Inspiradas no conceito de coletivo, trazido pela artista Ana Flávia Baldisserotto, as crianças dos Grupos 3 e 4, com apoio das professoras Taynara e Iasmim, construíram uma horta comunitária. O processo de construção envolveu pintura coletiva dos vasos, plantio das mudas e sementes e confecção de placas para identificá-las.
Trabalhamos com as crianças o conceito de horta comunitária. Tem sido necessário o cuidado diário para a manutenção da horta, que ficou localizada em frente à escola. Percebemos o quanto essa proposta foi significativa a partir dos cuidados investidos pelas crianças e dos relatos feitos pelos grupos, destacando a intervenção da comunidade ao plantar novos alimentos ou colher os já crescidos.
Durante os momentos de conversa foi discutida a importância da horta como espaço de oferta de alimentos àqueles que precisam e como local de plantio para aqueles que podem colaborar com o coletivo. Nesses momentos, as crianças trouxeram relatos como: “A Horta comunitária é boa, porque se está precisando e está passando na frente da escola, você pode pegar”, “Todo mundo pode tocar e pegar”, “Dá para pegar um galho e levar para casa”, “Alguém pegou a alface para fazer uma saladinha”, “No dia que nós plantamos, na saída eu vi uma pessoa, que levava muitos lixos, colher a alface, mas ela precisava”.
São momentos nos quais as crianças vivenciam propostas coletivas, ampliando sua visão para além de suas próprias famílias e começando a pensar em termos de uma comunidade e suas questões, com um discurso cheio de afetividade e sensibilidade. Como professoras, ficamos felizes em colaborar com esse tipo de atividade, que tem como enfoque a formação de sujeitos que pensam e agem no coletivo, que dialogam, refletem e se envolvem em propostas como a da horta comunitária, preocupando-se com o próximo e cuidando dele.
Professoras Taynara e Iasmim