Tem Mês das Crianças com direito a piquenique e festa à fantasia na Educação Infantil.

Faltam apenas três meses para o fim do ano letivo. Mas aqui, na Projeto, ninguém perde o pique na reta final. Tem tanta atividade incrível
para acontecer neste último trimestre que queremos compartilhar com vocês aqui nesta matéria do Blog. E o melhor: nosso jeito de fazer uma educação para compreender o mundo envolve não apenas nossos professores e professoras e as crianças: famílias e a comunidade em geral podem fazer parte. Conta pra gente o que achou e, quem puder colaborar
com esses estudos, é sempre muito bem-vindo. A largada, por exemplo, é com atividades muito divertidas no Mês das Crianças. Vem ver:

1. Mês das Crianças

Outubro começa com muitas atividades lúdicas na escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Um clássico que acontece entre os pequenos é o troca-troca de professores. Siiiim! Por um dia, as turmas vão experimentar ter aula com a profe da outra turma. E sempre é uma diversão. Eles adoram a experiência. Além da novidade (quem não ama uma novidade?), eles têm a chance de se socializar e enxergar a escola como um todo. Não é demais? Cinema, piquenique na Redenção, compartilhamento de brinquedo ou jogo de casa, dia de fantasia, teatro, culinária compartilhada e muitas oficinas lúdicas integram ainda a programação na primeira quinzena de outubro. Alguém duvida que vai dar muito o que falar?

2. Ana Flavia Baldisserotto invade a escola

No último trimestre, os alunos e alunas de todas as turmas da escola começam a estudar a obra da nossa artista convidada deste ano, a Ana Flavia Baldisserotto. Pode se preparar que você vai ouvir falar muito esse nome. É uma fase de mergulho intenso no universo da artista e em sua produção, imersão essa que culmina na Mostra de Artes do final de ano. Um evento que é sempre uma festa da arte na escola. Imperdível.

3. A escola vai até carroça de Ana Flavia Baldisserotto

Tá certo que a Ana vem se encontrar com as crianças em sala de aula. Tá certo que as obras dela invadirão a rotina dos estudos diários. Mas o mais bacana é que as crianças também irão até ela. Isso mesmo. Em outubro ainda, as turmas de 1º, 2º e 3º anos e dos Grupos 4 e 5 irão visitar o Armazém das Histórias Ambulantes, projeto de rua da artista que existe há 13 anos funcionando numa carrocinha que, hoje, estaciona quinzenalmente, às quartas, perto do chafariz da Redenção.

4. Um dia na granja

Um dos passeios mais esperados pelos 1ºs anos é a ida à Granja Santantônio, um local que integra os Caminhos Rurais da cidade e onde as crianças poderão observar um ambiente de conservação em que a produção de hortaliças e frutíferas ocorre através de um manejo agroecológico. Esse passeio é um clássico aqui da escola e sempre rende muito aprendizado.

5. Projeto em Família

Dia 19/10 é dia da Educação Infantil abrir as portas para as famílias. Assim como já aconteceu no Ensino Fundamental, brincadeiras, oficinas e a interação vai correr solta com as famílias dos pequenos. Toca um instrumento? Gosta de pintar? Tem alguma brincadeira para compartilhar no pátio? Então se junta a nós.

6. Visita ao Museu da PUC

Os alunos do Grupo 3 também são pequenos cientistas. Ainda em outubro, eles vão poder conferir de perto as incríveis descobertas científicas expostas no Museu da PUC. Imagina só a alegria deles contanto tudo depois em casa?

7. Contação de histórias

Um dos projetos mais envolventes aqui da escola é a Contação de Histórias dos 1ºs anos. Um momento que fecha todo o processo de alfabetização dos pequenos e que os ajuda a desenvolver o amor e o hábito pela leitura.  A atividade acontece com a participação dos familiares dos alunos, que se candidatam para ler para a turma da criança. Já dá até pra adivinhar o alvoroço que receber um familiar em sala de aula causa neles, não é?

8. Viagem ao Litoral

Mochilas nas costas, pranchetas de estudo à mão e muito filtro solar no rosto: é assim que parte a missão do 4º ano para conhecer mais sobre a geografia e outros aspectos importantes do nosso Litoral Norte. Passear, dormir fora e voltar no dia seguinte cheio de novidades? Quem não curtia isso quando estava na escola?

Gostou? E olha que isso é só um pouco do que vem por aí. Tem ainda a
despedida do 5º ano, que deixa uma pintura linda nos muros, o aníver da
escola, em dezembro, enfim, muita emoção na reta final. Fica junto com a gente!