Em fevereiro, a Annete, responsável pela Editora Projeto e nossa assessora para assuntos literários, esteve com a equipe pedagógica da escola para uma aproximação à obra de Lúcia Hiratsuka, autora convidada deste ano. O encantamento foi geral e imediato! Na ocasião, já tínhamos adquirido todos os livros da autora e, a partir daquele momento, sua obra começou a fazer parte do dia a dia da Projeto neste primeiro trimestre.
Durante os meses de março, abril e maio, nossos alunos e alunas tiveram a oportunidade de explorar os sentidos, lendo, ouvindo, descobrindo a obra da Lúcia!
Entre diversas leituras, debates e propostas, cada turma escolheu um livro para a realização de uma produção especial, a ser exposta na Feira do Livro, realizada no último sábado, dia 25 de maio. Os trabalhos estiveram instigantes, provocativos, lindos! Deixaram o ambiente mais alegre, sensível e colorida, com total inspiração em nossa querida Lúcia Hiratsuka.
Para a escolha das editoras e dos livros a serem vendidos na Feira, a Projeto costuma fazer uma curadoria anterior, garantindo títulos de qualidade, além de diversos exemplares da obra da autora convidada, que ficam, inclusive, em um espaço destacado, para melhor acesso do público e para facilitar a escolha na hora de levar para a casa. Os livros são colocados ao alcance de nossos leitores e leitoras, adultos e crianças. Ninguém precisa de ajuda para pegar o livro de sua preferência, eles estão ali, bem pertinho, para serem “degustados”. Entendemos que é assim que o livro e a leitura passam a habitar nossas vidas, estando juntinho da gente.
A seguir, preparamos um belo registro fotográfico desse grande dia. O dia da FESTA DOS LIVROS! O dia em que a autora autografou sem parar, por cinco horas seguidas, o dia, também, em que ninguém se importou em esperar na fila por aquele momento único, de proximidade com quem escreve e ilustra com a alma e faz do gesto de desenhar a sua dança. O dia em que LÚCIA HIRATSUKA, com sua obra e com sua sensibilidade, tornou-se a razão do encontro e do encantamento que envolveu a todos e todas.
Fotos: Carlos Edler