1) Força na cacunda: siiiim. Criança ama andar na cacunda dos adultos, apostar corrida ou brincar de esconde-esconde. Pode ser dentro de casa, no quintal, na praça. Não importa. Estejam de corpo presente na brincadeira. Sintam a presença um do outro. Pulem corda, amarelinha, mexam-se juntos. A energia compartilhada nesses momentos ensina sobre presença física, sim. Sobre estar junto.
2) Mestre-cuca: criança adora fazer qualquer coisa com os pais e as mães, as dindas(os) ou avós. É impressionante! Preparar um bolo juntos é um desses momentos especiais. Misturando a massa, untando a forma e medindo os ingredientes, as crianças passam um tempo com o pai ou com a mãe, conversando e compartilhando saberes. É uma linda experiência.
3) Saia da rotina: experimente dizer SIM para algo diferente hoje que, usualmente, é vetado na rotina familiar. Pode ser dormir até mais tarde ou ir pra cama mais tarde, pode ser tomar banho de chuva, se o clima permitir, é claro, ou fazer o menu sugerido pela criança no almoço, pisar em poças de água ou usar uma roupa que não é do cotidiano. Qualquer coisa divertida que possa deixar o dia diferente, criando outras memórias afetivas.
4) Declare-se: deixe bilhetes de amor pela casa para o seu filho(a), diga as características que o(a) tornam tão especial, os gestos, as pequenas coisinhas do cotidiano que fazem da criança uma presença amorosa na família. Os pequenos amam bilhetinhos, cartinhas, declarações. E a gente às vezes esquece desses detalhes na correria do dia-a-dia.
5) Vire aprendiz: convide a criança a lhe ensinar algo, qualquer coisa. E esteja atento, na escuta generosa de aprender o que ele ou ela tem a lhe ensinar.
6) Álbum de fotografias: sabe aquelas caixas de fotos antigas, de quando você era criança? Chame a criançada pra mexer na caixa de guardados, veja os álbuns, conte histórias da sua infância, de como eram os seus familiares, o que você fazia, como brincava. Eles amam saber dos pais e mães, avós, dindos(as), dos seus tombos, seus machucados, das travessuras, dos primeiros namorados. É a mais pura conexão.
7) Dance: sim! Arraste os móveis da sala, ligue o som e tire as crianças pra dançar. Elas nunca lhe viram dançar? Então é hora de mudar isso. Mostre suas músicas preferidas e convide-as compartilhar as canções que você mais gosta. Dancem, mesmo que de qualquer jeito. Hora de diversão conjunta.
8) Fiquem de preguiça: deitem juntos(as), conversando sobre qualquer coisa, sem celular, TV ou computador por perto, só vocês, com direito a muitos abraços apertados e longos, muito cafuné e bate-papo. Brinquem de recorde de abraço. Quanto tempo vocês conseguem ficar abraçados sem parar?
9) Inventem uma história em parceria: pode ser no papel, pode ser só falando mesmo. Uma pessoa começa uma história a outra continua e, assim, o fio da imaginação vai se desenrolando. Vão surgindo personagens, cenários, figurinos, tramas, desfechos. Quando se derem conta, vocês já têm um mundo da fantasia só de vocês. E para sempre!
10) Deslumbrem-se: vale observar o canto dos pássaros, ver as plantas do pátio, as cores, texturas, tamanhos, cheiros. Contem as estrelas, olhem para as árvores de outro jeito, encantem-se com a natureza. Podem ficar em silêncio curtindo o momento presente, juntos, em integração com o mundo ao redor. Nada é mais de vocês. Nenhum presente é maior!
Vai lá! Um, dois e já!