Durante o primeiro trimestre de 2015, realizamos o Projeto de Leitura baseado na obra de Heloisa Prieto. Os alunos tiveram a oportunidade de apreciar os diferentes estilos de escrita da autora e de conhecê-la pessoalmente, em uma conversa muito rica e divertida.
Agora, no 2º trimestre, as turmas de 3º ano iniciaram o Projeto de Escrita de Cartas e a primeira tarefa foi escrever uma carta endereçada à autora. A carta foi escrita primeiramente em duplas, depois houve a união das ideias de cada dupla para, finalmente, redigirmos a carta das turmas. Estamos, neste momento, aguardando o retorno dessas cartas.
Veja a seguir alguns depoimentos de alunos do 3º ano sobre essa experiência, fotos da produção das cartas/versão final e do encontro dos alunos com Heloisa Prieto na Projeto:
Depoimentos dos alunos:
Foi legal, porque nós acabamos aprendendo mais coisas sobre cartas e nós nos comunicamos mais, falamos e demos “dicas” sobre livros. Adoramos escrever a carta para a Heloisa Prieto, foi divertido e uma ótima experiência.
Turma 31 – Andriele e MaitêGostei de escrever para a Heloisa porque a gente teve a experiência de escrever para alguém e isso vai ajudar na escrita da carta individual.
Cecília – Turma 32
É legal porque é um jeito de se comunicar e falar coisas que não falamos no encontro com ela.
Giovanna – Turma 32Trabalhar com a obra dela foi muito bom porque vimos que existem diferentes jeitos de escrever literatura e que também não existe só um tipo de história.
Nosso livro preferido foi o 1001 Fantasmas porque não sabíamos o que ia acontecer na próxima página, na próxima carta.
Ficamos pensando, a partir do encontro que tivemos com ela sobre a diferença entre contos de fadas e contos de terror. Vimos que contos de fadas têm mais imaginação e dá para misturar com o real. Os contos de terror são uma “ficção mais real”. Neles não aparecerão fadas voando…
Escrever a carta foi legal porque conhecemos mais sobre a pessoa ao receber a resposta. É uma forma de agradecimento e também um jeito diferente de se comunicar.
Turma 33 – Filipe e Miguel
Agora leia as cartas:
Turma 31
Porto Alegre, 22 de junho de 2015.
Prezada Heloisa Prieto!
Está tudo bem com você? Suas histórias nos surpreenderam de tão legais que elas são! Continue a escrever suas histórias e seus contos, achamos seus livros aterrorizantes, misteriosos, detalhados, aventureiros e emocionantes.
Ao longo do estudo que fizemos sobre você, aprendemos muito sobre as narrativas fantásticas. Nós gostamos de várias histórias, como: A dona da bola, a dona da história; Magos, fadas e bruxas; Monstros e mundos misteriosos; Duendes e gnomos; Mata; Terra.
Gostaríamos de perguntar algumas coisas:
• De onde você tira imaginação para fazer todas essas histórias?
• Você gosta de viajar para ter inspiração para escrever os livros?
Apostamos que o próximo livro que você for escrever será ótimo. Você é a melhor escritora que nós conhecemos! Nós somos crianças, por isso a carta é pequena. Mesmo assim, esperamos que tenha gostado!Assinado: Anaís, Andriele, Cássio, Érico, João Carlos, João Gabriel, Maitê, Manoella, Stefani e Teodoro e profe Luana.
Turma 32
Turma 33
Porto Alegre, 29 de junho de 2015.
Olá querida Heloisa!
Nós, da turma 33 da Escola Projeto, adoramos seus livros, pois através de suas histórias aprendemos bastante sobre você, sua família e diferentes culturas. Na sua obra, vimos que você se inspirou na sua infância.
Aprendemos também como a imaginação é importante, a diferença entre um livro de terror e um de conto de fadas e a importância da história da nossa vida, ao escrever.
Ficamos admirados porque seus livros são muito detalhados, divertidos e criativos.
A turma, no geral, gostou muito do livro 1001 Fantasmas, porque é diferente dos outros, foi escrito através de cartas, que é o nosso assunto de estudo do segundo trimestre aqui na escola. Além disso, achamos este livro misterioso. Vimos que a história Uma armadilha para o Conde Drácula, do livro Vice-versa ao contrário, também foi escrita dessa forma.
Lemos também a coleção Quase tudo o que você queria saber e achamos divertida, aprendemos sobre seres fantásticos. Essa coleção é cheia de imaginação e magia.
Gostamos também dos livros A panela da paz e O cachorro que sabia dar risada, pois são baseados em fatos reais.
Estudamos muitos outros livros e adoramos seu jeito de escrever. Desejamos que você continue a criar ótimas obras.
Estamos escrevendo essa carta como forma de agradecimento pela visita, pela possibilidade de conhecer suas histórias e para perguntar se você sabe o que aconteceu com o ladrão da história Minhas três heroínas, do livro Heróis e Guerreiras (aquele que teve o coração amolecido pela comida da Dona Sebastiana).
Aguardamos ansiosamente sua resposta.Com carinho e abraços,
Turma 33 e professora Jéssica.