No primeiro ano é assim: escrita e diversão a um só tempo!
No projeto de escrita do manual de brincadeiras indígenas, as crianças aprendem brincadeiras de diferentes aldeias, experimentando e conhecendo outras culturas, além de integrarem-se com os novos colegas de turma e com os diferentes espaços da escola.
Depois de brincarem bastante com a sua turma, registram e desenvolvem a escrita por meio de textos instrucionais, compreendendo a sua função, bem como reconhecem e aproximam-se do papel do escritor.
A ideia é que as turmas de 1º ano troquem uma escrita coletiva, indicando para outra turma a brincadeira favorita do grupo, convidando os colegas para brincarem também. Recebido o texto, as turmas brincam e percebem se as instruções estão bem elaboradas, exercitando, portanto, a revisão. Ficam atentas à escrita, quanto à clareza e organização das ideias, assim como à linguagem e características deste tipo de texto.
Observe nas fotos algumas brincadeiras realizadas pelas turmas de primeiro ano: Peixe Pacu, Sol e Lua, Onça, O Gavião e os Passarinhos, Macaco, Curupira, O Gavião e a Galinha e outras!
1º ano – Manual de brincadeiras indígenas
Postado em por comunidade
0