2018 – 2º SEMESTRE ____________________________________
SOCIALIZAÇÃO
2º semestre
– Ampliação de vínculos e relações com professores(as) e demais pessoas da escola
– Apropriação da rotina de atividades do seu grupo, desenvolvendo crescente autonomia no guardar pertences e materiais escolares
– Ampliação da capacidade de concentração
– Capacidade de realizar produções e brincar em atividades coletivas, em duplas e pequenos grupos
– Enfrentamento das situações de conflito, adquirindo progressiva capacidade e independência na resolução de problemas
– Integração em atividades especiais da escola e de campo
– Integração em atividades envolvendo a solidariedade como valor
ÁREA MOTORA
(Trabalho realizado ao longo do ano por professor de área nas aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA e complementado pela professora regente)
2º semestre
BRINCADEIRAS COOPERATIVAS
Desenvolvimento de capacidades corporais, a partir da vivência de desafios e da necessidade de controle corporal
Integração em brincadeiras cooperativas
Criação de brincadeiras coletivas e cooperativas com materiais diversos
Desenvolvimento do respeito às regras e combinações
Valorização e desenvolvimento do trabalho em equipe
Controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações
ARTES VISUAIS
2º trimestre
MÚSICO CONVIDADO – A OBRA DE VITOR RAMIL
(parceria com a aula de música)
– Identificação das muitas linguagens que envolvem a produção de Vitor Ramil, para além do seu trabalho como compositor
– Explorações envolvendo artes visuais na relação com as temáticas da obra do músico e com artistas que dialoguem com ela
3º trimestre
ARTISTA CONVIDADO – A OBRA DE MAURO FUKE
– Aproximação à obra do artista e à ideia de tridimensional como uma importante linguagem trabalhada por ele, através da escultura em madeira, em especial
– Apreciação de obras do artista, identificando algumas características e “marcas” mais significativas do seu trabalho
– Realização de produções próprias a/p do que foi trabalhado/explorado
– Encontro com o artista para oficinas de produção e participação na mostra de trabalhos na escola – Mostra de Artes Visuais dia 01/12
Saída: Visita a algum espaço de arte ou atelier para apreciação de obras que dialoguem com a obra do artista, se possível
Portfólios: Desenho livre e produções com recorte e colagem
Atividades permanentes:
– produções de desenhos livres e com propostas de qualificar a figura humana
– propostas de pinturas ampliando as possibilidades de exploração dos materiais
– produções com recorte e colagem utilizando diferentes materiais e suportes (exploração da tesoura, ampliando o domínio do movimento; aprimoramento do uso da cola)
– apreciação de obras de artistas que trabalham com recorte e colagem, ampliando as possibilidades de produção
Cenário |
LÍNGUA PORTUGUESA
Durante todo o ano
LINGUAGEM ORAL
Ampliação do universo vocabular (palavras, expressões e estruturas), aprimorando a fala quanto à clareza e organização de ideias
Algumas Propostas:
– Apresentação de trabalhos a outras turmas
– Contação de histórias
– Encontro c/ convidados(as)
– Apresentação na Mostra de Ciências
– Relatos de viagem/passeio
Relatos |
LINGUAGEM ESCRITA
– Leituras na biblioteca
– Leitura pela profª de diferentes tipos de textos, em suportes variados (bilhetes, jornais, revistas, livros), explorando conteúdo e forma da escrita
– Observação e diferenciação entre escrita e desenho em diferentes suportes e entre diferentes escritas (nº de letras, iniciais, finais etc.)
– Pseudoleitura de textos (quando a criança diz algum texto, como se estivesse lendo, porque memorizou) – ex: nome próprio e de colegas/ chamada com foto da criança e o nome escrito, da escola, dos professores, de momentos da rotina, nomes de personagens das histórias ou títulos das mesmas etc., observando e explicitando diferentes referências (imagens, indícios e o conteúdo do próprio texto) e aspectos notacionais (letras iniciais e finais, p.ex., palavras como unidades que se pode contar, espaços entre elas etc.)
– Participação nos registros escritos realizados pela profª na roda e nas explorações coletivas de um texto impresso, observando e comparando letras, sua quantidade em diferentes palavras, os tipos de letras, letras iniciais e finais e sua relação com os sons pronunciados, as configurações das palavras parecidas, os espaços entre as palavras e a direção da escrita (da esquerda p/ a direita)
– Produção de textos orais, escritos pela professora (ex: bilhetes, relatos de atividades, registros no livrão da turma etc.)
– Leitura e escrita espontânea de textos variados: títulos de histórias e dos seus desenhos, p. ex., nomes de personagens, quadrinhas, letras de canções, listas em geral etc.
– Escrita convencional do nome próprio (construção de jogos envolvendo o nome próprio e o dos colegas)
– Participação da elaboração de uma escrita coletiva para a revista Por Dentro da Escola (texto construído com o grupo, a partir de um assunto estabelecido), que terá como temática a trajetória de 30 anos da Escola Projeto
– Uso do dicionário pela profª durante as leituras, p/ que as crianças conheçam sua função
– Escrita de legenda nas produções gráficas
UNIDADES DE LEITURA
2º trimestre
RIMAS E PARLENDAS
Exploração de livros envolvendo rimas e/ou parlendas
Leitura dos exemplares pela professora
Pesquisa sobre esse tipo de texto
Registros gráficos sobre as rimas/parlendas exploradas (escrita espontânea, desenhos, colagens)
Utilização das parlendas no cotidiano (para escolhas, por exemplo)
Exploração de rimas com os nomes das crianças
Brincadeiras e jogos envolvendo rimas
LEITURA EM CAPÍTULOS: título do projeto com maior volume de texto
3º trimestre
LENDAS BRASILEIRAS
Rodas de leitura, com histórias de personagens fantásticos do folclore brasileiro
Identificação de personagens e suas ações
Recontos, explorando sequências e sentidos dos textos
Relações de textos entre si, c/ outros conhecidos e c/ a realidade próxima
LEITURA EM CAPÍTULOS: Um saci no meu quintal, de Monica Stahel
LEITURA ACOMPANHADA: livro comprado pelas crianças na Feira do Livro de Porto Alegre e lido em casa, com a família, dentro de um determinado prazo. Depois, explorado em sala com diferentes propostas
ANO TODO: Os livros da Biblioteca da Sala ficarão o ano inteiro à disposição para manuseio das crianças e leitura pela professora, em diferentes momentos
CIÊNCIAS
2º semestre
BICHINHOS DE JARDIM
(Ciências Naturais)
– Observação de rastros de animais no entorno do pátio da escola
– Identificação de alguns deles, nomeando-os
– Pesquisa (em grupos) sobre alguns desses animais
– Exploração da ideia de ambiente natural na relação com os pequenos animais que ali vivem (pátio da escola)
– Registros diversos sobre as observações realizadas
PESOS E MEDIDAS
(Ciências Sociais e Física)
– Exploração de como pode ser descoberto o peso e o tamanho das crianças da turma (ideias heurísticas) e seu registro
– Pesquisa sobre outras formas de verificar essas medidas
– Experiências com balanças, fitas métricas, réguas e trenas
– Desafios de registrar as descobertas explorando diferentes objetos da sala
– Aproximação da ideia de quilograma e metro
– Seriação de objetos levando em consideração essas características
– Socialização das descobertas de um dos projetos na Mostra de Ciências (semana de 05 a 09/11)
Obs: As crianças com idade de grupo 5 participarão dos preparativos da atividade de encerramento, juntamente com o grupo 5 da tarde, em alguns momentos deste semestre, a serem informados previamente às famílias
Durante todo o ano
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
– Separação do lixo e cuidados com a água nas situações de rotina
MATEMÁTICA
2º semestre
– Ampliação do campo numérico através de jogos e representação com procedimentos próprios
– Contagem oral, respeitando a numeração falada até 30 nas situações cotidianas
– Quantificação de conjuntos e representação convencional dos signos numéricos
– Relações entre dois conjuntos
– Exploração do calendário mensal, ordenando os dias
– Noções simples de cálculo mental e/ou estratégias (ferramentas) de como resolver problemas
– Relações espaciais: figuras e posições (em cima/embaixo, perto/longe, dentro/fora)
– Exploração de sólidos geométricos na relação com situações cotidianas
– Resolução de problemas matemáticos envolvendo as 4 operações nesse universo numérico (explorando a linguagem, as ideias, as diferentes formas de resolução e de registro)
Portfólio: Relatórios de problemas matemáticos
LÍNGUA INGLESA
(Trabalho realizado por professora de área)
2º semestre
SUPER HEROES
Exploração do tópico super-heróis através de histórias, músicas e atividades que:
– propiciem que os alunos falem de suas habilidades utilizando a estrutura I can
– ampliem o repertório
MÚSICA
(Trabalho realizado por professor de área, de forma integrada c/ professora regente)
2º trimestre
MÚSICO CONVIDADO – A OBRA DE VITOR RAMIL
Conhecimento sobre o músico, através de diferentes obras, ampliando repertório, referências e valorizando o artista local
Identificação de instrumentos e sonoridades
Reconhecimento de características mais marcantes do trabalho do músico, conhecendo alguns fatos/aspectos mais significativos de seu percurso
Desenvolvimento das habilidades de escutar, improvisar, compor e cantar, coordenando suas ações com as dos colegas
Encontro com o músico na escola e show no sábado cultural e letivo
3º trimestre
DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL
Ampliação do repertório musical e vocabulário específico, construindo referências de gosto a partir de pesquisa, audição, apreciação e execução de músicas de diferentes regiões do Brasil.
Desenvolvimento das habilidades de cantar, tocar e improvisar, coordenando suas ações com as dos colegas
Apropriação de características das músicas trabalhadas, explorando seus sons, ritmos, melodias e instrumentos musicais, observando semelhanças e diferenças em relação às outras músicas conhecidas
Conscientização e respeito pela diversidade de culturas
Para crianças em idade de G5: Memória musical (levantamento das canções preferidas das crianças em sua trajetória escolar para compartilhar com colegas do G5 tarde
Durante todo o ano
– Desenvolvimento de posturas de cuidado com instrumentos e materiais utilizados, bem como de colaboração nas produções coletivas e diferentes propostas.
Acordei sonhando | Sol | À beça |
DATAS COMEMORATIVAS
2º semestre
– Dia dos Pais – Cartão enviado para casa na sexta-feira anterior a data
– Projeto em Família – Atividade de socialização
– Semana da Pátria – Roda cívica
– Semana Farroupilha – Encontro de culturas que compõem o povo gaúcho (indígena, africana, alemã, italiana, portuguesa, judaica – dança/alimento/vestimenta/vocabulário/curiosidades)
– Dia da criança – Mês com atividades especiais
– Dia do(a) professor(a) e do(a) funcionário(a) de escola – Roda de “Parabéns”
– Aniversário da Escola (30 anos) – Parabéns, hino e encontro de todas as turmas no pátio coberto para confraternização
– Natal – Confecção de enfeites de Natal para a árvore da escola ou outra proposta a ser combinada.
Outras datas do calendário brasileiro não são trabalhadas, especificamente como datas comemorativas, mas como referências à construção cultural do nosso país, através de projetos, conversas, leituras, encontros, no decorrer do ano letivo (em especial Dia do índio, Dia da Água, Dia da Árvore, Dia da Solidariedade, Dia da Consciência Negra)
2018 – 1º SEMESTRE ____________________________________
SOCIALIZAÇÃO
1º semestre
– (Re)adaptação ao ambiente escolar, construindo e ampliando vínculos e relações com professores(as) e demais pessoas da escola
– Apropriação da rotina de atividades do seu grupo, desenvolvendo crescente autonomia no guardar pertences e materiais escolares
– Ampliação da capacidade de concentração
– Capacidade de realizar produções e brincar em atividades coletivas, em duplas e pequenos grupos
– Participação ativa na resolução de conflitos, adquirindo progressiva capacidade de solucionar algumas situações rotineiras com maior independência
– Integração em atividades especiais da escola e de campo
Parceria com o 5º ano | Kit Escritório | Camarim |
ÁREA MOTORA
(Trabalho realizado ao longo do ano por professor de área nas aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA e complementado pela professora regente)
1º semestre
BRINCADEIRAS REGIONAIS
– Integração em brincadeiras de diferentes regiões do Brasil, com música, danças, gestos e coreografias
– Criação de brincadeiras c/ materiais e c/ regras combinadas com a turma, integrando-se às atividades coletivas
– Desenvolvimento da cooperação e do respeito às regras e combinações
– Desenvolvimento da capacidade de atender a um número maior de regras na mesma atividade
– Integração em brincadeiras com giz (imagem corporal), explorando noções espaciais
– Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação
– Ampliação gradativa do conhecimento dos limites e potencialidades do próprio corpo, através da exploração de diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade pliação gradativa do conhecimento dos limites e potencialidades do próprio corpo, através da exploração de diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade
ARTES VISUAIS
1º semestre
PROJETO TEMÁTICO
O OLHAR PARA A NATUREZA
– Exploração da ideia de olhar para a natureza, do ponto de vista dos pequenos seres que nela convivem (animais e vegetais), a partir da análise do que convive com as crianças na escola (parceria com o projeto de CN, sobre ervas, em especial)
– Apreciação da obra de artistas que têm como modo de trabalho a observação, o cultivo e a coleta daquilo que está na natureza e comumente não é olhado/percebido, produzindo a partir desses materiais (Ana Flavia Baldisserotto – Projeto no Centro Municipal de Cultura; Rozana Palazyan – trabalho com ervas daninhas, por exemplo)
– Produções variadas, a partir das apreciações realizadas, experimentando possibilidades e explorando diferentes linguagens
Portfólios: pinturas variadas
– Referência a 11ª Bienal do Mercosul, Triângulo do Atlântico, com possibilidade de visita a algum espaço com a escola ou indicação de visita com a família, se for o caso
Atividades permanentes:
– produções de desenhos livres e com propostas de qualificar a figura humana
– propostas de pinturas ampliando as possibilidades de exploração dos materiais
– produções com recorte e colagem utilizando diferentes materiais e suportes (exploração da tesoura, ampliando o domínio do movimento; aprimoramento do uso da cola)
– apreciação de obras de artistas que trabalham com recorte e colagem, ampliando as possibilidades de produção
Um olhar para a natureza | Pintura na parede de azulejos | Modelagem com elementos da natureza | Pintura com assopro | Pintura com bolinhas de gude |
LÍNGUA PORTUGUESA
Durante todo o ano
LINGUAGEM ORAL
Ampliação do universo vocabular (palavras, expressões e estruturas), aprimorando a fala quanto à clareza e organização de ideias
Algumas Propostas:
– Apresentação de trabalhos a outras turmas
– Contação de histórias
– Encontro c/ convidados(as)
– Apresentação na Mostra de Ciências
– Relatos de viagem/passeio
LINGUAGEM ESCRITA
– Leituras na biblioteca
– Leitura pela profª de diferentes tipos de textos, em suportes variados (bilhetes, jornais, revistas, livros), explorando conteúdo e forma da escrita
– Observação e diferenciação entre escrita e desenho em diferentes suportes e entre diferentes escritas (nº de letras, iniciais, finais etc.)
– Pseudoleitura de textos (quando a criança diz algum texto, como se estivesse lendo, porque memorizou) – ex: nome próprio e de colegas/ chamada com foto da criança e o nome escrito, da escola, dos professores, de momentos da rotina, nomes de personagens das histórias ou títulos das mesmas etc., observando e explicitando diferentes referências (imagens, indícios e o conteúdo do próprio texto) e aspectos notacionais (letras iniciais e finais, p.ex., palavras como unidades que se pode contar, espaços entre elas etc.)
– Participação nos registros escritos realizados pela profª na roda e nas explorações coletivas de um texto impresso, observando e comparando letras, sua quantidade em diferentes palavras, os tipos de letras, letras iniciais e finais e sua relação com os sons pronunciados, as configurações das palavras parecidas, os espaços entre as palavras e a direção da escrita (da esquerda p/ a direita)
– Produção de textos orais, escritos pela professora (ex: bilhetes, relatos de atividades, registros no livrão da turma etc.)
– Leitura e escrita espontânea de textos variados: títulos de histórias e dos seus desenhos, p. ex., nomes de personagens, quadrinhas, letras de canções, listas em geral etc.
– Escrita convencional do nome próprio (construção de jogos envolvendo o nome próprio e o dos colegas)
– Participação da elaboração de uma escrita coletiva para a revista Por Dentro da Escola (texto construído com o grupo, a partir de um assunto estabelecido), que terá como temática a trajetória de 30 anos da Escola Projeto
– Uso do dicionário pela profª durante as leituras, p/ que as crianças conheçam sua função
– Escrita de legenda nas produções gráficas
UNIDADES DE LEITURA
1º trimestre
AUTORA CONVIDADA ROSINHA QUEIROZ
– Rodas de leitura, ouvindo histórias
– Recontos, explorando sequências e sentidos dos textos
– Identificação de personagens e suas ações
– Exploração da ideia de leitura de imagens como mais um modo de narrativa
– Relações de textos entre si, c/ outros conhecidos e c/ a realidade próxima
– Participação no encontro com a autora, na preparação de materiais e na visita à 31ª Feira do Livro da escola (26/5)
LEITURA EM CAPÍTULOS: alguns livros da autora convidada
ANO TODO: Os livros da Biblioteca da Sala ficarão o ano inteiro à disposição para manuseio das crianças e leitura pela professora, em diferentes momentos
Exploração inicial | História Coletiva | Brincando com letras móveis | Construção para a Feira |
CIÊNCIAS
1º semestre
CULTIVO DE ERVAS – Ciências Naturais
– Pesquisa sobre ervas mais utilizadas pelas famílias ou que as crianças conheçam, tenham tido algum contato
– Listagem e escolha de algumas delas para o plantio na escola
– Pesquisa sobre os cuidados necessários para o cultivo de ervas, de um modo geral, e também analisando as especificidades das ervas escolhidas para estudo e plantio
– Organização de um espaço da escola para o plantio
– Vivência do plantio de ervas, contando com a parceria de famílias e convidados(as) para qualificar esse trabalho
– Acompanhamento do crescimento das plantas (escritas espontâneas, desenhos, fotografias, vídeos)
– Registros diversos sobre as observações realizadas
– Preparo de receitas e degustação
– Socialização das descobertas, ao longo do projeto, mobilizando as demais turmas da escola a cuidarem e utilizarem alimentos desse espaço
Cuidando das ervas | Suco de Abacaxi com Hortelã | Mini pizza com orégano | Bolinho de carne |
A RUA DA ESCOLA – Ciências Sociais
– Pesquisa sobre o nome da rua da escola (escrita/origem)
– Passeio pela rua identificando locais mais significativos (e sua numeração)
– Escolha de alguns desses lugares para estudo mais aprofundado
– Construção de mapas/maquetes com registros sobre as descobertas
– Acompanhamento do estudo com registros variados (escritas espontâneas, desenhos, fotografias, vídeos)
– Divulgação das descobertas no entorno da escola, trazendo informações para a comunidade
Passeio pela rua da escola | Mapa | Maquetes |
Durante todo o ano
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
– Separação do lixo e cuidados com a água nas situações de rotina
MATEMÁTICA
1º semestre
– Classificação e organização de elementos, com diferentes critérios, justificando sua escolha
– Construção de séries com diversos elementos
– Contagem e quantificação numérica: construção da ideia de nº até 20/30, contagem convencional nesse universo, avançando e ampliando as grandezas conforme as possibilidades
– Reconhecimento da representação convencional dessas quantidades, realizando a leitura e o registro desses números
– Continuidade a uma série cíclica
– Relações de quantidades (maior, menor e igual)
– Resolução de situações envolvendo problemas matemáticos, explorando as 4 operações nesse universo numérico e materiais concretos, coletivamente ou em grupos, buscando registros e estratégias variadas; leitura dos enunciados, explorando a linguagem, as ideias e diferentes formas de resolução
– Registros de problemas e jogos matemáticos
– Exploração do calendário mensal, aniversários (idades) e dias da semana
– Portfólio: Registro de jogos ou brincadeiras (matemática)
LÍNGUA INGLESA
(Trabalho realizado por professora de área)
1º semestre
ENGLISH IN A BAG
Músicas, histórias e brincadeiras com vocabulário básico que:
– propiciem a criação de laços entre professora e alunos(as)
– colaborem para que as crianças se arrisquem na língua através do elemento lúdico
– contribuam para a ampliação do repertório das crianças na língua inglesa
Familiarização com os números, cores e vocabulário referente à família, através de jogos e músicas
MÚSICA
(Trabalho realizado por professor de área, de forma integrada c/ professora regente)
1º trimestre
MÚSICAS PREFERIDAS EM FAMÍLIA
– Apreciação de músicas trazidas de casa pelas crianças como referência do que gostam e/ou escutam com a família em algum momento significativo
– Cantoria e acompanhamento das canções com instrumentos musicais
– Atividades e brincadeiras integrando instrumentos musicais e movimentação corporal
Durante todo o ano
– Desenvolvimento de posturas de cuidado com instrumentos e materiais utilizados, bem como de colaboração nas produções coletivas e diferentes propostas.
Cantoria |Músicas Vitor Ramil |
DATAS COMEMORATIVAS
1º semestre
– Aniversário de Porto Alegre 246 anos – Exploração de imagens, roda cívica e hino da cidade
– Dia Intern. do Livro Infantil (Andersen) / Aniversário da Editora Projeto – 26 anos / Dia Nac. Livro Infantil (Lobato) – Semana de contação de histórias desses autores
– Páscoa – Culinária
– Dia das mães – Cartão enviado para casa na sexta-feira anterior a data
– Dia Mundial do Meio Ambiente – Conversa e exploração de imagens
– Aniversário da Biblioteca Lygia Bojunga – Painel sobre a data
– Festa Junina – Brincadeiras juninas no pátio
Outras datas do calendário brasileiro não são trabalhadas, especificamente como datas comemorativas, mas como referências à construção cultural do nosso país, através de projetos, conversas, leituras, encontros, no decorrer do ano letivo (em especial Dia do índio, Dia da Água, Dia da Árvore, Dia da Solidariedade, Dia da Consciência Negra)