Trabalhamos com as crianças de diferentes formas para que elas possam vivenciar situações em grupo. Uma destas situações são as assembleias de turma, que começam no 2º ano e permanecem até o 5º ano.
A assembleia é um momento escolar organizado para que os alunos e professores possam falar de tudo que lhes pareça pertinente para melhorar a convivência e o trabalho escolar, assim como, valorizar o que a turma já consegue fazer bem.
Ela precisa tornar-se uma atividade habitual da turma, pois a regularidade é importante para a cultura do diálogo se construir. É preciso garantir que ocorra este diálogo no espaço da sala e a busca de entendimento e de soluções possíveis, a cada momento.
Durante esta proposta, a turma é organizada de forma que todos possam se ver e há a vivência de diferentes papéis: coordenador e atista (que no início ficam sob a responsabilidade da professora), cronometrista e organizador das inscrições.
As crianças são convocadas a pensarem no problema e em como resolvê-lo da melhor forma, preocupando-se muito menos em nomear quem fez algo errado.
É feito o resumo dos acordos ou um registro das combinações, que finaliza a assembleia. É um momento indispensável, pois dá às crianças uma consciência dos compromissos assumidos pelo grupo. Quanto mais explícito for o conhecimento desses compromissos, maior a possibilidade de que venham a se concretizar.
Acreditamos que esta proposta contribui muito para que as crianças consigam:
– Cooperar mais
– Colocar-se no lugar do outro
– Expressar suas próprias opiniões de maneira respeitosa
– Compreender quais situações são problemáticas para o grupo
– Comprometer-se e engajar-se com a melhora dos problemas apresentados
– Argumentar com lógica para defender o posicionamento pessoal
– Respeitar os acordos coletivos
– Responsabilizar-se por suas ações e ideias
Para nós, aqui da Projeto, conviver bem também é uma aprendizagem que deve ter seu espaço de trabalho garantido na sala de aula!