Férias de julho é tempo de pausa na rotina, e quem não conseguiu fazer as malas e viajar não precisa se queixar. O recesso escolar também pode ser uma ótima oportunidade para curtir a cidade com as crianças.

Sabe aquela velha reclamação de que nunca temos tempo para as coisas prosaicas do cotidiano com os filhos? Então, bora lá virar esse jogo e aproveitar muito o tempo de dolce far niente com os pequenos.

Aqui a gente lista 10 atividades simples, acessíveis e muito emocionantes para fazer nesta época. Vem conferir e conta pra gente depois o que fez mais sucesso aí na sua casa:
Dormir na casa dos avós: férias nos avós é um clássico que se confunde com o próprio imaginário das férias. Tempo para estar longe da rotina e das regras do pai e da mãe e curtir todo o dengo que vô e vó fazem questão de ofertar sem culpa nenhuma. Se houver reunião de primos, melhor ainda!

Ir ao Mercado Público: que tal chamar as crianças para explorar o Mercado Público de Porto Alegre. Mostre pra elas as bancas, a gigantesca oferta de produtos diferentes que não encontramos facilmente nos grandes supermercados, faça um lanche por lá e ainda aproveite para falar sobre o Centro Histórico e a importância do uso de espaços públicos como este para moradores da cidade. Experimente ir quando está relativamente movimentado, em dia de semana mesmo, para que os pequenos possam vivenciar a cidade no horário em que estariam em aula.

Promova um acampamento em casa: siiiim, os dias são frios e não dá pra armar uma barraca em um pátio, mas nada impede de improvisar o cenário de aventura no quarto das crianças ou mesmo na sala. Se puder chamar um coleguinha pra participar, melhor ainda.

Visite as estrelas: o Planetário de Porto Alegre é sempre uma ótima opção de programa com os pequenos. Tire uma tarde para observar os astros com eles. Por sinal, este ano, em julho mesmo, comemora-se 50 anos que o homem pisou na Lua, desculpa perfeita para embarcar numa pegada de astronauta, não é?

planetário

Chef por um dia: chame a criançada pra cozinha. Vale preparar o café da manhã em parceria, um bolo ou mesmo um jantar especial. Há sempre alguma tarefa que a criança pode executar: quebrar ovos, mexer ingredientes, lavar verduras… eles amam esses momentos com os adultos.

Maratona Netflix: existem vários lançamentos incríveis para os pequenos no serviço de streaming. Um deles é a série Pachamama, uma animação andina inspirada na tradição inca que conta a história de um corajoso rapaz que deseja se tornar xamã. Uma lindeza. Veja o trailer aqui: https://youtu.be/QrOwxPPfzy8

pachamama-netflix-animacao-Tepulpai-Naira-salvar-aldeia-andina-4

Ler, ler e ler muuuuito mais: tempo pra ler é um verdadeiro luxo, não é? Desligue a TV, deixe o celular de lado e chame os pequenos para escolher alguns títulos da estante e simplesmente se entregar à leitura. Dá para ler em voz alta e até criar peças de teatro com a história. O importante é dar asas à imaginação.

Perto da natureza: se não tiver chuva, bora pro parque, praça ou quintal de algum amigo! Brincar de bola, esconde-esconde, fazer trilhas, subir em árvore… Criança tem energia de sobra e espaço ao ar livre é providencial.

Fique atento à programação cultural da cidade: em período de férias, há sempre alguma atividade rolando com foco no público infantil. Shows, peças de teatro, museus, oficinas lúdicas, cinema, enfim, eventos não faltam. Uma dica é o Picnic Cultural do Museu, que acontece dia 28 de julho, ao meio-dia, no Museu Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa. Vai ter programação para as crianças. Saiba mais aqui: https://www.facebook.com/events/413709362549368/?ti=wa.

FB_IMG_1563679101441

Fazer nada: siiiiim. Férias é o contrário de agenda abarrotada de tarefas e compromissos. Às vezes, acordar tarde, mudar a rotina, ficar abraçadinhos, conversando e deixando a vontade de fazer algo chegar de forma espontânea é que faz das férias o descanso que ela deveria de fato proporcionar.

E aí, alguma outra sugestão? Conta pra gente!

Classificado como: