Beth e Neca Baldi (*)
E chegou o tão esperado começo de ano na sede nova! O tão sonhado prédio único – reunindo alunos e alunas da educação infantil e dos anos iniciais do fundamental da Projeto, além da equipe que passa a estar toda junta para uma trajetória seguramente mais integrada e cooperativa – se fez realidade no 35º ano letivo da escola, depois de vários anos funcionando em duas casas separadas.
Foram 16 caminhões de mudança chegando em janeiro na Av. Ipiranga, 585, Bairro Menino Deus, nosso novo endereço. Colocar em ordem tudo que chegava – mobiliário, livros, brinquedos, jogos, equipamentos, caixas e mais caixas de documentos, utensílios e materiais diversos -, em meio à poeira de obras ainda acontecendo (pinturas, troca de vidros das janelas, arrumação da parte elétrica etc.), foi uma loucura, para dizer o mínimo! Especialmente porque eram poucas pessoas, já que a época era de férias da equipe. Mas esse pequeno grupo (pequeno em número, mas muito forte, em todos os sentidos!), formado pela Neca, pelas funcionárias da escola e por alguns(as) monitores(as), deu conta do recado, como os(as) professores(as) puderam ver no dia 13 de fevereiro, ao chegar na escola para o seminário de estudos, e como as crianças e suas famílias poderão ver desde já, ou ao chegarem no dia 22, quando iniciam as aulas!
Claro, algumas coisas ainda ficaram por ser terminadas e melhoradas (por exemplo, a instalação dos aparelhos de ar condicionado e o elevador, que serão providenciados assim que possível), sem falar naquele toque especial que só quem for usar cada espaço é que poderá lhe dar… Então, esperamos e desejamos que todos(as) cheguem com muita energia boa a esse novo lugar, trazendo suas ideias, sua vibração, sua vontade de se integrar, compartilhar e crescer juntos(as), que é o que fará nossa escola continuar sendo um lugar trilegal!!!
Acreditamos que as novidades que passam a fazer parte do dia a dia de todos(as) no novo espaço contribuam para isso. Vejam só:
- Cantina na escola, com alimentação super cuidada e elaborada pela equipe da BananaMaçã – chef Marcelo Schambeck e Flavia Mu –, que oferecerá almoço, para as crianças que frequentarem o Integral, e lanche para aqueles que desejarem.
- Salas-ambiente variadas – além da biblioteca, da sala de recursos (Atendimento AEE), do auditório, da sala de artes e das salas de música e teatro, a nova sede terá uma sala de estudos e jogos, uma sala exclusiva para o Integral (+Projeto) e outra para o ensino de inglês do Integral, uma sala para computação e outra para atividades de culinária. E, ainda, salas para as coordenações e professores(as).
- Diferentes espaços ao ar livre – além do pátio externo e da quadra, um pátio interno coberto será ideal para atividades em dias de chuva, com um palco próximo para teatro, terraço e 2 solários.
- Horta comunitária no terraço do prédio – a cargo de um grupo de pessoas, incluindo familiares de alunos(as), professores(as) e alunos(as) que desejarem.
- +Projeto – atividades no contraturno (manhã e tarde) para quem quer ter mais tempo de escola e também para crianças de outras escolas! Serão propostas construções de engenhocas, com materiais de reaproveitamento, tecelagem, modelagem e outras artes manuais, malabares, experimentos na natureza, marcenaria, brincadeiras ao ar livre, além de realização dos temas de casa, com acompanhamento de um ou mais adultos da escola. No turno da tarde é a Tati, do T de Tati, quem vai coordenar o trabalho. E ainda haverá opção de contraturno Bilingue, com 2h diárias de inglês, sob coordenação da Tatiana do Canto, da Cleff School.
- Diferentes atividades extras no vespertino – além daquelas já oferecidas – Bate-bola, Taekwondo, Capoeira, Teatro, Inglês, Robótica, Canto Coral e Viagens literárias -, haverá também Yoga e Skate para as crianças. E, para os adultos, ofereceremos: espanhol (Hablar), Percussão, Violão e Teatro.
E as programações para 2023? Deixamos aqui apenas uma “palhinha” do que já está agendado, mas muita coisa mais está sendo pensada:
- Projeto do Autor do Ano, com Susana Ventura como autora convidada, que estará presente na nossa Feira do Livro, no dia 27 de maio.
- Lançamento da canção “Acordei sonhando”, composta por alunos(as) de 3º e 4º anos/2018 com Vitor Ramil, quando ele foi o músico estudado na escola.
- Projeto do Artista Visual do Ano, estudando a obra do indígena Xadalu, com a Mostra de Artes Visuais em setembro.
- Projeto Músico do Ano, com Os Fagundes como convidados, a serem estudados pelas turmas, e com show marcado para dezembro.
- Aniversário de 35 anos da escola.
Fora tudo o que ainda vamos inventar juntos(as)!!! Temos um ano novinho em folha num espaço cheio de novidades pra curtir!!! Bora lá, que muitas aprendizagens nos esperam!
(*) Diretoras da Projeto.