Sonia Rosa nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É escritora, contadora de histórias e professora. É graduada em Pedagogia e é Mestre em Relações étnico-raciais. Desde pequena sempre gostou de escrever poesia e contar histórias para vizinhos e amigos. Foi assim que, de tanto contar histórias conhecidas, acabou inventando suas próprias histórias!
No ano de 1995 publicou seu primeiro livro, O Menino Nito, que foi relançado em 2002 pela Editora Pallas.
Em 2006 e 2007 fez um curso de Pós-Graduação “África-Brasil: Laços e Diferenças”, quando aprofundou seus conhecimentos acerca da temática afro-brasileira, que sempre estiveram presentes na sua literatura.
Sonia diz que: estudar essa diversidade, compreender a riqueza desses estudos e colocá-los dentro do texto infantil, dão uma grande alegria e satisfação para ela. E sabe que essa contribuição é muito importante para os leitores brasileiros e, sempre que possível, contempla a diversidade afro-brasileira em seus livros. Conta que o ritmo africano revelado nas danças brincantes e no batuque encantador dos tambores acompanha a sua vida desde pequena. E isso reafirma a sua identidade negra, conectando-a aos seus ancestrais e fazendo com que se sinta plena, de corpo e alma.
Conheça mais sobre a nossa autora convidada de 2021, no site: www.escritorasoniarosa.com.br.
(Texto adaptado de biografias do site da autora e do livro É o tambor de crioula)