Luís Felipe de Noronha Pinto (*)
Meu nome é Luís Felipe de Noronha Pinto, tive a sorte de estudar na Projeto.
Cheguei na escola aos 5 anos, após uma cirurgia no cérebro que me deixou com sequelas (eu fiquei com hemiplegia, um tipo de paralisia parcial, do lado direito do meu corpo). A escola, os professores e os colegas me acolheram e foram fundamentais no meu desenvolvimento. Eu fazia, e até hoje faço, tudo do meu jeito: jogava futebol com meus colegas, corria no meu tempo e participava de todas as atividades da escola.
De todas as lembranças maravilhosas que tenho da Projeto, uma eu guardo com o maior carinho até hoje. Na sede da Projeto da José Bonifácio, tivemos um professor de Educação Física chamado Márcio. O Márcio era um cara muito sensível que percebeu que poderia me ajudar ainda mais. Certo dia, ele fez uma dinâmica que consistia em amarrar a mão direita de cada um dos colegas, para eles terem a experiência de uma parte das dificuldades que eu enfrentava. Esse exercício de empatia foi um marco na minha vida, pois, a partir daquele momento, me senti ainda mais entendido e acolhido.
Hoje, eu continuo fazendo as coisas do meu jeito! Trabalho com Design e Animação e estou me especializando em UX (experiência do usuário) com ênfase em Acessibilidade, tornando sites e produtos digitais mais acessíveis a pessoas com qualquer tipo de deficiência. A luta é grande, pois menos de 1% dos sites brasileiros possuem acessibilidade.
Queria dizer a todos que estudam na Projeto, que aproveitem essa maravilhosa oportunidade que fez toda a diferença na minha vida.
(*) Ex-aluno da Projeto (4ª série/2002).