É evidente o fascínio que as crianças sentem pelos jogos envolvendo materiais variados, como palitos, dados e baralho. Para que os estudantes do 1° ano seguissem avançando na construção do número e nas relações numéricas, propusemos alguns jogos.
A seguir, as regras de alguns que foram trabalhados em aula, para que possam jogar e se divertir em família!
BATALHA DOS NÚMEROS
Pode ter diferentes variações, por exemplo:
- Em dupla, cada jogador tira simultaneamente uma carta, que deve estar disposta ao centro e separada em dois montes. Quem tirar o algarismo maior, ganha a carta. Vence o jogador que atingir o maior número de cartas.
- Em dupla, os jogadores tiram simultaneamente 2 cartas formando um número. Quem formar o número maior fica com o par de cartas. Vence o jogador que atingir o maior número de cartas.
A segunda variação além de colocá-las diante do questionamento sobre qual é o número maior também faz com que reflitam acerca do valor posicional dos números.
Some 10
Distribui-se de 4 a 6 cartas para cada jogador (no máximo 6 pessoas), e 10 são colocadas no meio da mesa, viradas para baixo. Cada participante deve, na sua vez formar um par que some 10, utilizando uma carta de sua mão e outra da mesa. Ao formar o par, separe de lado. Caso não consiga formar o par, deve descartar uma no monte da mesa. Vence quem obtiver o maior número de pares.
AMARRADINHO
Material: palitos de sorvete, elásticos ou atilhos e um dado
Tabela dividida ao meio: unidade e dezena
Um participante lança o dado e pega a quantidade correspondente ao número tirado no dado de palitos colocando no espaço da UNIDADE. Ao completar 10 palitos, une-os em um elástico, colocando este “amarradinho” no espaço da dezena. O adulto determina um critério para terminar, por exemplo, quando alguma dupla, formar 50 (5 amarradinhos), o jogo termina. A contagem é feita pelas duplas e pode-se também fazer uma contagem de todas as duplas.