O questionamento surgiu a partir da leitura do poema Matéria da poesia, de Manoel Barros. O texto sugere que todas as coisas sem importância e que, talvez, passem despercebidas aos nossos olhos, são matéria-prima para poesia.
Após fazer a leitura, as crianças das turmas 12 e 13 foram para o pátio com lápis e prancheta em mãos procurar matéria para poesia. Ou seja, o que, aos olhos delas, chamava a atenção e se destacaria na escrita de seus versos.
A turma 13 obteve um olhar aguçado para os elementos da natureza, já a turma 12 observou objetos e brinquedos do pátio.
Primeiramente, as crianças se organizaram em duplas e fizeram uma lista de palavras interessantes para compor os poemas. Na sala de aula, socializaram com a turma suas escritas e, coletivamente, selecionaram algumas palavras e criaram rimas para elas. O terceiro e último passo foi elaborar um texto coletivo e o resultado da Turma 12 foi esse:
COISAS QUE SERVEM PARA POESIA:
TURMA 12
CASULO -PULO NUTELLA- REMELA- MANOELA – PANELA PORTÃO- CHORÃO ARANHA- MONTANHA -AREIA- TEIA – FEIA BALANÇO GOSMENTO- BENTO
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AS AVENTURAS DE MANOELA E BENTO
MANOELA FEZ COMIDA MÁGICA NA PANELA TRANSFORMOU NUTELLA EM REMELA. ELA CHOROU PORQUE FOI PICADA POR UMA ARANHA E TAMBÉM PORQUE CAIU DE UMA MONTANHA. LÁ NA MOTANHA TINHA TEIAS DENTRO DE UMA CAIXA DE AREIA. MANOELA ENCONTROU UMA PERUCA FEIA NA AREIA. DENTRO DA PERUCA TINHA UM CASULO. QUANDO VIU O CASULO DEU UM PULO! A MANOELA FOI AO PARQUE E ENCONTROU UM BALANÇO GOSMENTO E ACHOU O SEU NAMORADO BENTO. OS DOIS ANDARAM NO BALANÇO CHECHELENTO E JUNTOS ACHARAM UM PORTÃO CHORÃO RESOLVERAM AJUDAR O PORTÃO DEIXANDO-O MAIS ALEGRE ENTÃO LEVARAM O PORTÃO NA SORVETERIA E ENCONTRARAM A MARIA. |