Beth Baldi e Neca Baldi (1)
Hoje é aniversário da Projeto! E, mais que tudo, neste dia, queremos agradecer!
Obrigada a todos(as) os(as) profissionais que estão, ou estiveram em algum momento, conosco, e que são/foram responsáveis por pensar a escola e colocar em prática ideias e princípios construídos em conjunto, ao longo dessa trajetória, fazendo a Projeto ser hoje o que é.
Obrigada às crianças, de hoje e de ontem, que dão sentido ao trabalho de todos(as) nós, e com quem seguimos aprendendo. Super obrigada aos(às) nossos(as) queridos(as), que dão vida e alegria ao nosso dia a dia e são a razão de ser da escola.
E às suas famílias, obrigada pela confiança e parceria, pelo aplauso e pela crítica, pela presença e pelo apoio.
Nesta data especial para nós, e que neste ano nos encontra especialmente apreensivas e cuidadosas com tudo e com todos(as), queremos também juntar forças e boas energias com vocês para que possamos seguir juntos(as), (re)construindo o que for necessário.
Queremos, sobretudo, reafirmar, depois desses dois anos tão difíceis, o amor, a paixão, a motivação e o compromisso para com esta linda escola, que é de todos(as) nós.
Para falar disso, escolhemos um poema da nossa querida Ana Helena Amarante (2), o qual deixemos de presente a vocês, aproveitando para desejar a todos(as) boas festas e um lindo ano novo, com saúde, alegrias e muitos aprendizados:
Trem
Vou indo como um trem
rasgando a noite enquanto se dorme
Vou indo sem testemunha
rasgando a terra com meu barulho surdo
como um coração que bate e ninguém escuta
Vou indo num escuro azulado que anoitece
num azul que só eu vejo
Num azul por onde bebo a noite
Vou indo
Como um perigo ao lado que ninguém sente
Numa alegria escandalosa
Feito bomba feito vento feito corpo que se choca
Vou indo
Num mundo que não está pronto
E nunca estará
Numa vida que não cabe em mim
E transborda
Transborda
E sempre transbordará
(1) Diretoras e fundadoras da Escola Projeto.
(2) Ana Helena é mãe do ex-aluno Antônio e tem colaborado com este blog vez por outra. É Psicóloga, Dra. em Filosofia, Diretora do Grupo Teatral das Duas Outras e Poeta. Seu livro – No desvio dos olhos é que as coisas são -, de onde retiramos o poema aqui transcrito e o qual recomendamos muito, foi publicado no início deste ano de 2021, pela editora Class, de POA.