Beth Baldi (1)

 55833036_2215409841813729_5043377472020676608_nEntre os vários depoimentos que já reunimos de familiares de alunos, tem um que fala de forma muito especial sobre o projeto “Encontro com o Compositor”, pelo qual recebemos uma Menção Honrosa, na 22ª edição do Prêmio Açorianos de Música. Ele diz assim:

 

“(…) E, sim, tem mais um, o quinto elemento, que acho adorável e não entendo por que é que outras escolas não imitam, pura e simplesmente: a cada ano, toda a escola – sim, todas as séries, todas as idades – estuda, vivencia, mergulha na obra de um músico (cancionista, em geral, mas não só, porque já houve um maestro e um compositor de música sem letra). Fica conhecendo o cara, porque ouve sua arte e conhece sua vida, suas opiniões e tudo o mais. Isso representa uma linda e sempre elogiável adesão da escola à cidade, ao que ela tem de mais interessante, os seus artistas. Quem passa por isso não fica indiferente ao que nos cerca, e acho que no futuro será um cidadão mais bacana para com os interesses coletivos”. (Luís Augusto Fischer, em 2015, época em que seus filhos, Benjamim e Dora, frequentavam, respectivamente, o 3º ano e o Grupo 5 da Projeto)

 

A entrega da menção, que teve troféu e tudo e foi concedida graças ao “trabalho realizado pela Projeto junto aos cantores e compositores gaúchos”, aconteceu na última quarta-feira, dia 27/3/2019, no Teatro Renascença. E foi linda!!! Como, aliás, têm sido lindas todas as experiências proporcionadas por esse projeto, que incentiva alunos, professores e até as famílias a conhecer, estudar, pesquisar e envolver-se diretamente com os músicos convidados e suas obras.

 

No meio de tanto retrocesso e de tanta bordoada que a educação de nosso país tem sofrido, um carinho desses não tem preço! Um reconhecimento como esse nos fortalece na direção da arte. De toda arte por toda a parte!!!

 

Como diz a Neca Baldi, nossa diretora:

 

Esse reconhecimento representa o resultado de uma iniciativa artístico-cultural exitosa idealizada pela Projeto, voltada à formação de plateia e à valorização da cultura. Seguimos um modelo de cidadania frente à arte local, que é direcionada de forma destacada às crianças, mas que alcança também seus familiares, os professores da escola e a comunidade de Porto Alegre”.

 

A valorização da arte foi uma escolha que fizemos há vários anos atrás – 30 anos, para sermos exatas -, desde que a escola foi inaugurada (não por acaso com uma Feira de Livros!). Desde essa época, muitas ações relacionadas à leitura de literatura, ao teatro, às artes visuais e à música fizeram parte do cotidiano da escola, como até hoje. E cada vez mais! A cada ano e a cada dia, de maneira gradativamente mais apropriada e consciente do seu valor, a partir dos retornos que observamos em nossos alunos e em suas famílias.

 

Tudo começou com o projeto do “Encontro com o Autor”, que trazia – e ainda traz – à escola um autor por ano, depois de sua obra ser lida e explorada por todo um trimestre letivo. No final desse período, o autor se encontra com os alunos para uma conversa, sempre muito frutífera, com grupos de duas ou três turmas de cada vez e, finalmente, vem à Feira do Livro da escola, onde se encontra também com as famílias e distribui muitos autógrafos!

 

Alguns anos depois, nossa então professora de Música, Helena Lopes, perguntou: “Por que não convidar também um músico e desenvolver com sua obra o mesmo tipo de trabalho?” Pronto: estava dada a largada para o projeto do “Encontro com o Compositor”! Era o ano de 2001, e, desde então, nesses 18 anos, já estiveram muito perto de nossos estudantes e professores – através de suas respectivas obras e “em carne e osso” – grandes músicos gaúchos: Hique Gomez, Arthur de Faria, Chico Saratt, Nico Nicolaiewsky, Nei Lisboa, Gustavo Finkler, Nelson Coelho de Castro, Giba Giba, Cláudio Levitan, Bebeto Alves, Leo Henkin, Marcelo Delacroix, Tiago Flores, Gelson Oliveira, Renato Borghetti, Antonio Villeroy, Monica Tomasi e Vitor Ramil. E, no 2º trimestre deste ano, será a vez de recebermos Yanto Laitano.

 

Nessa mesma linha de projetos que envolvem a escola toda, começou em 2002, o “Encontro com o Artista Visual”, que acontece no 3º trimestre letivo e permite a interação com artistas visuais da cidade e suas obras.

 

Tem sido uma alegria imensa e um privilégio conhecer mais de perto e profundamente a obra de cada compositor convidado, ao longo desses anos em que promovemos para nossa comunidade escolar essa aproximação com eles. Assim também tem sido com os escritores e artistas visuais convidados, todos eles, a cada ano, alimentando a criatividade, incentivando a imaginação e desenvolvendo a sensibilidade de nossos estudantes e professores.

 

E foi justo essa experiência com a Música, que culminou, em dezembro passado, com um grande espetáculo no Auditório Araújo Vianna, em comemoração aos 30 anos da escola – Show “Vem aqui que é muito tri!” (2) -, que reuniu esses artistas referenciais em um momento emocionante e único, com direção e produção artístico-musical de Marcelo Delacroix e direção de produção executiva de Inês Hübner. Os músicos Nico Nicolaiewsky e Giba Giba ganharam homenagens especiais, tendo seus filhos, Nina Nicolaiewsky e Edu Nascimento, participando do show.

 

Para que esse trabalho efetivasse a contribuição ao ensino e à difusão da música no Estado, que agora é reconhecida, contamos com uma equipe super engajada de professores regentes de classe e de coordenadoras, que sempre aderem ao projeto de forma entusiasmada, e, é claro, com  um time mais que especial de professores de Música que, ao longo desse tempo, deu continuidade ao trabalho: Marcelo Delacroix, Maurício Nader, Simone Rasslan e nosso professor atual Ianes Gil Coelho, aos quais agradecemos e com os quais dividimos esse lindo prêmio. Também tem sido fundamental a adesão das famílias dos alunos, que participam ativamente do projeto, seja comparecendo aos encontros e aos shows, compartilhando materiais e aprendendo junto, sempre prestigiando os artistas convidados.

 

Obrigada a todos e parabéns pra todos nós!

 

(1) Diretora Pedagógica da Escola Projeto.

(2) Neste link já se encontram todos os vídeos do show de 16/12/2018, para você ver ou rever:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLHxUYzVUJxINxjKC1t5fQb9XGzplRUL2w