As turmas do 2º ano aprendem muita Matemática! Muita porque a Matemática é rica e oferece inúmeras possibilidades. É dentro dessa ideia que as propostas são variadas, englobam atividades estruturadas, cálculos, problemas matemáticos, explorações diversas e jogos de muitos tipos.
Brincar com jogos de baralho ou dados, realizando operações, significa, na prática, obter a soma dos números, avançando nos cálculos de maneira mais ágil. Foi com esse propósito de memorizarem as operações que os jogos foram propostos ao longo do trimestre.
Resolver as operações por meio de problemas matemáticos é possibilitar que as crianças utilizem os conhecimentos que já têm disponíveis para resolvê-los e, ao mesmo tempo, as desafiem a encontrarem outras estratégias.
Os momentos de socialização da estratégia pessoal para toda a turma, ao resolver um dado problema, indo ao quadro e mostrando, passo a passo, como fez para resolvê-lo e que estratégias usou, favorece para que vejam como os colegas fizeram, se usaram o mesmo caminho ou uma forma diferente. Refletir sobre o que fez, conhecer e experimentar outras possibilidades, argumentar e explicitar ideias é tão importante, quanto saber qual operação será usada e colabora para a ampliação do repertório matemático de todos.
É nesse ambiente, de múltiplas possibilidades, que a Matemática vai sendo construída, por todos e por cada um, nas muitas formas de fazer e de pensar.