O 3º ano se dedicou ao estudo sobre Mobilidade Urbana no 2º trimestre e, o resultado de todo o estudo foi apresentado na Mostra de Ciências. As turmas explicaram, através de propostas que envolveram jogos com perguntas e reflexões, além de materiais com informações que foram elaborando ao longo do trimestre.
Veja, a seguir algumas das conclusões das crianças:
O que mais nos marcou foi descobrir os motivos das coisas que víamos na rua, como o bicicletário e o piso tátil, que a maioria de nós não sabia o que era, nem pra que servia. Também sobre as sinaleiras com sinal sonoro. Achamos muito bom estudar isso!
Aquele chão com bolinhas se chama piso tátil. O piso tátil começa e logo acaba, só tem em algumas calçadas, não há continuidade. As pessoas deviam conversar e combinar com seus vizinhos para estender na sua rua.
Percebemos e descobrimos pra que servia os sinais piscantes e sonoros nas garagens. Achamos super importante, depois de saber como funciona.
Para algumas pessoas, coisas simples, como chegar ao trabalho ou ir ao hospital são bem mais difíceis do que parecem. Se todo mundo soubesse disso, talvez tudo fosse diferente. Eu não imaginava que para algumas pessoas era tão complicado andar pela cidade! Para pessoas comuns como nós, tudo é mais fácil e a gente não percebe. Locomover-se por Porto Alegre é mais difícil para algumas pessoas e as bicicletas são um transporte sustentável e se ajudarmos a nossa cidade estaremos nos ajudando!
Percebemos que as rampas nas calçadas não são bem feitas como deveriam. Além de ter poucas, muitas vezes elas não se encontram com outras, assim os cadeirantes não conseguem seguir seu caminho com segurança. Isso deveria ser diferente. Já sobre os sinais nas garagens, percebemos que têm em muitos lugares, o que é uma coisa boa.
Não sabíamos sobre o funcionamento dos sinais usados no piso tátil: as bolinhas para parar e os riscos para seguir. Também percebemos que a cidade tem pouca mobilidade, muitos carros na rua e dificuldades de acesso para todas as pessoas: calçadas mal cuidadas, desrespeito aos sinais, buracos etc.
Adoramos saber sobre os cães-guias, como eles trabalham, que cuidados devemos ter e que eles podem acompanhar as pessoas em praticamente todos os lugares.
Aprendemos que com mais janelas você pode conviver mais com os vizinhos e que carros elétricos e bicicletas não poluem. Em outros países têm mais ciclovias, veículos diferentes, como carros e ônibus elétricos e também metrô.
O que mais queremos é que aumente a acessibilidade na nossa cidade, para todas as pessoas, tanto para andar pela cidade como para entrar em lugares, como escolas, restaurantes, lojas, prédios etc. Aprendemos que precisamos de uma cidade mais feliz, com transportes que não poluem e com mais acessibilidade para todos! Existem vários lugares no mundo que têm uma ótima mobilidade e podemos melhorar a de Porto Alegre!