História: vocação para formar pessoas

No túnel do tempo, ao revisitar a história da Projeto, é possível perceber claramente que a sementinha plantada por um grupo de professoras, lá em 1988, não só cresceu, como floresceu e perpetuou a vocação de um ensino que faz diferença na vida das crianças.

Não é à toa que, já no ano seguinte ao da fundação, em janeiro de 1989, a escola lançou um dos eventos mais queridos de sua história: a Feira do Livro da Projeto. Era um jeito de dizer – e concretizar – todo o amor que a Projeto nutre pela literatura, pelas artes e pela cultura em geral. Daí pra frente não foi diferente. A biblioteca de cada unidade ganhou corpo e frequência concorrida das crianças, e, em 1992, até mesmo uma editora nascia com o propósito de enriquecer a qualidade das publicações voltadas ao público infantojuvenil: surgia a Editora Projeto.

Pra além da sala de aula, a conexão com as artes ganhou ainda mais corpo com a criação dos Sábados Culturais, eventos mensais fora da escola que mobilizam as famílias a frequentar teatros, shows, espetáculos e exposições. E o caldeirão cultural ganhou ainda mais incremento com os artistas homenageados, projeto para trabalhar obras de músicos, artistas plásticos e escritores dentro de sala de aula e com a participação dos mesmos.

É por isso que, quando perguntam à escola a razão de continuar pequena no tamanho, atendendo crianças somente até o 5º ano do Ensino Fundamental, a resposta sai fácil: “a Projeto acredita no imenso poder que a Educação Infantil e as Séries Iniciais têm na formação de uma criança, cujo modo de pensar, conectar acontecimentos e resolver problemas, vai impactar no cidadão que essa criança será, lá na frente. Portanto, essa escola pequena em tamanho permite mais qualidade e atendimento individualizado, além de uma relação mais próxima com esses alunos. Além disso, nesse formato, é possível ter uma equipe mais afinada e melhor estruturada. É nosso jeito de demonstrar nosso compromisso com a formação de cidadãos pensantes, críticos e atuantes”.

Veja abaixo fotos dos principais momentos dessa história: