Gabriela Filipouski (*)
Estamos finalizando mais um ano da nossa “Roda de Conversa”, atividade que iniciou durante a pandemia com o intuito de abrir um espaço para pais e responsáveis poderem compartilhar ansiedades, angústias e experiências. Com o retorno às aulas presenciais e a volta à rotina, a atividade se manteve como um espaço de articulação entre escola e famílias.
Por que escolhemos conversar mensalmente com pais e mães dos(as) alunos(as)?
Porque acreditamos que a escola deve ser um ambiente acolhedor para todos(as) – crianças, famílias e colaboradores – e favorecer a manifestação de diferentes olhares sobre um interesse comum: uma educação de qualidade. Quando as famílias interagem, trocam ideias e circulam pelo ambiente escolar, podem mostrar com transparência o modo como se relacionam com ele, socializar inquietações e fundamentá-las coletivamente, colaborando para que as crianças vivenciem com segurança todas as situações que a escola proporciona.
Nesse sentido, ao trocar experiências com outras famílias a respeito de medos, angústias ou sentimentos relacionados às crianças, estreita-se a conexão entre a casa e a escola e são atualizados os princípios e valores que caracterizam o projeto pedagógico escolar, algo especialmente necessário neste momento, considerando as circunstâncias dos tempos tumultuados que vivemos. Isso reforça o vínculo com os adultos de referência das crianças, da família e da escola, e possibilita relações mais significativas para todos(as). Além disso, quando as angústias e ansiedades circulam, quando se pode falar sobre elas, discutir e pensar junto – como fazemos neste espaço das nossas rodas -, elaboramos essas situações e sentimentos, para que não apareçam nas crianças e não virem sintoma.
O ambiente escolar é um espaço de aprendizagem, de construção e de aplicação de habilidades cognitivas e sociemocionais. Nesse espaço, é possível aprender a conviver com sujeitos da mesma etapa de desenvolvimento e com outros, mais novos, um pouco mais velhos ou muito mais velhos. Sendo assim, estar na escola é mais do que participar de aulas e fazer lições, é também extrapolar o ambiente escolar, o que envolve a vida familiar e comunitária. Para colaborar com o ambiente escolar, atuando de forma positiva em relação à saúde mental das crianças, é importante que as famílias se percebam envolvidas e tranquilas com o cotidiano desse ambiente, tornando-se colaboradoras da construção desses conhecimentos.
Vamos seguir juntos(as) nesta proposta? Esperamos por cada um(a) de vocês no nosso próximo encontro para seguir pensando, debatendo e construindo aspectos importantes para a formação das nossas crianças. Agende-se para o dia 26/10/22, das 19h às 20h, pelo zoom, e venha conversar com a gente!
(*) Psicóloga que coordena as Rodas de Conversa com as Famílias da Projeto, desde abril de 2021, e mãe do Bernardo, aluno de 4º ano da escola.