Grupos de questões

Clique nos botões/título de cada grupo de dúvidas:

  • Qual a importância da adaptação dos alunos à escola? Como a escola encaminha esse processo?
  • Algumas orientações específicas
  • Como a escola se organiza para a passagem dos seus alunos do G5 ao 1º ano?
  • Como acontece a adaptação dos alunos egressos da Projeto em outras escolas?

  • O que é e como se desenvolve o processo de Alfabetização, segundo o entendimento da escola?

  • Como a avaliação é concebida na escola?
  • Como a escola avalia seu próprio desempenho?
  • Há provas e notas para medir o rendimento escolar dos alunos?
  • Quais os critérios de avaliação utilizados na escola?
  • Pode haver reprovação na Projeto?
  • Como as famílias são informadas dos resultados da avaliação de seu filho?
  • E a avaliação das crianças com necessidades educativas especiais como acontece?
  • O que a escola faz quando percebe alguma dificuldade no aluno?

  • Qual a importância do brinquedo na vida da criança?
  • Existe um brinquedo certo para cada faixa etária?
  • Todas as crianças brincam do mesmo modo? Existem diferentes etapas no brincar?
  • Existe um brinquedo certo para o menino e outro para a menina?
  • O adulto pode intervir no brinquedo da criança? Como?
  • Pode-se dar as armas de brinquedo para as crianças?
  • E sobre os brinquedos da moda, o que fazer?
  • Por que não se traz brinquedo de casa para a escola?


  • O que é construtivismo, afinal?
  • Qual o papel do professor numa proposta construtivista?

  • Como a Projeto concebe o trabalho com a ortografia?
  • Como a escola vê os erros dos alunos? Os professores fazem correções?
  • Como e quando são feitas as correções e revisões de textos?
  • E a Caligrafia, é trabalhada na escola?

  • Porque trabalhar em grupos?
  • Como formamos grupos?
  • Como funcionam os grupos áulicos?
  • Por que os grupos áulicos são considerados pela escola como uma forma tão especial de formação de subgrupos? Quais são as vantagens dessa formação em relação a outros tipos de agrupamentos?
  • Quais os cuidados necessários?
  • São adotadas outras formas de organização da turma na escola?
  • Como trabalhamos para contemplar as diferenças individuais e o coletivo?


  • Como intervir nas escolhas de leituras dos alunos?
  • Deixar que levem para casa livros escolhidos por eles, mesmo com maior volume de texto?
  • Ou restringir as escolhas que não acreditamos serem as mais adequadas para o momento?

  • Para que servem os limites, afinal?
  • Como ajudar as crianças a aprenderem a se relacionar?
  • É melhor trabalhar em grupo ou individualmente?

  • O que são as Mostras de Teatro?
  • Pra que servem?
  • Com que periodicidade acontecem?

  • Como acontece o contato com as famílias na escola?
  • Os responsáveis participam de situações em sala de aula?
  • Como acontece a comunicação rotineira entre escola e família?

  • As turmas costumam ser reorganizadas de um ano para o outro?
  • Por que as turmas de 3º para 4º anos costumam ser reorganizadas?
  • Como é feita/encaminhada essa reorganização das turmas no 4º ano?

  • Por que é importante que os responsáveis compareçam às reuniões?
  • Como são pensadas as reuniões gerais com as famílias na escola? Com que objetivos e formatos?
  • As reuniões individuais não seriam mais produtivas? Ir nas reuniões individuais não basta?

  • A escola promove passeios e visitas? Para quê? E com que periodicidade?
  • Como são organizadas?
  • Como procedemos quando temos mais responsáveis inscritos do que solicitamos para acompanhar o passeio ou visita?
  • Como a escola aproveita o Parque Farroupilha, que está tão próximo?
  • A escola recebe visitas?
  • Como promovemos a relação da comunidade (pais, alunos, professores) com a cultura?
  • O que é a PROJETO SOLIDÁRIA?

  • Para que serve o tema de casa? Qual a sua importância?
  • Qual a sua periodicidade?
  • Quais são os tipos de tarefas e como é feita a devolução ao aluno?
  • Qual o objetivo da escola com as “tarefas especiais para serem feitas com a família”?
  • O que a escola espera das famílias neste aspecto?
  • Os responsáveis podem ajudar? Como?
  • E a correção ortográfica da escrita deve ser feita pelos responsáveis?
  • Há tarefas diversificadas ou todos os alunos têm sempre o mesmo tipo de tema de casa?
  • Onde está a tarefa?