O autor convidado deste ano foi mais do que especial. Não apenas pela sua rica obra, que nos convida a mergulhar nas narrativas, mas especialmente por oferecer acesso a uma cultura que é, ao mesmo tempo, tão próxima e tão desconhecida. O estudo de leitura do trimestre promoveu um novo jeito de olhar e de sentir, de perceber o mundo e de perceber-se nele. Por meio das histórias de Daniel Munduruku, as crianças puderam descobrir conceitos importantes para a vida em comunidade. Descobrir detalhes sobre a rotina de diferentes povos indígenas, sensibilizar e refinar seu próprio olhar. E foi pensando em sensibilização que se deu o primeiro contato com este estudo.
As turmas do 4º ano foram recebidas em uma sala temática, na qual se ouviam sons da natureza, se sentiam folhas, galhos, cheiros, se viam imagens que remetiam para um outro lugar, um ambiente natural e cheio de objetos próprios dos povos indígenas. Nessa vivência, foram propostas também trocas de informações e uma conversa circular em torno da fogueira, com o uso do bastão falador, experienciamos momentos de escuta, que são de grande valor para esses povos e de muitas aprendizagens para nós.