O projeto de escrita de cartas do 3º ano, no 2º trimestre, envolveu a troca de correspondências para intercambiar informações, dar sugestões ou fazer questionamentos.
As turmas deste ano mandaram uma carta coletiva à autora convidada, Heloisa Prieto. Além disso, outras cartas foram escritas de forma individual: a primeira para parentes próximos ou amigos de outras cidades e a segunda para os alunos do 4º ano da própria escola.
As crianças ficaram super envolvidas com esta proposta, principalmente quando obtiveram as respostas depois de enviarem suas cartas com perguntas. Assim puderam conhecer o que mais gostavam, tanto na escola, quanto nas preferências pessoais e também como era estudar naquela série.
Carta enviada pela Cecília, aluna da turma 32, a uma amiga, do Rio de Janeiro e a resposta dela.
A atividade fez parte do trabalho de escrita de cartas, visando que os alunos percebessem a necessidade da adequação da linguagem, de acordo com o universo da pessoa para quem se está escrevendo, buscando vocabulário adequado para os elementos estruturais da carta pessoal e tudo que envolve a prática do gênero epistolar.
Veja a seguir alguns momentos significativos desta proposta.