As turmas do 2º ano estão desenvolvendo um estudo sobre embalagens, aguçando o olhar e discutindo, no sentido de estabelecer relações sobre consumo X sustentabilidade do planeta. E esse olhar em desenvolvimento foi ampliado pelo viés da arte, por meio de uma oficina de caleidoscópio realizada pela Luciana Delacroix.
Etimologicamente, a palavra caleidoscópio se originou a partir da junção dos termos gregos kallós (“belo”, “bonito”); eidos (“imagem”); e skopeo (“olhar para”, “observar”). Assim, o significado original da palavra grega seria “ver belas imagens”.
Na prática, são objetos cilíndricos, feitos de metal ou de cartão, cujo o fundo é revestido com espelhos e pequenos pedaços de vidros ou objetos coloridos. Com a movimentação deste instrumento, o reflexo dos vidros nos espelhos compõem diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas, que se formam em arranjos simétricos, criando uma mistura infinita de imagens com formatos e cores diferentes.
O caleidoscópio desenvolvido com as turmas, apresenta todo esse encantamento, porém em boa parte de sua confecção também utiliza uma série de materiais reaproveitados, transformando o que seria resíduo em um objeto inspirador, que incentiva os diferentes olhares!
Veja os registros das oficinas e prepare-se para ver as belas imagens dos caleidoscópios, durante a Mostra de Ciências na semana de 19 a 23/08.