Conheça as propostas de cursos para professores que estão em aberto ou que já foram realizados na Projeto mas se você precisa algo mais específico para sua escola temos ASSESSORIAS PARA ESCOLAS E PROFESSORES. Clique aqui e saiba +
________________________________________________

Setembro / 2019


________________________________________________

Maio / 2019

_______________________________________________

CURSOS NA PROJETO / 2019 – COM BETH BALDI (*)

DIRIGIDOS A: Professores e coordenadores de ed. infantil e anos iniciais do fundamental (até 5º ano), bem como a estudantes de Pedagogia
LOCAIS: TURMAS 1 – Escola Projeto/Unidade 1 – Rua Cel. Paulino Teixeira, 394/Bairro Rio Branco/POA
TURMAS 2 – Escola Projeto/Unidade 2 – Av. José Bonifácio, 581/Bairro Farroupilha/POA
HORAS POR CURSO: 10h30
VAGAS: 10 participantes, no máximo, por grupo (serão entregues certificados)

ABRIL

1) O TRABALHO COM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL
OPÇÕES DE DATAS/HORÁRIOS:
TURMA 1 – 3, 4 e 5/4 – quarta, quinta e sexta-feira – manhã – de 8h às 11h30
TURMA 2 – 5 e 6/4 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado manhã e tarde, de 8h às 12h e de 13h às 16h30
PROPOSTA: O curso irá oportunizar fundamentação e análise de experiências relativas a práticas de leitura e escrita na EI e no F1, voltadas para a interação com textos diversos – jornalísticos, bilhetes, cartas, convites, receitas culinárias, instruções de jogos etc. -, dentro de uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem e levando em conta a BNCC. Os participantes poderão discutir e ampliar suas ideias para diferentes projetos e anos escolares, bem como organizar em conjunto orientações didáticas para seu planejamento.

2) A ARTE NO CURRÍCULO: POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
OPÇÕES DE DATAS E HORÁRIOS:
TURMA 1 – 10, 11 e 12/4 – quarta, quinta e sexta-feira – manhã – de 8h às 11h30
TURMA 2 – 12 e 13/4 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado manhã e tarde, de 8h às 12h e de 13h às 16h30
PROPOSTA: O curso irá promover reflexões sobre a importância da presença da arte, em suas diferentes manifestações e linguagens, no currículo escolar, dentro de uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem e levando em conta a BNCC. Compartilharemos projetos de trabalho e sequências didáticas praticados pela Escola Projeto, analisando-os a partir de concepções e fundamentos relacionados às áreas envolvidas e de propostas variadas trazidas pelos participantes, buscando organizar um conjunto de orientações didáticas para a promoção de experiências ricas e significativas de aproximação das crianças aos objetos de conhecimento e às habilidades de cada área, na educação infantil e nos anos iniciais do fundamental.

MAIO

3) DISCUTINDO AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIAS
OPÇÕES DE DATAS E HORÁRIOS:
TURMA 1 – 8, 9 e 10/5 – quarta, quinta e sexta-feira – manhã – de 8h às 11h30
TURMA 2 – 10 e 11/5 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado manhã e tarde, de 8h às 12h e de 13h às 16h30
PROPOSTA:
Em que pensamos quando falamos em parceria entre escola e famílias?
Afinal por que ou para que a escola busca os pais?
O que move as famílias a interagirem com a escola de forma mais próxima?
O curso irá discutir sobre essas e outras questões que nos mobilizam quando pensamos e encaminhamos, na escola, diferentes formas de nos relacionarmos com as famílias de nossos alunos. A partir de ideias sobre como a Escola Projeto se organiza nesse sentido e das ideias trazidas pelos participantes, bem como de textos de alguns autores que estão pensando sobre o tema, vamos refletir juntos, buscando compreender melhor essas relações para planejar ações que estejam cada vez mais adequadas aos objetivos de cada instituição.

JUNHO

4) PROJETO DE TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (crianças de 4 e 5 anos)
OPÇÕES DE DATAS/HORÁRIOS:
TURMA 1 – 12, 13 e 14/6 – quarta, quinta e sexta-feira – manhã – de 8h às 11h30
TURMA 2 – 7 e 8/6 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado manhã e tarde, de 8h às 12h e de 13h às 16h30
PROPOSTA: Elaboração de um projeto de leitura e escrita para a educação infantil, dentro de uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem e levando em conta a BNCC, passando pelas diferentes etapas necessárias: escolha do foco e da idade das crianças, seleção de textos, descrição de propostas, definindo dinâmicas, tempos, materiais e intervenções, considerando as etapas de leitura – aquecimento, leitura propriamente dita, reconto, compreensão dos sentidos do texto, estabelecimento de relações entre os fatos, entre os diferentes textos e com a realidade próxima dos leitores, exploração da linguagem dos textos e das ilustrações – e de escrita – definição do tipo de texto a ser escrito, para quem e para quê, leitura ‘para escrever’ de diferentes modelos do texto escolhido e escrita pelos alunos ou ditado do texto à professora, bem como leituras parciais ou globais para revisão e qualificação de aspectos discursivos -, até chegar à definição do produto final e da avaliação. Ao longo desse processo de elaboração, serão discutidas ideias que fundamentam as propostas e escolhas realizadas, organizando-se um conjunto de orientações didáticas que os participantes levarão para seus futuros planejamentos.

5) PROJETO DE TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL (1º a 5º ano)
OPÇÕES DE DATAS/HORÁRIOS:
TURMA 1 – 19, 20 e 21/6 – quarta, quinta e sexta-feira – manhã – de 8h30 às 11h30
TURMA 2 – 14 e 15/6 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado manhã e tarde, de 8h às 12h e de 13h às 16h30
PROPOSTA: Elaboração de um projeto envolvendo leitura e escrita no F1, dentro de uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem e levando em conta a BNCC, passando pelas diferentes etapas necessárias: escolha do foco e do ano escolar, seleção dos textos, descrição de propostas, definindo dinâmicas, tempos, materiais e intervenções, considerando as etapas de leitura – aquecimento, leitura propriamente dita, reconto, compreensão dos sentidos do texto, estabelecimento de relações entre os fatos, entre os diferentes textos e com a realidade próxima dos leitores, exploração da linguagem dos textos e das ilustrações – e de escrita – definição do tipo de texto a ser escrito, para quem e para quê, leitura ‘para escrever’ de diferentes modelos do texto escolhido, e escrita pelos alunos, revisão e qualificação de aspectos discursivos e notacionais, bem como reflexões e exercícios sobre gramática e ortografia, a partir das questões observadas nos textos dos alunos, construindo e sistematizando regras, quando for o caso -, até chegar à definição do produto final e da avaliação. Ao longo desse processo de elaboração, serão discutidas ideias que fundamentam as propostas e escolhas realizadas, organizando-se um conjunto de orientações didáticas que os participantes levarão para seus futuros planejamentos.

Valores:

1 CURSO = R$ 330,00
2 CURSOS = R$ 620,00
3 CURSOS = R$ 900,00
4 CURSOS = R$ 1.180,00
5 CURSOS = R$ 1.450,00

Inscrições até uma semana antes do 1º dia do curso, a partir dos seguintes procedimentos:
1) Solicitar reserva de vaga pelo fone ou WhatsApp (51) 99807-3669, com Beth Baldi, ou por e-mail:
beth.baldi@escolaprojeto.g12.br;
2) Após, efetuar depósito ou transferência bancária para: Banco do Brasil, Agência 1249-1, Conta Corrente 124372-1 em nome de Elizabeth Baldi e enviar o comprovante por e-mail ou WhatsApp (51) 99807-3669.
Para pagamento em 2xs:
Há juros (2xs 200,00, p/ um curso; 2xs 340,00, p/ dois cursos; 2xs 475 ,00 p/ três cursos; 2xs 610,00 p/ quatro cursos; 2xs 740,00);
Uma parcela na inscrição e outra em cheque para um mês depois, a contar do 1º dia do 1º curso;
Somente de forma PRESENCIAL (no mesmo endereço indicado para o curso).
Para professores de escolas públicas:
Desconto de 15% nos valores à vista (1 curso 280,50; 2 cursos 527,00; e assim sucessivamente), sem juros, no parcelamento (2xs 140,25; 2xs 263,50 etc.).

(*) BETH BALDI Sócia-fundadora da Escola Projeto. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino, ambos pela PUCRS. Experiência de 30 anos na Projeto e de 15 anos em escolas públicas – municipal e estaduais -, atuando como professora de educação infantil, anos iniciais do fundamental, curso de Magistério e como coordenadora pedagógica. Experiência em instituições privadas de ensino superior (UNISC – Universidade de Santa Cruz/RS e PUCRS).

Outubro 2018

Agosto 2018

 

Abril 2018

CURSOS NA PROJETO – ABRIL / 2018 – COM BETH BALDI (*)

DIRIGIDOS A: professores, coordenadores e estudantes de educação infantil e anos iniciais (até 5º ano) do ensino fundamental

MODALIDADE: Oficinas de 10h/a, divididas em 3 dias (manhãs ou noites)

LOCAL: Escola Projeto/Unidade 1– Rua Cel. Paulino Teixeira, 394/Bairro Rio Branco/POA

VAGAS: 10 participantes no máximo, por grupo

1) OFICINA DE ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE LEITURA

OPÇÕES DE DATAS/HORÁRIOS:

· GRUPO 1 – 9, 10 e 11/4 – segunda, terça e quarta-feira – manhã – de 8h30 às 11h30 (breve intervalo café)

· GRUPO 2 – 13 e 14/4 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado de manhã, de 8h às 14h30 (intervalos para café e para lanche)

· GRUPO 3 – 23, 25 e 26/4 – segunda, quarta e quinta-feira – noite – de 18h30 às 21h30 (café na chegada)

PROPOSTA: A oficina irá oportunizar a vivência da elaboração de um projeto de leitura, dentro de uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem, passando por diferentes etapas:

· Escolha do foco (tema, autor tipo de estrutura textual, entre outras possibilidades);

· Seleção dos textos/livros de acordo com o foco escolhido e para cada modalidade de leitura, considerando a idade das crianças/ano escolar, seus interesses e necessidades, e com tempo previsto para o desenvolvimento do projeto, entre outros critérios, bem como da ordem em que serão apresentados;

· Elaboração de propostas a serem desenvolvidas ao longo do projeto, nas diferentes modalidades de leitura e a partir dos textos escolhidos, pensando em como cada um deles será apresentado e explorado junto às crianças (sequência didática) e definindo dinâmicas, tempos, materiais e intervenções para as leituras em si, as situações de reconto, de compreensão dos sentidos, de estabelecimento de relações entre os fatos do texto, entre os diferentes textos e com a realidade próxima dos leitores, de estudos sobre a linguagem dos textos e sobre as ilustrações etc.;

· Definição sobre o fechamento do projeto, prevendo algum produto final.

2) OFICINA DE ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ESCRITA

OPÇÕES DE DATAS/HORÁRIOS:

· GRUPO 1 – 16, 17 e 18/4 – segunda, terça e quarta-feira – manhã – de 8h30 às 11h30 (breve intervalo café)

· GRUPO 2 – 20 e 21/4 – sexta-feira à noite, de 18h30 às 21h30, e sábado de manhã, de 8h às 14h30 (intervalos para café e para lanche)

· GRUPO 3 – 16, 18 e 19/4 – segunda, quarta e quinta-feira – noite – de 18h30 às 21h30 (café na chegada)

PROPOSTA: A oficina irá oportunizar a vivência da elaboração de um projeto de escrita, dentro de uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem, passando por diferentes etapas:

· Escolha do gênero textual a ser produzido, considerando a idade das crianças/ano escolar, seus interesses e necessidades, e o tempo previsto para o desenvolvimento do projeto, entre outros critérios;

· Seleção de textos a serem lidos e explorados como modelos pelos estudantes, de acordo com o gênero escolhido;

· Elaboração de propostas a serem desenvolvidas a partir dos textos escolhidos, pensando especialmente na perspectiva do “ler para escrever” e definindo dinâmicas, tempos, materiais e intervenções para as leituras, através das quais as crianças possam ir construindo e consolidando boas referências de escrita quanto à estrutura, linguagem, coerência, coesão, gramática e ortografia;

· Elaboração de propostas de escrita propriamente dita, considerando o tipo de texto em questão, o seu destinatário, seu uso social e os diferentes modelos disponíveis e explorados, e colocando os alunos nas posições de escritores, leitores e revisores, de modo a poderem, ao longo do projeto, qualificar sua escrita tanto nos aspectos discursivos quanto nos notacionais;

· Definição sobre o fechamento do projeto, prevendo algum produto final.

Valores:

· R$ 300,00 – Grupos 1 e 3

· R$ 310,00 – Grupo 2

Inscrições até uma semana antes do 1º dia do curso, a partir dos seguintes procedimentos:

1) Solicite reserva de vaga pelo fone ou WhatsApp (51) 99807-3669, com Beth Baldi, ou por e-mail: beth.baldi@escolaprojeto.g12.br;

2) Após, efetue depósito ou transferência bancária para: Banco do Brasil, Agência 1249-1, Conta Corrente 124372-1 em nome de Elizabeth Baldi e envie o comprovante por e-mail ou WhatsApp (51) 99807-3669.

Obs.: O pagamento em 2xs inclui juros (2 x 160,00, p/ Grupos 1 e 2 ou 2 x 170,00, p/ Grupo 3) e deve ser feito com uma parcela no ato e a outra em cheque para um mês depois, a contar do 1º dia do seu curso (no caso, 9, 13, 16, 18, 20 ou 25/5), de forma PRESENCIAL (no mesmo endereço indicado para o curso).

(*) BETH BALDI Sócia-fundadora da Escola Projeto. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino, ambos pela PUCRS. Experiência de 29 anos na Projeto e de 15 anos em escolas públicas, municipais e estaduais, atuando como professora de educação infantil, anos iniciais do fundamental, curso de Magistério e como coordenadora pedagógica. Experiência em instituições privadas de ensino superior (UNISC – Universidade de Santa Cruz/RS e PUCRS). beth.baldi@escolaprojeto.g12.br

Novembro 2017

Julho 2017

 

cursos_julho_2017_email________________________________________________

ASSESSORIAS PARA ESCOLAS E PROFESSORES

Coordenadora BETH BALDI (*)

Você quer levar para sua escola programas de apoio e de formação continuada para os seus professores ou coordenadores?
Então, é só entrar em contato conosco, avisando:
• qual(is) a(s) sua(s) necessidade(s) ou interesse(s): em que área(s) do conhecimento (Língua – oralidade, leitura e escrita, Matemática, Artes, Ciências Sociais ou Naturais, Educação Ambiental, Socialização e Formação do Estudante), ou em que aspecto(s) do trabalho didático-pedagógico (organização e planejamento, construção do currículo, diferentes modalidades organizativas do ensino – projetos, sequências didáticas, atividades permanentes ou independentes -, preparação de reuniões com famílias e com professores, entre outros)
• qual a etapa a que se destina: educação infantil e/ou o ensino fundamental 1 (1º a 5º ano)
• quantos professores e/ou coordenadores participariam
• qual a sua disponibilidade de data(s), horário(s)/turno(s), período do ano etc.

A partir daí, apresentaremos uma proposta de trabalho, para que você avalie e, então, possamos definir juntos periodicidade e duração dos encontros e/ou módulos de trabalho, valor total, local e demais aspectos.

OPÇÕES DE LOCAIS:
• Escola Projeto
• Na própria instituição contratante

CONTATO:
Contato com Beth Baldi por email – beth.baldi@escolaprojeto.g12.br -, fone ou whatsapp – (51) 99807-3669 – para enviar suas necessidades ou marcar um encontro presencial (conforme a disponibilidade e interesse da escola), que permitirá a organização de uma programação dirigida especialmente à escola contratante.

(*) BETH BALDI Sócia-fundadora da Escola Projeto. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino, ambos pela PUCRS. Prática de 28 anos na Projeto e, antes disso, por 15 anos em escolas públicas – municipais e estaduais -, atuando como professora de educação infantil, anos iniciais do fundamental, curso de Magistério e como coordenadora pedagógica. Também ministrou aulas em instituições privadas de ensino superior (UNISC – Universidade de Santa Cruz/RS e PUCRS).

________________________________________________

Abril 2017

curso_profs_1semestre2017_abril.indd

Março 2017

curso_profs_1semestre2017.indd

Janeiro 2017

Novembro 2016

face_21
Inscrições gratuitas: editora@editoraprojeto.com.br

Outubro 2016

curso_outubro2016_750

9EPP_2016

Setembro 2016

curso_setembro2016_900px

_______________________________________
Cursos realizados em 2015

PROFESSORES NA PRÁTICAfolder_detalhe

Seis possibilidades de cursos rápidos
para renovar sua sala de aula. Escolha e venha.

Data e horário: 24 de outubro, Sábado, das 8h30 às 12h30
Local: Unidade 2 da Escola Projeto – Av. José Bonifácio, 581
Valor: R$ 80,00 – Inscrições: ver instruções abaixo dos cursos
Público alvo: professores e coordenadores da educação infantil
e dos anos iniciais do ensino fundamental

CURSO 1: INICIANDO O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO ESCRITOR: PRODUÇÃO TEXTUAL NO 1º ANO

Formadora responsável: Andréia Souza – 1º ano
Este curso se propõe a pensar a respeito da produção textual (planejamento, rascunho, escrita de narrativa, leitura, revisão e reescrita) com alunos do 1º ano, levando em conta a função social da escrita e a sua estreita relação com a prática da leitura. A partir de relato do trabalho realizado na escola, situando o projeto “Minhas Histórias” (3º trimestre letivo) e as sequências didáticas que dele fazem parte, visamos contribuir para a qualificação do planejamento e das intervenções didáticas voltadas para o desenvolvimento da produção escrita com alunos alfabéticos ou em processo de consolidação da escrita alfabética.

CURSO 2: LITERATURA INFANTIL: GOSTOS, CHEIROS E MEMÓRIAS

Formadora responsável: Nicole Bruna Sauthier Niche – educação infantil
Trata-se de uma oficina em que serão abordados temas relacionados à literatura infantil e ideias norteadoras sobre os projetos literários e as sequências didáticas desenvolvidas na educação infantil da Projeto, buscando refletir sobre o papel do professor como incentivador do gosto pela leitura e formador de leitores. A partir daí, os participantes, em grupos, terão oportunidade de planejar um projeto com assessoria da ministrante.

CURSO 3: “EU JURO QUE É VERDADE, VOU CONTAR SÓ PARA VOCÊ…” ­
POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE NARRATIVAS DE HORROR NOS ANOS INICIAIS

Formadoras responsáveis: Jaqueline, Michele e Vanessa – equipe do 5º ano
O curso irá abordar o trabalho de leitura e escrita de narrativas de horror realizado pelo 5º ano durante o 2º semestre letivo, mostrando as produções dos alunos que resultaram das leituras e intervenções realizadas, compartilhando concepções e formas de trabalho nessas áreas e refletindo sobre este gênero textual, que é, ao mesmo tempo, complexo de ser explorado em sala de aula e muito apreciado pelos alunos desta faixa etária.

CURSO 4: A INTRODUÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO
NO 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formadoras responsáveis: Caliana Zellmann e Jéssica Mittmann N. da Silva – 2º e 3º anos
O curso apresentará uma proposta de trabalho para a construção da multiplicação, sua sistematização e ampliação com alunos de 2º a 3º ano. Abordará estratégias heurísticas e uso de algoritmos alternativos da multiplicação, chegando ao algoritmo convencional com um dígito no multiplicador. Serão vivenciados jogos e propostas lúdicas para promover o raciocínio multiplicativo, bem como analisadas estratégias que as crianças utilizam durante o processo de construção dessa operação.

CURSO 5: PROJETO EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Formadora responsável: Kelly Bernardo Martinez – 2º ano
O curso pretende compartilhar a experiência de um projeto em Artes Visuais, desenvolvido no 2º ano do ensino fundamental da escola. Alguns conceitos serão discutidos, juntamente com um momento prático, refletindo sobre aspectos como a potência do trabalho de artes, a alfabetização do olhar e a aula atelier, a arte contemporânea, a apreciação de artistas na escola e a visita a museus e galerias.

CURSO 6: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS:
O QUÊ? POR QUÊ? COMO?

Público alvo: professores de língua inglesa dos anos iniciais, coordenadoras e estudantes de letras
Formadora responsável: Tatiana Canto de Carvalho – profª de Inglês da Projeto
O ensino de língua inglesa nos anos iniciais do fundamental não está regulamentado no PCN, tampouco recebe orientação das autoridades governamentais. No entanto, tem sido implementado na maioria das escolas da rede privada e em algumas instituições de ensino da rede pública. Partindo deste princípio, este curso abordará as seguintes questões: que orientações curriculares podemos pensar, de onde partir e aonde chegar, de que forma estruturar currículo e prática buscando pensar em conteúdos curriculares básicos que deveriam ser explorados. O curso tratará essas questões, compartilhando o que vem sendo pensado na Escola Projeto nesse sentido e ilustrando com projetos/sequências que ocorrem na prática.

Procedimentos para a inscrição:
1) Solicite a reserva de vaga pelo fone (51) 3333-4154, com Desirée, ou pelo e-mail: unidade2@escolaprojeto.g12.br
2) Após, efetue o depósito bancário – Banco do Brasil, agência 1249-1, conta corrente 104.457-5 em nome da Projeto – Escola de 1º Grau Incompleto Ltda
3) Envie comprovante do depósito por e-mail e aguarde a confirmação da sua inscrição.

Informações: (51)3333-4154, com Desirée, ou
pelo e-mail: unidade2@escolaprojeto.g12.br

_________________________________________________

CURSO PARA PROFESSORESdet_curso_2sem2015

As atividades DIVERSIFICADAS
e a construção da AUTONOMIA MORAL

Carga Horária: 8h/aulas (3 turnos)
Datas e horários: 11 de setembro, sexta-feira, das 19h às 21h e
12 de setembro, sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Escola Projeto/Unidade 2 – Av. José Bonifácio, 581- Porto Alegre
Inscrições: pelo fone (51) 3333-4154, com Desirée,
ou pelo e-mail unidade2@escolaprojeto.g12.br
Valor: R$ 150,00 ou 2x R$ 85,00*

Coordenadora:
LIVIA MARIA FERREIRA DA SILVA**
Público alvo: professores e coordenadores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental

Temas a serem trabalhados:
– Autonomia e Heteronomia
– A importância das relações entre pares para
a construção da autonomia
– As atividades diversificadas e a importância das escolhas
– O trabalho em pequenos grupos na sala de aula

Procedimentos para a inscrição:
1) Solicite a reserva de vaga pelo fone (51) 3333-4154, com Desirée, ou pelo e-mail: unidade2@escolaprojeto.g12.br
2) Após, efetue o depósito bancário – Banco do Brasil, agência 1249-1, conta corrente 104.457-5 em nome da Projeto – Escola de 1º Grau Incompleto Ltda
3) Envie comprovante do depósito por e-mail e aguarde a confirmação da sua inscrição.
*Pagamentos parcelados em 2x: a primeira parcela deve ser depositada de acordo com o procedimento descrito acima e a segunda parcela deve ser em cheque, com data de 18/9 e deve ser entregue na sexta, primeiro dia do curso, na secretaria.
Vagas limitadas

** Pedagoga, doutora em Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinas, com estágio na Harvard Graduate School of Education, Mestre em Educação e especialista em Relações Interpessoais na Escola e Construção da Autonomia Moral, com foco nos conflitos interpessoais entre alunos, construção de um ambiente escolar cooperativo e convivência escolar. Experiência em pesquisa educacional, docente na graduação e pós graduação, bem como na formação de professores. Autora de capítulos de diferentes publicações como: É possível superar a violência na escola? Construindo caminhos pela formação moral, Ed. do Brasil, 2012, Temas e dilemas pedagógicos da Educação Infantil – desafios e caminhos, Ed. Mercado de Letras, 2012, Professores e infâncias: estudos e experiências, Ed. Junqueira e Marin, 2011.

_________________________________________________

GRUPO DE ESTUDOS PARA AS PROFESSORAS NOVAS DA ESCOLA

Sabemos que, apesar de acompanhadas de perto por suas coordenadoras, em reuniões individuais semanais, além das oportunidades de trocas nas reuniões gerais e no dia a dia com suas colegas já mais experientes, as professoras novas têm muito a assimilar, neste momento de chegada. Então, estamos promovendo, a partir deste mês de abril, um GRUPO DE ESTUDOS QUINZENAL, para abordar a proposta de forma mais aprofundada, oportunizando que essas professoras possam incorporar com um pouco mais de agilidade a cultura da escola a partir de suas dúvidas e necessidades, se relacionando à essência, aos princípios e à fundamentação do trabalho nas diferentes áreas do conhecimento e adquirindo, assim, mais segurança no seu cotidiano com os alunos.

Participam como coordenadores desses momentos de estudo, além da coordenação do fundamental, alguns professores com mais tempo de escola que se dispuseram a colaborar.