No último sábado, dia 19 de setembro, o 3º ano participou de uma conversa virtual com duas representantes do Projeto Macacos Urbanos: Rafaela Delacroix (bióloga e ex-aluna da Escola Projeto) e Júlia Ilha (estudante de Biologia/UFRGS). O encontro complementou o projeto da Reserva Biológica do Lami, no qual as crianças estudaram diferentes espécies de animais e plantas, que são preservadas naquela área.
As convidadas contribuíram trazendo informações e curiosidades sobre alguns animais ameaçados de extinção, como o gambá e a planta Ephedra (que deu origem à criação da Reserva Biológica do Lami, idealizada pelo fundador José Lutzenberger). As crianças também contribuíram com suas questões e seus conhecimentos sobre os animais estudados, como o Diego da turma 33, que falou: – O lagarto Teiú solta o rabo para se defender!
O foco principal abordado pelas convidadas foram os bugios que vivem, tanto na área da reserva, quanto na urbana do bairro. As informações de como eles vivem, do que se alimentam, como podemos colaborar para a preservação desta espécie e até sobre o temperamento dele, foram fundamentais para que as crianças compreendessem mais sobre o equilíbrio ecológico e qual o papel dos seres humanos na colaboração com esse ecossistema.
Se você quiser saber mais sobre esse projeto e em como ajudar, adquirindo as camisetas, entre na página do Instagram: @macacosurbanos