As turmas de 5º ano, acompanhadas das professoras Ana Carolina e Vanessa andaram experimentando algo novo e diferente nos últimos tempos. Essas duas turmas foram convidadas a criar uma parceria com alunos(as) do 7º ano do fundamental II e professores(as) de Artes e de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFRGS, através da participação na projeto “10X15 – Momentos de não calar”, proposta que vem sendo construída com a turma do Aplicação desde o ano passado e que culminou com uma bela exposição no Centro Cultural da UFRGS.
A proposta, que nasceu a partir de conversas com alunos e alunas durante a tradicional “Semana de Línguas” do colégio, e teve como mote a pergunta: Para o que você se cala?, deu origem à ideia de espalhar palavras e ideias acerca do que andava silenciado na vida dos(as) estudantes. A partir daí, as professoras de Artes, Karine Storck e Caroline Becker, em companhia de Marcelo Maciel (LP), trouxeram para conversa a obra do artista brasiliense Vital Lordelo, a fim de colocá-la em tensão, através de oficinas de produção textual e de imagens, sobre o que não poderiam deixar calar neste momento das suas vidas,utilizando o formato de cartão postal, no tamanho 10×15. As turmas da Projeto foram informadas sobre a exposição e receberam o convite para também produzir, com inspiração do trabalho do artista Lordelo e dos(as) estudantes-artistas, os seus cartões, que passarão a fazer parte da exposição no Centro Cultural de 1º a 20 de dezembro, das 9h às 19h.
No dia 20 de novembro houve o encontro entre alunos e alunas das duas escolas e a entrega dos postais produzidos na Projeto. Na ocasião, nossos alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo que levou à exposição e puderam contar também os movimentos realizados na escola para que sua participação fosse possível. Outras escolas também foram convidadas e aderiram à proposta, compondo um grande emaranhado de ideias, pensamentos, encontros e escritas de si, que estão, a partir de agora, à disposição do público em um espaço de arte, à espera de serem compartilhadas com tantas outras histórias, sentimentos e emoções. Valeu a parceria, Colégio de Aplicação!