Um dos projetos de Língua Portuguesa mais aguardados 4º ano, sem dúvida, é o de narrativas de aventura. Permeado pela leitura do livro As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, um clássico da literatura infanto-juvenil, o projeto tem o intuito de promover o aprimoramento da experiência leitora e a crescente apropriação à linguagem escrita.
Ao trabalharmos com narrativas de aventura, estamos lidando com textos mais complexos e, portanto, damos aos estudantes a oportunidade de conhecer bons autores e enredos.
As produções escritas envolvem o avanço no desenvolvimento de ideias, bem como ortografia, pontuação, letra maiúscula e paragrafação. Portanto, aspectos discursivos e notacionais são trabalhados com intencionalidade e tem um crescente investimento nesses aspectos.
Em 2020, em especial, o processo de escrita e de revisão ocorreram de forma diferente: virtual e, em parte, para quem voltou para a escola, presencial. Foi algo bem desafiador no sentido de acompanhar, a distância, o processo de criação dos alunos e das alunas e as interferências feitas pela professora ao longo dessa produção.
No final do trimestre, fomos agraciados com um livro de narrativas virtuais do 4º ano, que se tornará físico e ficará disponível na biblioteca da escola para leitura em 2021, se tudo der certo.
4º ano – Leitura e escrita de NARRATIVAS DE AVENTURA
Postado em por Escola Projeto
0