O podprojeto é uma iniciativa da Escola Projeto, com a curadoria das jornalistas Lúcia Mattos e Lucia Porto, do @quasesempauta, a cada 15 dias um episódio novo no ar, sempre às terças-feiras. Para saber mais sobre o quase sem pauta, te inscreve lá no canal.
#11 – Temporada 1 – Formação constante e em movimento
Nosso último episódio desta Temporada: passou voando.
E foi uma rica conversa com duas pessoas muito especiais na história da Escola Projeto, Beth Baldi e Sônia Barreira.
Quem conhece a Projeto e sabe um pouco da nossa história conhece a Beth. Uma das sócias-fundadoras da Escola, a Beth é professora com formação em Pedagogia, Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino, ambos pela PUCRS. Antes da Projeto, trabalhou em escolas públicas como professora e coordenadora pedagógica, e também no ensino superior, na UNISC e PUCRS, com Prática de Ensino e Didática.
A Sônia Barreira também tem uma história longa conosco, sempre esteve e está próxima, trabalhando, assessorando, aconselhando. Foi professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, orientadora, coordenadora e responsável pela direção-geral da Escola da Vila (SP). Tem passagens por assessorias a Prefeituras, projetos de formação continuada, e mantém há 15 anos um grupo de assessoria a diretores de escolas privadas. Trabalhou com Emilia Ferreiro na implantação da Rede Latino-Americana de Alfabetização e acompanhou grupos de educadores em visitas a escolas de diversos países, como: Espanha, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Portugal. Hoje atua na Bahema Educação, onde é responsável por 12 escolas. Também lidera o Centro de Formação da Vila.
A conversa com a dupla transitou pela importância da formação continuada na escola, especialmente em relação aos professores. É sabido que um docente que segue estudando e refletindo sobre a sua prática tem mais chances de realizar um trabalho de forma mais apropriada e de acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo. Um profissional que busca sempre as melhores maneiras de manter a sua sala de aula e seu tempo junto às crianças na perspectiva de uma experiência se renova, se reinventa e se modifica, sem perder a centralidade da ação e do que busca ou pretende a cada momento, de acordo com a proposta mais fundamental da instituição.
Agradecemos a cada um de vocês que acompanharam essa Temporada 1 do podprojeto.
#10 – Temporada 1 – Habilidades necessárias para a vida – A importância da Educação Infantil
Qual a importância de as crianças frequentarem uma escola de Educação Infantil? Que habilidades são consideradas essenciais para a vida e que podem começar a se desenvolver nessa etapa? O que são habilidades socioemocionais? E o que são habilidades cognitivas? O que é o respeito à infância? O que define o desempenho futuro? O que a escola oferece para as crianças dessa faixa etária?
Para discutir estas e outras questões recebemos Ana Julia Poersch, professora titular de educação infantil, com formação em Pedagogia pela UFRGS e pós-graduação em Psicopedagogia pela FAPA. Professora da Escola Projeto desde 2012, a Ana também é mãe da Bianca.
Trazemos também Denise Balem Yates, psicóloga especialista em Neuropsicologia e Avaliação Psicológica, mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS, além de mãe do Kauan, da turma 22 da Projeto.
#09 – Temporada 1 – (re)construção da marca
Temos uma nova marca 🥰
E ela é linda 😊
Neste episódio iremos contar um pouco de como foi o trabalho de desenvolvimento do processo branding que teve o objetivo de atualizar a marca e o posicionamento da Escola Projeto.
Vamos falar sobre a metodologia de cocriação que envolveu os alunos e a equipe para pensar este momento de evolução da identidade e da comunicação da escola.
E claro, vamos apresentar a nossa marca nova, bem linda, em primeira mão pra vocês.
No episódio 9 da Temporada 1 do podprojeto conversamos com Daniela Lompa Nunes, que é designer e mãe da Projeto, e entre outras várias coisas é a coordenadora do projeto Marca de Poa. Junto com ela recebemos Ismael Bertamoni, também designer, um cara que tem como objetivo fazer com que empresas, pessoas e comunidades encontrem o seu propósito genuíno através do branding.
#08 – Temporada 1 – Livros e paixão pela leitura
Livros: amor eterno📚❤️
Acreditamos intensamente na leitura, tanto que ela é parte fundamental das nossas aulas, todos os dias. Seja nas idas frequentes à biblioteca ou nas leituras diárias da professora em sala de aula; seja nos livros que estão sendo lidos em casa, ou nos indicados pela escola para a leitura individualizada, a relação com os livros e com a leitura recebe o convite a ser mantida, qualificada e aprofundada.
Nesta conversa que tem o apaixonante título Livros e paixão pela leitura, uma professora e uma autora de livros infantis e infantojuvenis contam sobre o olhar de cada uma delas para a leitura e para a literatura, em especial.
Através de projetos de estudo sobre a obra de autores e autoras e de atividades sistemáticas envolvendo a leitura, a compreensão, a fruição e a interpretação de textos, os alunos e alunas da Projeto recebem o convite para manterem em alta a sua formação leitora.
No episódio 8 da Temporada 1 do podprojeto conversamos com Maria da Graça Machado, pedagoga que trabalha no Ensino Fundamental e na Projeto há 27 anos, e com Susana Ventura, professora, tradutora e escritora, com diversos livros publicados e várias premiações.
#07 – Temporada 1 – Coletivo NAMP – Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto: uma iniciativa necessária
Aqui na Projeto achamos que esta é uma iniciativa muito necessária porque sabemos que o que faz um núcleo antirracista e multicultural nascer, desenvolver e se manter dentro da escola nos tempos atuais tem a ver com a urgência de trazer este assunto à tona para buscar ações afirmativas junto à equipe escolar e à comunidade como um todo.
O NAMP tem reunido forças para estudar e discutir temáticas relacionadas à noção de multiculturalidade e antirracismo, e, ao mesmo tempo, promover ações que modifiquem modos de pensar únicos e excludentes, abrindo espaços para ouvir outras vozes e para compor com elas uma escola diferente, em constante movimento e transformação.
No episódio 7 da Temporada 1 do podprojeto conversamos com Amanda Rodrigues Mendonça, professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mestranda da área de Educação, nas subáreas Antropologia, Estudos Indígenas e Latinoamericanos. Amanda é integrante do NAMP e mãe da Joana. Para o mesmo papo recebemos também Fabiana Sasi, que é produtora, editora, cozinheira e escritora, premiada com o troféu Carlos Urbim de literatura para infância da Academia Rio Grandense de Letras e do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria infantil, com o livro “O fio da Memória”.
#06 – Temporada 1 – Alimentação saudável é assunto para todos os dias
Mas ter uma cantina em uma escola não é brincadeira. É necessário se responsabilizar em manter ou oferecer uma alimentação saudável na vida diária das crianças, e este é o foco de interesse do pessoal da Cantina BananaMaçã, que iniciou suas atividades no mês de março de 2023 na escola Projeto.
Essa iniciativa, liderada por um casal conhecido na gastronomia gaúcha e premiado nacionalmente – o chef Marcelo Schambeck e a jornalista Flavia Mu, que comandam o restaurante Capincho, em Porto Alegre – tem também o acompanhamento muito próximo da nutricionista Mari Brito, uma pesquisadora sobre a temática da alimentação saudável na infância.
Juntos, inventam maneiras de trazer às crianças alimentos novos, com o objetivo de fazê-las provarem e ampliarem seu repertório alimentar. A cantina no espaço da escola, com esse olhar de cuidado e atenção, torna-se um trabalho pedagógico que se soma à proposta educativa, envolvendo a todos(as), adultos e crianças.
No episódio 6 da Temporada 1 do podprojeto conversamos com o casal Marcelo Schambeck e Flavia Mu, ele chef e um dos nomes de mais destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Marcelo traz em seus cardápios o sulismo, a cultura e as referências regionais como ponto de partida para suas criações. Junto com a jornalista e sommelière Flavia Mu, sua esposa, é proprietário do Capincho e da Cantina BananaMaçã na Escola Projeto, onde estudam Ian e Lina, os filhos do casal.
#05 – Temporada 1 – A escola e a construção de sujeitos para uma vida cidadã
Tem se falado tanto em Cidadania, em Direitos Humanos, em respeito e colaboração, mas como a escola trabalha para a construção de sujeitos ativos, participantes, questionadores?
Como a escola pode tratar de questões tão complexas que envolvem a vida hoje, ajudando a formar pessoas mais conscientes de seus direitos e deveres em uma sociedade sempre em movimento?
A Projeto tem como perspectiva de trabalho com as crianças a ideia de que a escola é um espaço “para compreender o mundo”. Partindo dessa afirmação, que ações tornam possíveis essa construção?
No episódio 5 da Temporada 1 do podprojeto Jaqueline Pieretti, pedagoga e mestre em Psicologia da Educação pela UFRGS, profissional que dedica sua trajetória à pesquisa na temática das relações no ambiente escolar e no desenvolvimento moral infantil, professora na Escola Projeto desde 2009, e Ana Carolina Rysdyk da Silva, pedagoga formada pela UFRGS, trabalha há 14 anos na Escola Projeto, 11 deles como professora, debatem esse tema.
#04 – Temporada 1 – O Grêmio Estudantil da escola na promoção de ações pelo Planeta
Qual o sentido do Grêmio Estudantil na escola? O que busca?
O que é possível colocar em prática? Diante dessas perguntas que permeiam o trabalho com o Grêmio de alunos e alunas da escola Projeto, conversamos sobre como as ações pensadas por um grupo de crianças podem oferecer possibilidades de pequenos gestos que contribuem para mudar a nossa relação com o planeta.
E com um olhar especial para a redução de resíduos, o reaproveitamento de materiais, o conhecimento de locais de reciclagem e suas formas de trabalho.
É também com esse grupo de crianças – acompanhado por um adulto da escola que faz a mediação das ideias que surgem, ajudando para que elas sejam colocadas em prática – que outras ações, envolvendo a ideia de comunidade, multicultura, acolhimento e solidariedade acontecem e envolvem por vezes espaços para além da escola.
No episódio 4 da Temporada 1 do podprojeto Livia Ribeiro, coordenadora do movimento nacional Escolas Pelo Clima, e Rafael Bricoli, professor de teatro da Escola Projeto e coordenador do Grêmio Estudantil, esclarecem diversos pontos sobre estas questões.
#03 – Temporada 1 – Por uma escola anticapacitista e que acolhe as diferenças
Precisamos falar sobre anticapacitismo em uma sociedade que ainda tem muito a avançar em termos de acolhimento às diferenças. Também precisamos refletir sobre ações que permitam o acesso de todos e todas, não somente ao ambiente escolar e às atividades que nele acontecem, mas à vida de maneira geral.
Esse é um assunto urgente, que habita nossas salas de aulas e convoca a conversas diárias. Necessita de um trabalho de formação constante junto à equipe e à comunidade como um todo, na construção de um mundo não discriminatório e mais inclusivo.
No episódio 3 da Temporada 1 do podprojeto, conversamos com Fernanda Lantz, pedagoga especial, psicopedagoga e arte terapeuta. A Fernanda trabalha no atendimento educacional especializado (AEE) da Escola Projeto, atende na clínica psicopedagógica, é mediadora de leitura para crianças no projeto Mala Monstro e realiza trabalhos para editoras e projetos culturais.
E recebemos também Lisane da Silva Belló servidora pública e mãe da Projeto, onde estudam Felipe, de 7 anos, e Helena, de 4 anos.
#02 – Temporada 1 – Arte e educação para pensar a escola de outros modos
Conviver diariamente com a escola de educação básica, observando as miudezas do cotidiano e tornando esse assunto matéria de pesquisa junto à Universidade é o tema deste episódio, que convida a perceber o que se passa na escola enquanto ela acontece. A escuta, neste caso potencializada pelo olhar atento de quem convive na Escola e com a Escola, se transforma em motivos de conversa sobre a vida, a infância, a arte, a cultura.
No episódio 2 da Temporada 1 do podprojeto, Deborah Vier Fischer, coordenadora pedagógica da Projeto, e Luciana Gruppelli Loponte, professora de Artes na UFRGS e mãe na Escola Projeto, ambas doutoras em Educação, nos conduzem em uma conversa que ajuda a pensar a escola de outros modos.
#01 – Temporada 1 – Projeto: uma escola (in)completa?
Incompleta porque sempre em formação, incompleta porque em crescimento, incompleta porque como seus alunos, sempre aprendendo e se desenvolvendo.
No episódio 1 da Temporada 1 do podprojeto, Neca Baldi, diretora administrativa Escola Projeto e Déia Paim, coordenadora de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Projeto, falam sobre os desafios de uma escola permanentemente em transformação.