Gabriela Ribeiro Filipouski (* )
Na última Roda, falamos do pensamento crítico e criativo das crianças, assunto sobre o qual muitas famílias já haviam manifestado interesse. A conversa trouxe questões que possibilitam trocas com o encontro de outubro: a relação entre a formação de pensamento e a criatividade na infância, como etapas do desenvolvimento infantil.
Não se pode falar em desenvolvimento sem pensar no processo por meio qual as crianças adquirem e aprimoram diversas capacidades (cognitivas, motoras, emocionais e sociais).
Ao conquistá-las, a criança passa a apresentar comportamentos e ações esperadas para a sua idade. Esse processo não se desenvolve de forma rigorosa, mas em espiral. A criança precisa ir e voltar em muitas das habilidades que vem adquirindo para consolidar a etapa que está em aprendizagem. O movimento em espiral não ocorre apenas em relação à etapa, mas também em relação às habilidades de cada uma.
Pensar em desenvolvimento infantil também é pensar em diferenças, entender que cada um tem seu ritmo, que as diferentes habilidades são adquiridas de forma individual e que o grande período de distância que existe entre os tempos de começar a sentar, falar e caminhar, por exemplo, está amparado nesse processo individualizado.
Assim, nós, pais, mães e cuidadores, devemos ter cuidado ao estabelecer regras e comparações entre crianças que vivenciam cada uma dessas etapas. É fundamental termos tranquilidade para acompanhar de forma cuidadosa cada criança e suas habilidades.
Entender e respeitar as diferenças dos adultos nesse processo também é importante. Não precisamos estar sempre prontos para todos os estímulos e brincadeiras, as crianças devem saber disso e aprender a respeitar os gostos e preferências dos seus cuidadores. Um bom parceiro para jogos de tabuleiro pode não ser assim tão bom nas brincadeiras mais agitadas, por exemplo, e tudo bem.
O desenvolvimento infantil é um conjunto de aprendizados e experiências adquiridas das diferentes vivências das crianças e, pouco a pouco, vai tornando-as mais independentes e autônomas.
Quer conversar e saber mais sobre isso? Então, venha participar da próxima Roda de Conversa, no dia 27 de outubro, quarta-feira, das 19h às 20h!
Te esperamos!
(*) Psicóloga que coordena as Rodas de Conversa com as Famílias da Projeto, desde abril deste ano, e mãe do Bernardo, aluno do 3º ano da escola.