Na Projeto, as crianças são incentivadas a vivenciar experiências de cidadania desde cedo. Uma delas é a eleição do Grêmio Estudantil da escola.
Anualmente os alunos e alunas das turmas de 5º ano, por serem os mais velhos da escola, têm a missão de realizar uma série de propostas pensadas especialmente para os colegas de toda a escola e para a comunidade escolar. Organizados em chapas, com nome e uma agenda de propostas, os grupos visitam as turmas do Ensino Fundamental, apresentando suas ideias, angariando votos e respondendo as dúvidas de todos. Essa etapa é chamada de campanha.
De modo geral, as ideias das chapas giram em torno da promoção de atividades lúdicas que envolvam as turmas dos diferentes anos, inclusive da Ed. Infantil. Pode ser um piquenique, uma festa à fantasia, festa do pijama, um torneio de futebol ou uma série de oficinas, não importa. Certo é que, todos os anos, elas se puxam para serem mais criativas do que as anteriores. E mais: o grupo eleito também tem uma atribuição que vai além dos muros da escola: devem idealizar e colocar em prática uma ação ou campanha que beneficie algum grupo social em situação de vulnerabilidade. São as ações solidárias do Grêmio Estudantil, que, entra ano sai ano, muito nos emocionam.
“Os próprios alunos, organizados em torno do Grêmio Estudantil, promovem diversas ações para melhorar as relações entre turmas da escola e na sociedade, tais como doações para hospitais; atividades de contação de histórias para crianças internadas, brincadeiras ou cantorias em creches carentes”, enumera Neca Baldi, diretora da escola.
Este ano, depois de uma eleição apertada, a Projeto Sem Limites foi eleita, e as ações já começaram a ganhar vida, tanto na Unidade 2 quanto na Unidade 1, com as crianças da Educação Infantil. Prova disso foi a tarde do pijama, com direito a acampamento e contação de histórias, junto com os pequeninos dos Grupos 1, 2 e 3, e a festa à fantasia, promovida para os maiores, dos Grupos 4 e 5.
“O bacana é que os grandes, os eleitos na chapa, se sentem muito orgulhosos de ir à Unidade 1, muitas vezes matando a saudade do tempo em que estiveram lá, e retornando com muitas brincadeiras, assumindo um protagonismo muito inspirador. E os pequenos ficam curtindo, observando e, por vezes, costumam verbalizar que um dia eles serão do Grêmio”, comenta Neca.
Para além da brincadeira, cada campanha de diretoria para o Grêmio Estudantil deixa lições que mostram o quanto cidadania e educação caminham lado a lado desde bem cedo aqui na Projeto.
“Todo esse movimento de formação, bem como as ações pensadas pelos estudantes do Grêmio, reforça nossa crença no trabalho junto aos alunos e alunas com vistas a liberdade de opinião, respeito à diversidade e valorização de ações coletivas. A cada campanha a gente percebe como as crianças têm potencial de trazer propostas bacanas para a vida em grupo e o quanto o respeito a ideias diferentes tem espaço, voz e vez. Um exercício que serve de exemplo para todos, não?”, completa Neca.