A Escola Projeto convidou a PUCRS e os Colégios João XXIII e Rosário para uma parceria inédita, que resultou em um importante evento, no teatro do prédio 40 da PUC, em setembro último. Unindo esforços, trouxemos a Porto Alegre o professor Artur Gomes de Morais, da Universidade Federal de Pernambuco, parceiro de longa data nos estudos sobre aprendizagem e ensino da Ortografia e, mais recentemente, sobre Alfabetização. Artur lançou na ocasião o seu novo livro “Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização“, Ed. Autêntica, 2019, fez uma conferência aberta e gratuita e, ainda, um curso de 4h (em 2 noites) sobre o assunto.
A grande adesão de professores, coordenadores, especialistas da área e estudantes aos eventos (500 inscritos) afirmou a relevância do tema, especialmente neste momento em que as instituições de ensino lidam com propostas autoritárias, baseadas em métodos fônicos ou afins, que não solucionam as questões da área.
O professor e pesquisador abordou a diferença entre consciência fonológica e fonêmica, situando as habilidades de consciência fonológica que, segundo suas pesquisas, são importantes para a alfabetização, numa perspectiva construtivista e sem abrir mão do trabalho com os textos e o letramento. Também provocou reflexões importantes sobre a BNCC, em sua parte referente à linguagem, e sobre o papel da escola na garantia da igualdade de oportunidades a todos os estudantes. Trouxe, ainda, exemplos de situações didáticas com jogos e textos poéticos, através das quais é possível promover a consciência fonológica em salas de aula de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, destacando princípios orientadores para esse trabalho.
Foram encontros muito instigantes, cheios de oportunidades de novos aprendizados, tanto em relação ao que o professor Artur Morais trouxe a todas(os) que estiveram presentes, como no que diz respeito à bela parceria que os tornou possíveis!