Uma parece inteirinha com azulejos para pintar!! Nenhuma dúvida que as crianças aproveitariam muito este momento. As tintas foram organizadas em pratos com a ajuda das próprias crianças, conversando sobre as cores e como apertar os tubos para que a tinta saísse. Depois, pegaram pinceis e fizeram diferentes descobertas com seus pares. Neste momento, os adultos estavam como apoio, observando e registrando as ações das crianças e as possíveis descobertas de cada uma. As crianças comentaram o tamanho dos pinceis, observaram a produção de pingos no chão durante o transporte de tinta, organizaram-se no espaço para encontrar lugar para todas pintarem, pintaram com atenção, misturaram cores conversando sobre elas, uma criança pintou as mãos e foi limpar na parede, logo mais algumas fizeram o mesmo com intenção, algumas fizeram batidas na parede com pincel cheio de tinta e produziram respingos no rosto, passaram as mãos nos pratos com tinta e sentiram a textura dela. Foram muitas experiências que, se as crianças não contaram, alguns vestígios chegaram em casa, como cabelos pintados e unhas ainda com tinta.