos e as famílias. Nessas ocasiões, as famílias, os professores e os amigos da escola são convocados para assistirem a espetáculos especialmente selecionados (curadoria da escola) para enriquecerem a percepção cultural das crianças: uma peça de teatro, um filme, um piquenique, uma exposição de artes, um show musical, a Feira do Livro da escola, enfim, a cada mês uma manifestação cultural interessante que possa abrir horizontes e fortalecer laços entre família e escola.

Veja algumas fotos do Pìquenique na Redenção, 1ª atividade de 2017:

Veja alguns Sábados Culturais que já aconteceram em 2016!

Feira do Livro

O amor pela literatura, no DNA da escola desde sua fundação, em 1988, tem na Feira do Livro da Projeto o seu ápice. Criada já no primeiro ano letivo, em 1989, a Feira do Livro da escola acontece anualmente, sempre com uma participação muito especial: do autor convidado do ano. É um dia de festa, que se inicia pela manhã e acaba apenas no meio da tarde, servindo de confraternização para as famílias e para as crianças. Nesse dia, a escola se enfeita com trabalhos das turmas sobre o autor convidado, demonstrando o envolvimento intenso das crianças com as obras estudadas.

Mostras de Teatro, Artes e Ciências

Os trabalhos e projetos estudados em sala de aula têm dia e hora certos para brilharem como protagonistas de um grande espetáculo: as mostras para as famílias. Nesses dias, as crianças expõem aos pais, irmãos e familiares um pouco do que aprenderam na escola, possibilitando ainda a confraternização das famílias e o estreitamento de laços com a escola.

Festa do Cadernão

Tem um dia especial para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental que marca, com pompa e cerimônia, um rito importante de passagem: a alfabetização. Nesse dia, as crianças recebem em sala de aula os cadernos que usarão em sala de aula durante o ano. Mas engana-se quem acha que se trata de um caderno vazio. O caderno chega às mãos dos alunos cheio de lindos recados dos familiares, com memórias e votos de um ano feliz, de novas descobertas e aprendizados. E o melhor: a festa tem direito a comidinhas deliciosas pra confraternização.

Passeios e visitas

Conectar o ensino em sala de aula com os cenários dos livros e os protagonistas desses registros é uma preocupação constante na escola. Por isso a Projeto – e os alunos, em especial – vibram com os passeios a locais importantes desses aprendizados e visitas de pessoas ligadas aos acontecimentos estudados em sala de aula.

Veja algumas dessas experiências:

Brechó de Uniformes

A Escola Projeto é entusiasta há muitos anos do consumo responsável e sustentável. Por conta disso, anualmente, promove um espaço para que as famílias possam adquirir uniformes usados e em bom estado a um preço simbólico. De quebra, a renda obtida com as vendas é revertida a uma instituição de caridade.

BRECHO UNIFORMES

Grêmio Estudantil e atividades solidárias

Iniciativas em prol dos alunos e da comunidade em geral não são exclusividade apenas da direção e coordenação da escola. Os próprios alunos, organizados em torno de Grêmio Estudantil, promovem diversas ações para melhorar as relações entre turmas e entre escola e sociedade. Veja algumas delas:

Atividades Extracurriculares

ATIVIDADES_EXTRACURRICULARES_1

Conheça mais sobre as Atividades Extracurriculares neste link.