Novembro 2017

Julho 2017

 

cursos_julho_2017_email________________________________________________

ASSESSORIAS PARA ESCOLAS E PROFESSORES

Coordenadora BETH BALDI (*)

Você quer levar para sua escola programas de apoio e de formação continuada para os seus professores ou coordenadores?
Então, é só entrar em contato conosco, avisando:
• qual(is) a(s) sua(s) necessidade(s) ou interesse(s): em que área(s) do conhecimento (Língua – oralidade, leitura e escrita, Matemática, Artes, Ciências Sociais ou Naturais, Educação Ambiental, Socialização e Formação do Estudante), ou em que aspecto(s) do trabalho didático-pedagógico (organização e planejamento, construção do currículo, diferentes modalidades organizativas do ensino – projetos, sequências didáticas, atividades permanentes ou independentes -, preparação de reuniões com famílias e com professores, entre outros)
• qual a etapa a que se destina: educação infantil e/ou o ensino fundamental 1 (1º a 5º ano)
• quantos professores e/ou coordenadores participariam
• qual a sua disponibilidade de data(s), horário(s)/turno(s), período do ano etc.

A partir daí, apresentaremos uma proposta de trabalho, para que você avalie e, então, possamos definir juntos periodicidade e duração dos encontros e/ou módulos de trabalho, valor total, local e demais aspectos.

OPÇÕES DE DATAS E HORÁRIOS:
A) terças-feiras – manhã
B) quartas-feiras – tarde ou noite
C) sextas-feiras – manhã, tarde ou noite
D) sábados – manhã

OPÇÕES DE LOCAIS:
• Escola Projeto / Unidade 1 – Rua Cel. Paulino Teixeira, 394 – Bairro Rio Branco – Fone: (51) 3331-7384
• Na própria instituição contratante

VALOR DA HORA-AULA: R$ 150,00

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES:
1) Contato com Beth Baldi por email – beth.baldi@escolaprojeto.g12.br -, fone ou whatsapp – (51) 99807-3669 – para marcar uma primeira sondagem de interesses e necessidades específicas do grupo em questão (conforme as possibilidades, essa sondagem poderá ser presencial ou por email), a qual permitirá a organização de uma programação dirigida especialmente a ele.
2) Transferência/depósito bancário – Banco do Brasil, agência 1249-1, conta corrente 124372-1 -, conforme valor da programação combinada, e envio do comprovante por e-mail ou whatsapp.

(*) BETH BALDI Sócia-fundadora da Escola Projeto. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino, ambos pela PUCRS. Prática de 28 anos na Projeto e, antes disso, por 15 anos em escolas públicas – municipais e estaduais -, atuando como professora de educação infantil, anos iniciais do fundamental, curso de Magistério e como coordenadora pedagógica. Também ministrou aulas em instituições privadas de ensino superior (UNISC – Universidade de Santa Cruz/RS e PUCRS).

________________________________________________

Abril 2017

curso_profs_1semestre2017_abril.indd

Março 2017

curso_profs_1semestre2017.indd

Janeiro 2017

Novembro 2016

face_21
Inscrições gratuitas: editora@editoraprojeto.com.br

Outubro 2016

curso_outubro2016_750

9EPP_2016

Setembro 2016

curso_setembro2016_900px

_______________________________________
Cursos realizados em 2015

PROFESSORES NA PRÁTICAfolder_detalhe

Seis possibilidades de cursos rápidos
para renovar sua sala de aula. Escolha e venha.

Data e horário: 24 de outubro, Sábado, das 8h30 às 12h30
Local: Unidade 2 da Escola Projeto – Av. José Bonifácio, 581
Valor: R$ 80,00 – Inscrições: ver instruções abaixo dos cursos
Público alvo: professores e coordenadores da educação infantil
e dos anos iniciais do ensino fundamental

CURSO 1: INICIANDO O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO ESCRITOR: PRODUÇÃO TEXTUAL NO 1º ANO

Formadora responsável: Andréia Souza – 1º ano
Este curso se propõe a pensar a respeito da produção textual (planejamento, rascunho, escrita de narrativa, leitura, revisão e reescrita) com alunos do 1º ano, levando em conta a função social da escrita e a sua estreita relação com a prática da leitura. A partir de relato do trabalho realizado na escola, situando o projeto “Minhas Histórias” (3º trimestre letivo) e as sequências didáticas que dele fazem parte, visamos contribuir para a qualificação do planejamento e das intervenções didáticas voltadas para o desenvolvimento da produção escrita com alunos alfabéticos ou em processo de consolidação da escrita alfabética.

CURSO 2: LITERATURA INFANTIL: GOSTOS, CHEIROS E MEMÓRIAS

Formadora responsável: Nicole Bruna Sauthier Niche – educação infantil
Trata-se de uma oficina em que serão abordados temas relacionados à literatura infantil e ideias norteadoras sobre os projetos literários e as sequências didáticas desenvolvidas na educação infantil da Projeto, buscando refletir sobre o papel do professor como incentivador do gosto pela leitura e formador de leitores. A partir daí, os participantes, em grupos, terão oportunidade de planejar um projeto com assessoria da ministrante.

CURSO 3: “EU JURO QUE É VERDADE, VOU CONTAR SÓ PARA VOCÊ…” ­
POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE NARRATIVAS DE HORROR NOS ANOS INICIAIS

Formadoras responsáveis: Jaqueline, Michele e Vanessa – equipe do 5º ano
O curso irá abordar o trabalho de leitura e escrita de narrativas de horror realizado pelo 5º ano durante o 2º semestre letivo, mostrando as produções dos alunos que resultaram das leituras e intervenções realizadas, compartilhando concepções e formas de trabalho nessas áreas e refletindo sobre este gênero textual, que é, ao mesmo tempo, complexo de ser explorado em sala de aula e muito apreciado pelos alunos desta faixa etária.

CURSO 4: A INTRODUÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO
NO 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formadoras responsáveis: Caliana Zellmann e Jéssica Mittmann N. da Silva – 2º e 3º anos
O curso apresentará uma proposta de trabalho para a construção da multiplicação, sua sistematização e ampliação com alunos de 2º a 3º ano. Abordará estratégias heurísticas e uso de algoritmos alternativos da multiplicação, chegando ao algoritmo convencional com um dígito no multiplicador. Serão vivenciados jogos e propostas lúdicas para promover o raciocínio multiplicativo, bem como analisadas estratégias que as crianças utilizam durante o processo de construção dessa operação.

CURSO 5: PROJETO EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Formadora responsável: Kelly Bernardo Martinez – 2º ano
O curso pretende compartilhar a experiência de um projeto em Artes Visuais, desenvolvido no 2º ano do ensino fundamental da escola. Alguns conceitos serão discutidos, juntamente com um momento prático, refletindo sobre aspectos como a potência do trabalho de artes, a alfabetização do olhar e a aula atelier, a arte contemporânea, a apreciação de artistas na escola e a visita a museus e galerias.

CURSO 6: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS:
O QUÊ? POR QUÊ? COMO?

Público alvo: professores de língua inglesa dos anos iniciais, coordenadoras e estudantes de letras
Formadora responsável: Tatiana Canto de Carvalho – profª de Inglês da Projeto
O ensino de língua inglesa nos anos iniciais do fundamental não está regulamentado no PCN, tampouco recebe orientação das autoridades governamentais. No entanto, tem sido implementado na maioria das escolas da rede privada e em algumas instituições de ensino da rede pública. Partindo deste princípio, este curso abordará as seguintes questões: que orientações curriculares podemos pensar, de onde partir e aonde chegar, de que forma estruturar currículo e prática buscando pensar em conteúdos curriculares básicos que deveriam ser explorados. O curso tratará essas questões, compartilhando o que vem sendo pensado na Escola Projeto nesse sentido e ilustrando com projetos/sequências que ocorrem na prática.

Procedimentos para a inscrição:
1) Solicite a reserva de vaga pelo fone (51) 3333-4154, com Desirée, ou pelo e-mail: unidade2@escolaprojeto.g12.br
2) Após, efetue o depósito bancário – Banco do Brasil, agência 1249-1, conta corrente 104.457-5 em nome da Projeto – Escola de 1º Grau Incompleto Ltda
3) Envie comprovante do depósito por e-mail e aguarde a confirmação da sua inscrição.

Informações: (51)3333-4154, com Desirée, ou
pelo e-mail: unidade2@escolaprojeto.g12.br

_________________________________________________

CURSO PARA PROFESSORESdet_curso_2sem2015

As atividades DIVERSIFICADAS
e a construção da AUTONOMIA MORAL

Carga Horária: 8h/aulas (3 turnos)
Datas e horários: 11 de setembro, sexta-feira, das 19h às 21h e
12 de setembro, sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Escola Projeto/Unidade 2 – Av. José Bonifácio, 581- Porto Alegre
Inscrições: pelo fone (51) 3333-4154, com Desirée,
ou pelo e-mail unidade2@escolaprojeto.g12.br
Valor: R$ 150,00 ou 2x R$ 85,00*

Coordenadora:
LIVIA MARIA FERREIRA DA SILVA**
Público alvo: professores e coordenadores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental

Temas a serem trabalhados:
– Autonomia e Heteronomia
– A importância das relações entre pares para
a construção da autonomia
– As atividades diversificadas e a importância das escolhas
– O trabalho em pequenos grupos na sala de aula

Procedimentos para a inscrição:
1) Solicite a reserva de vaga pelo fone (51) 3333-4154, com Desirée, ou pelo e-mail: unidade2@escolaprojeto.g12.br
2) Após, efetue o depósito bancário – Banco do Brasil, agência 1249-1, conta corrente 104.457-5 em nome da Projeto – Escola de 1º Grau Incompleto Ltda
3) Envie comprovante do depósito por e-mail e aguarde a confirmação da sua inscrição.
*Pagamentos parcelados em 2x: a primeira parcela deve ser depositada de acordo com o procedimento descrito acima e a segunda parcela deve ser em cheque, com data de 18/9 e deve ser entregue na sexta, primeiro dia do curso, na secretaria.
Vagas limitadas

** Pedagoga, doutora em Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinas, com estágio na Harvard Graduate School of Education, Mestre em Educação e especialista em Relações Interpessoais na Escola e Construção da Autonomia Moral, com foco nos conflitos interpessoais entre alunos, construção de um ambiente escolar cooperativo e convivência escolar. Experiência em pesquisa educacional, docente na graduação e pós graduação, bem como na formação de professores. Autora de capítulos de diferentes publicações como: É possível superar a violência na escola? Construindo caminhos pela formação moral, Ed. do Brasil, 2012, Temas e dilemas pedagógicos da Educação Infantil – desafios e caminhos, Ed. Mercado de Letras, 2012, Professores e infâncias: estudos e experiências, Ed. Junqueira e Marin, 2011.

_________________________________________________

GRUPO DE ESTUDOS PARA AS PROFESSORAS NOVAS DA ESCOLA

Sabemos que, apesar de acompanhadas de perto por suas coordenadoras, em reuniões individuais semanais, além das oportunidades de trocas nas reuniões gerais e no dia a dia com suas colegas já mais experientes, as professoras novas têm muito a assimilar, neste momento de chegada. Então, estamos promovendo, a partir deste mês de abril, um GRUPO DE ESTUDOS QUINZENAL, para abordar a proposta de forma mais aprofundada, oportunizando que essas professoras possam incorporar com um pouco mais de agilidade a cultura da escola a partir de suas dúvidas e necessidades, se relacionando à essência, aos princípios e à fundamentação do trabalho nas diferentes áreas do conhecimento e adquirindo, assim, mais segurança no seu cotidiano com os alunos.

Participam como coordenadores desses momentos de estudo, além da coordenação do fundamental, alguns professores com mais tempo de escola que se dispuseram a colaborar.