Bethy Krieger e Luizinho Santos – InDuo (*)
21 de dezembro de 2022
Música, arte, crianças e suas famílias, mais professores, músicos e educadores e equipe comprometidos… só pode dar coisa boa essa mistura!
E deu mesmo! Neste 2022 fomos convidados pela Escola Projeto para sermos os músicos do trabalho realizado desde 2001, onde se estuda a obra dos compositores, no nosso caso do Duo que temos há mais de trinta anos. A ideia não poderia ser melhor: aproximar os alunos da produção musical realizada no nosso estado, valorizando o que se faz aqui.
Tivemos uma experiência extremamente rica de trocas, com os alunos da escola e com os professores e coordenadores, que sempre estiveram presentes e nos apoiando nas nossas apresentações e nos encontros que tivemos nas sedes da Escola e no Café Fon Fon, onde recebemos todos para as apresentações musicais. Cabe destacar aqui a beleza dos trabalhos de artes visuais, as coreografias desenvolvidas com as músicas selecionadas em nosso repertório e a audição e canto realizados com elas. A ajuda do professor de música Ianes Coelho foi fundamental: ele contribuiu com a criação de letras para três músicas do nosso repertório que é instrumental. Nosso Duo trouxe a música instrumental ao projeto, a aproximação com os instrumentos musicais e com uma audição diferente, aquela que se sente e percebe, uma situação menos comum e um desafio para todos. Escolhemos algumas músicas juntos para o trabalho e foi emocionante a participação das crianças cantando conosco durante os encontros e apresentações. O encontro com a comunidade escolar – pais, alunos, equipe de apoio e professores – nos permitiu conhecer e trocar com todos, nossas experiências e motivações no fazer musical e peculiaridades da nossa profissão.
A realização da proposta foi muito além do que imaginamos: a cada encontro os questionamentos, as atividades, as conversas e a troca musical nos proporcionaram repensarmos o começo de nossas carreiras como músicos, porque escolhemos e tocamos nossos instrumentos, sobre como fazemos as composições, além de nos propor leveza e diversão. A cada dia e horário de apresentação – foram quatro -, tivemos um público ouvinte caloroso, participante e muito educado. Participar deste projeto foi um privilégio para nós.
Tocar um instrumento, ouvir música, participar de apresentações ao vivo, expressar sentimentos, questionamentos, tudo isso é muito importante e necessário. Oferecer e proporcionar estes encontros promove a ampliação de repertório, educa a audição, a percepção e, cabe ainda ressaltar, é assim que criamos critérios para nossa escolha na escuta musical.
Muito já foi dito da importância da arte na vida de todos nós, mas também é preciso dizer da importância da vida na arte: esta riqueza de experiência que tivemos com a comunidade escolar da Projeto fez e fará a diferença na vida de todos nós.
Com muito carinho, agradecemos o convite da Escola Projeto e a oportunidade de levar nossa música até vocês, que participaram e dividiram conosco esses momentos.
Até breve!
(*) Músicos estudados no projeto “Encontro com o compositor”, da escola, em 2022.