O Projeto de leitura e escrita do 2º trimestre foi de um gênero muito especial: cartas! Os alunos e alunas leram alguns livros com essa temática e refletiram sobre essa forma de se comunicar tão comum há anos atrás e sobre os elementos essenciais nesse tipo de texto.
Para complementar o estudo, as turmas 31 e 32 tiveram um encontro com o carteiro Felipe Conceição, padrasto do Caio, aluno da turma 31 para conhecer mais sobre essa profissão e o caminho percorrido pela carta até chegar ao seu destino.
Cada turma escreveu duas cartas coletivas: uma para uma escola indígena em outra cidade e outra para o nosso querido músico convidado, Vitor Ramil. Além disso, cada aluno(a) escreveu uma carta individual para algum amigo(a) ou familiar que mora longe.
Turma 31
“Porto Alegre, 16 de agosto de 2018.
Olá Vitor!
Ouvimos a sua música Neve de papel e nela percebemos uma pergunta: se há uma carta pra você? Decidimos, então, te escrever!
Gostamos muito de compor a música com você porque nos deixou alegres e cheios(as) de energia, foi um momento super especial!
Foi muito legal conhecê-lo pessoalmente! Nossa música coletiva ficou muito divertida, adoramos cantá-la com o profº Ianes. Foi bacana você nos dar essa oportunidade, que pouquíssimas pessoas têm, de te conhecer e fazer música juntos(as).
Adoramos cantar suas músicas nas aulas de música (em especial a que fizemos juntos(as)), em algumas choramos, outras damos risadas, mas todas, quando cantamos, nos deixam cheios(as) de alegria e felicidade.
Percebemos que você toca violão muito bem!
Queríamos saber como foi pra você fazer essa música com a gente? Como é ser músico?
Na nossa conversa na escola teremos muitas perguntas para fazer!
Algumas de nossas músicas preferidas são: À Beça, Grama Verde, Noite de São João, Estrela Estrela, Satolep Fields, Foi no Mês Que Vem e, óbvio, Acordei Sonhando.
Estamos ansiosos(as) pelo dia do show, vai ser demais!
Um abraço da turma 31 – Escola Projeto – Profª Márcia”
Turma 32
”
“Ergela Otrop”, 29 de agosto de 2018.
Olá Vitor Ramil,
Você lembra da gente? Somos alunos e alunas da turma 32, do 3º ano da Escola Projeto. Nós estudamos no turno da tarde e alguns alunos e alunas conseguiram ir ao encontro com você para compor a música “Acordei Sonhando”. Achamos que a música ficou muito bonita e fantástica! E você, o que achou? Você gostou de compor conosco? Como foi essa experiência?
Para muitos(as) de nós, foi muito interessante e divertida, mas também achamos bem difícil. Principalmente para encaixar as palavras na melodia, encontrar as palavras certas. Antes dos encontros achávamos que compor uma música era beeem mais fácil, tipo “pão com geleia”, “mamão com açúcar”. Nós lhe achamos muito gentil e calmo, você teve muita paciência para nos explicar os detalhes e para nos ensinar a compor a música. Você já precisou de ajuda para compor alguma canção? Como você se inspira para compor suas músicas?
Ficamos pensando em como deve ter sido difícil compor a música Joquim, que é longa. Como foi? Qual foi a sua inspiração para compor essa música? O Santiago, um dos nossos colegas, ouviu a música “Faroeste Caboclo” e achou parecida com Joquim, pela forma de cantar e por serem uma história. Vimos que as duas foram compostas no mesmo ano, qual foi composta primeiro? Quando você compôs essa música você conhecia a “Faroeste Caboclo”?
Falando em música, você está compondo uma música nova?
Quando ouvimos a música Neve de Papel, ouvimos os versos “Será que vem
Alguma carta pra mim?
Mas de quem virá?
O que irá dizer?”
“Onde estará
Aquela carta pra mim?”
E pensamos que você ia gostar de receber uma carta nossa, principalmente porque estamos estudando sobre a escrita de cartas e seria uma honra escrever para você.
Aqui na Projeto, temos aula de música uma vez por semana, mas também estamos ouvindo suas músicas em outros momentos, como nas aulas de Artes e em algumas atividades. Além disso, muitos alunos curtem ouvir suas músicas em casa e no carro. Quando você era criança você gostava de música? Qual era o seu cantor ou cantora favorito? Qual foi o primeiro instrumento que você aprendeu a tocar, e com qual idade? Como você aprendeu a cantar tão bem?
Percebemos que você toca violão muito bem e ficamos curiosos(as) para saber se você já tocou em alguma banda.
Achamos muito legal que você criou a palavra Satolep, essa palavra é muito mais criativa que Pelotas. Como você teve essa ideia? Como é morar aí? E a sua casa, como é? Você recebe muitas visitas?
Antes de terminarmos a carta, queremos te perguntar algumas curiosidades. Pode ser? Qual o time de futebol que você torce? Você tem gato, cachorro ou algum outro animal de estimação?
Então… Hoje, acordamos sonhando com você, amigo. Queremos viajar para ver você. Em suas músicas, seguimos você. Explosões, de canções. Vimos o futuro, e estávamos cantando. Com você.
Vamos acordar e sair cantando, com você, no show. Viajar é bom, sermos seu amigo, melhor ainda…
Bem Ramil, bem Ramil… vamos parando por aqui porque essa carta está beeeem, bem Ramilonga!
Nos vemos no show!
P.S: nos divertimos muito escrevendo essa carta pra você! Achamos que ela ficou “Louca de cara”. Esperamos que você se divirta também!”