As crianças do 3º ano e seus familiares encerraram o mês de agosto com um encontro virtual muito especial com o indígena Vherá Poty, da Aldeia do Imaruí Tekoá Marangatu, Santa Catarina. Ele, atualmente, reside em Santa Catarina, mas já foi cacique da Aldeia Tekoá Pindó Mirim, em Itapuã e viveu na Aldeia do Cantagalo, perto da Reserva Biológica do Lami.
As crianças, inspiradas por algumas músicas de Mário Falcão com a temática indígena e pelos estudos sobre a Reserva Biológica, elaboraram muitas perguntas que foram enviadas previamente e ele respondeu durante a sua fala. Ele contou sobre seus hábitos diários, mostrou até o rio em que lava o rosto de manhã cedo e também a sua produção de artesanato, que ele vende e entrega pelo correio e essa é a maneira que a sua aldeia tem feito para sobreviver à pandemia.
Foi uma conversa que proporcionou muitos aprendizados e reflexões e, se dependesse do interesse das crianças e de suas famílias, poderia continuar por muito mais tempo, porque Vherá Poty é um ótimo contador de histórias!