O trabalho com arte de rua traz a possibilidade de diferentes reflexões sobre espaços públicos e cotidianos como portadores de arte, com a possibilidade de expressar alguma mensagem que pode representar desde histórias até protestos.
A proposta deste projeto com o 5º ano é a de explorar a arte de rua através do grafite. Como produto final desse estudo, temos a produção de um desenho em uma parede externa da escola que representa algo escolhido pelos alunos e alunas. Este ano a escolha foi por personagens clássicos da literatura de horror, temática estudada em Língua Portuguesa, nos projetos de leitura e escrita. Com a ajuda do artista Cauan Rolim durante o planejamento, processo e finalização, as crianças dedicaram-se à pintura durante algumas semanas. Para o artista, a experiência é muito gratificante:
“Minha experiência com os alunos do 5º ano nos últimos cinco anos de trabalho com grafite na Escola Projeto, é sempre muito desafiadora. É uma alegria muito grande poder compartilhar meus conhecimentos com as crianças. Elas são muito criativas e isso enriquece muito o trabalho. A coordenação e as professoras são muito competentes nas ideias e nos conceitos de trabalho. Sempre há crianças que têm mais habilidade com o desenho e outras que têm menos. Mas no fim, isso é muito rico, porque elas podem trocar experiências entre si. Este ano o trabalho foi desenvolvido sobre a temática de horror e é muito legal ver a reação das crianças durante todo o processo até o acabamento do trabalho. Normalmente o que acontece primeiro é a apresentação do meu trabalho como artista de rua e as diferentes produções que eu tenho. Após isso, decidimos a temática e o lugar onde será feita a pintura, para poder começar com o esboço do desenho. Inicialmente o desenho é feito em papel e eu vou auxiliando durante essas etapas para que elas possam ter ideia da dimensão e da proporção do trabalho. A transição é bem interessante, porque alguns alunos demonstram ter medo de não conseguir traçar na parede o que foi feito no papel, mas o próprio processo os encoraja na medida em que vão conseguindo. E claro, tem a curiosidade grande em poder usar o spray. A última finalização é feita por mim e eles acompanham para ter a ideia de luz, sombra e profundidade. Eu sempre fico entusiasmado em fazer esse trabalho, principalmente em função do retorno que tenho de cada um deles. Mas o processo acaba envolvendo a escola inteira e crianças de outras séries demonstram entusiasmo em chegar logo ao quinto ano para poder também participar. Agradeço a escola pela oportunidade”.
Veja o muro pronto:
Veja o processo: