Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto
O NAMP é um coletivo formado por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola com o objetivo de promover a reflexão sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar e na sociedade. Desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica o racismo e busque efetivar ações a fim de desarticulá-lo.
Os recursos necessários para o financiamento das ações do NAMP vêm de duas fontes principais: da escola e de arrecadações promovidas de forma permanente ou esporádica, como por exemplo o brechó de uniformes ou a venda de geladinhos no carnaval. Portanto, toda comunidade escolar contribui para auxiliar na permanência de alunos(as) bolsistas na escola (como a aquisição de livros de leitura individualizada e passeios) e na promoção de atividades de reeducação racial destinadas à equipe pedagógica, funcionárias, pais, mães, demais responsáveis e estudantes.
Desde a implementação do NAMP no final de 2022 contamos com bolsas de recorte étnico-racial oferecidas pela escola e vinculadas à atuação do núcleo. Atualmente são cinco bolsas que ampliam a presença de famílias negras, inter-raciais ou inter-étnicas na Projeto.
Em 2023 tivemos o ingresso de duas crianças com bolsa integral no ensino fundamental. Em 2024, foram três ingressantes, também no ensino fundamental, duas com bolsas que cobrem 70% do valor da mensalidade e uma com 50%. Lembrando que todas as bolsas têm a garantia de ser renovadas até a conclusão do 5º ano.
Para garantir que o NAMP siga forte, convidamos as famílias da escola a participarem do planejamento e das ações. Nosso contato é namprojeto@gmail.com
BOLSAS PARCIAIS PARA ALUNOS(AS) NOVOS(AS) PARA O ANO DE 2025
A Escola Projeto convida famílias negras ou inter-raciais interessadas em fazer parte da comunidade escolar para manifestarem seu interesse em receber uma bolsa parcial. Ao todo, estão disponíveis duas bolsas, uma na educação infantil e outra para o ensino fundamental, exceto para primeiro e quinto ano. Não está previsto um limite de renda familiar, a qual contará apenas como critério classificatório.
Por entendermos a diversidade como um valor a ser conquistado, nossa intenção é de que a comunidade escolar se torne cada vez mais diversa e tenha uma composição mais representativa do perfil demográfico da sociedade brasileira. Essa ação acontece a partir da iniciativa de formação do Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto (NAMP), coletivo composto por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola.
Para que o aumento da diversidade aconteça, entendemos que a escola precisa se articular de maneira estratégica, sendo um ambiente acolhedor, com o qual as famílias que se aproximam também possam se identificar. Isso envolve a permanente revisão e atualização do currículo, formação contínua de professores(as) para que a Educação para as Relações Étnico-raciais aconteça de forma significativa, contribuindo para que a construção de um repertório positivo sobre as diferentes cores e etnias seja adquirido dentro deste espaço. Além disso, também envolve a implantação de ações afirmativas na contratação de pessoal e investimento em letramento racial de toda equipe que compõe a Escola Projeto a fim de discutir e prepará-las(os) para lidar com manifestações racistas que possam vir a acontecer no espaço escolar, buscando coesão nos encaminhamentos.
Acreditamos ser fundamental compreender como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Por isso, desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica sobre o racismo e busque efetivar ações afirmativas no sentido de enfrentá-lo/combatê-lo. Entendemos que a oferta de bolsas inter-raciais é uma parte importante dessas ações, mas é preciso, junto a isso, um trabalho de formação envolvendo todas as pessoas que fazem parte, de alguma forma, do ambiente escolar.
O processo seletivo para as bolsas de estudo previstas neste documento será conduzido por uma Comissão formada por representantes da comunidade escolar.
VAGAS
Educação Infantil
Mini-grupo ou grupos 3, 4 ou 5 (1, 2, 3, 4 ou 5 anos completos até 31 março de 2025) – bolsa de 50% do valor da mensalidade (turno regular – tarde) – 1 vaga
Ensino Fundamental
2º, 3° e 4º ano do ensino fundamental (7, 8 ou 9 anos completos até 31 março de 2025) – bolsa de 70% do valor da mensalidade (turno regular – tarde) – 1 vaga
Serão cadastradas até duas famílias suplentes para cada vaga.
O QUE ESTÁ PREVISTO
- bolsa de 50% ou de 70%, no turno regular, como descrito acima;
- possibilidade de solicitar custeio de uniforme (10 peças), livros referentes às leituras individualizadas solicitadas ao longo do ano letivo, transporte/ingresso relativos às saídas com a escola e ingresso na participação nas atividades dos sábados letivos;
- reuniões trimestrais de acompanhamento para que a família avalie como está sua participação e como está o acolhimento por parte da escola;
- esquema de acolhimento e ações de combate ao racismo no ambiente escolar e de reeducação racial para toda a comunidade.
QUEM PODE SE CANDIDATAR ÀS BOLSAS
Famílias negras ou inter-raciais que mostrem interesse em compor a comunidade da escola Projeto.
Apesar de não haver uma limitação de renda para as famílias que desejam concorrer à bolsa, a comprovação de renda será usada como um critério classificatório.
Além disso, a Comissão se reserva o direito de priorizar o atendimento preferencial a membros da comunidade escolar.
COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO
A seleção terá 3 etapas: envio de documentos, análise dos documentos pela Comissão Avaliadora e entrevista.
Etapa 1
As famílias interessadas deverão enviar os documentos listados a seguir para o email namprojeto@gmail.com até o dia 14 de outubro de 2024.
- ficha de inscrição (modelo online ou impressa)
- termo de autoidentificação racial (ver Anexo 1)
- breve explicação (por escrito ou em vídeo) sobre por que a família tem interesse em uma bolsa de estudos na Projeto e como imagina seu envolvimento com a escola
- carta informando detalhadamente quem são as pessoas que compõem o grupo familiar e como é sua situação financeira (de onde vem a renda). (Entende-se que o grupo familiar envolve todos os indivíduos que vivem num mesmo lar, podendo abranger avós, tios ou outras pessoas que contribuem para o sustento do grupo)
- comprovação de renda (últimos 3 contracheques), quando for o caso
- declaração de imposto de renda ou de isenção
- cópia do RG e CPF dos responsáveis, da certidão de nascimento ou RG da criança e da carteira de vacinação
Etapa 2
A Comissão fará a análise da documentação enviada pela família no período entre 15 e 18 de outubro de 2024. Se as informações estiverem completas, a família será chamada para uma entrevista com a Comissão.
Poderão ser solicitados esclarecimentos e o envio de novos documentos.
Etapa 3
A entrevista ocorrerá entre 21 e 25 de outubro de 2024 e tem como objetivo realizar a heteroidentificação, ou seja, verificar se essa família é socialmente reconhecida como uma família negra (ou inter-racial).
A entrevista também será o momento de a Comissão verificar a disponibilidade de envolvimento da família e a identificação com a proposta da escola.
A Comissão usará a entrevista, em conjunto com a análise da documentação, como parte fundamental para a definição do resultado final para a obtenção das vagas.
COMO FUNCIONA A RENOVAÇÃO DA BOLSA
A bolsa de estudos poderá ser renovada até o 5º ano do Ensino Fundamental, mediante manifestação expressa do interesse na época de rematrícula.
Os critérios para a renovação da bolsa são:
- comparecimento nas reuniões trimestrais de acompanhamento com a Comissão (para que a família avalie como está seu envolvimento com a escola e como está o acolhimento por parte da escola)
- participação em atividades promovidas pela escola (como os sábados letivos e culturais)
- regularidade na quitação das mensalidades.
A bolsa de estudos poderá ser cancelada a qualquer momento se a Comissão tomar conhecimento de que as informações apresentadas pela família são inconsistentes.
DEZEMBRO | 2023
Chegamos ao final deste ano, e o Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto (NAMP) completou um ano de vida! Foram muitas conversas, reflexões e ações neste período. Para você saber um pouco mais do que aconteceu por aqui, segue uma lista das principais atividades desenvolvidas em 2023.
Ações do NAMP no seu primeiro ano:
- Sábado Multicultural com o Bombo Leguero de Ernesto Fagundes e os sopapos de Edu do Nascimento e Nilson Tòkunbò, oficinas afro-indígenas e atividades lúdicas
- Brechó autogestionado
- Apoio financeiro a estudante bolsista para participar integralmente nas atividades escolares
- Apoio na organização da Festa Junina
- Apoio à visita das crianças da aldeia Anhetenguá (Mbya Guarani)
- Atividade de Letramento/Reeducação Racial – Encontro com a Profa. Dra. Gládis Kaercher e recreação para crianças das famílias que participaram do encontro
- Apoio ao convite da escola com 3 bolsas parciais para que famílias negras ou inter-raciais se insiram na comunidade escolar em 2024 (redação do convite e realização das entrevistas de seleção)
- Acolhimento para resolução de situações sensíveis no que se refere às relações étnico-raciais no ambiente da escola
- Formação para professores(as) e funcionários(as) sobre procedimentos para acompanhar situações de conflito nas relações étnico-raciais
- Aproximação à comunidade do Território Ilhota, através da aquisição de terra preta para a horta e compartilhamento de encontros e visitas entre a escola e a Ilhota e vice-versa
- Sessão do documentário “O Sal e o açúcar”, de Boca Migotto, que trata da história da tradição dos Doces de Pelotas e a relação com as charqueadas. Conversa e reflexões sobre a presença e importância do povo negro no estado, técnicas e processos da cura da carne e feitura de carreteiro com estudantes do quinto ano. Almoço coletivo para estudantes da turma, familiares e comunidade escolar
- Participação na Projeto em Família, na organização e na realização de oficinas entre famílias e crianças
- Show com Gelson Oliveira para celebrar a infância e o primeiro aniversário do núcleo
- Atividade de Letramento/Reeducação Racial – Encontro com Maurício Dorneles e recreação para crianças das famílias que participaram do encontro
Há várias formas de participar do NAMP: atuando em um dos grupos de trabalho (comunicação, edital de bolsas e agenda cultural/formativa) ou se voluntariando para colaborar nos dias de ações culturais e de arrecadação (sábado multicultural, festas etc.). É possível, inclusive, inventar outras formas!
Para garantir que o NAMP siga forte, dedique um pouco do seu tempo a ele. Nosso contato é namprojeto@gmail.com
Julho | 2023
BOLSAS PARCIAIS PARA ALUNOS(AS) NOVOS(AS) PARA O ANO DE 2024
A Escola Projeto convida famílias negras ou inter-raciais interessadas em fazer parte da comunidade escolar para manifestarem seu interesse em receber uma bolsa parcial. Ao todo, estão disponíveis três bolsas, uma na educação infantil e duas no ensino fundamental. Não está previsto um limite de renda familiar, a qual contará apenas como critério classificatório.
Nossa intenção é de que a comunidade escolar se torne cada vez mais diversa e tenha uma composição mais representativa do perfil demográfico da sociedade brasileira. Essa ação acontece a partir da iniciativa de formação do Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto (NAMP), coletivo formado por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola.
Entendemos que para que o aumento da diversidade aconteça a escola precisa se articular de maneira estratégica, sendo um ambiente acolhedor, com o qual as famílias que se aproximam também possam se identificar. Isso envolve a permanente revisão e atualização do currículo e a implantação de ações afirmativas também na contratação e na formação de pessoal, com capacitação de professores, gestores e funcionários para discutir e lidar com manifestações racistas que possam vir a acontecer no espaço escolar, buscando coesão nos encaminhamentos.
Acreditamos ser fundamental compreender como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Por isso, desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica sobre o racismo e busque efetivar ações afirmativas no sentido de enfrentá-lo/combatê-lo. Entendemos que a oferta de bolsas inter-raciais é uma parte importante dessas ações, mas é preciso, junto a isso, um trabalho de formação envolvendo todas as pessoas que fazem parte, de alguma forma, do ambiente escolar.
O processo seletivo para as bolsas de estudo previstas neste documento será conduzido por uma Comissão formada por representantes da comunidade escolar.
VAGAS
Educação Infantil
Grupos 4 ou 5 (4 ou 5 anos completos até 31 março de 2024) – bolsa de 50% do valor da mensalidade (turno regular – tarde) – 1 vaga
Ensino Fundamental
1º ao 4º ano – bolsa de 70% do valor da mensalidade (turno regular – manhã) – 2 vagas
Serão cadastradas até duas famílias suplentes para cada vaga.
O QUE ESTÁ PREVISTO
- bolsa de 50% para a educação infantil (G4 ou G5) e de 70% para cada uma das duas vagas do ensino fundamental (1º ao 4º ano), no turno regular;
- possibilidade de solicitar custeio de uniforme (10 peças), leituras individualizadas solicitadas ao longo do ano letivo, saídas com a escola e participação nas atividades dos sábados letivos;
- reuniões trimestrais de acompanhamento para que a família avalie como está sua participação e como está o acolhimento por parte da escola;
- esquema de acolhimento e ações de combate ao racismo no ambiente escolar e de reeducação racial para toda a comunidade.
QUEM PODE SE CANDIDATAR ÀS BOLSAS
Famílias negras ou inter-raciais que mostrem interesse em compor a comunidade da escola Projeto.
Apesar de não haver uma limitação de renda para as famílias que desejam concorrer à bolsa, a comprovação de renda será usada como um critério classificatório.
COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO
A seleção terá 3 etapas: envio de documentos, análise dos documentos pela Comissão Avaliadora e entrevista.
Etapa 1
As famílias interessadas deverão enviar os documentos listados a seguir por email até o dia 18 de agosto de 2023.
- ficha de inscrição (preencha o formulário online disponível abaixo de acordo com faixa estária – botões laranja)
- termo de autoidentificação racial (baixe no botão verde abaixo)
- breve relato (por escrito ou em vídeo) sobre sua vivência como uma família negra ou inter-racial
- breve explicação (por escrito ou em vídeo) sobre por que a família tem interesse em uma bolsa de estudos na Projeto e como imagina seu envolvimento com a escola
- carta informando detalhadamente quem são as pessoas que compõem o grupo familiar e como é sua situação financeira (de onde vem a renda). (Entende-se que o grupo familiar envolve todos os indivíduos que vivem num mesmo lar, podendo abranger avós, tios ou outras pessoas que contribuem para o sustento do grupo)
- comprovação de renda (últimos 3 contracheques), quando for o caso
- declaração de imposto de renda ou de isenção
- cópia do RG e CPF dos responsáveis, da certidão de nascimento ou RG da criança e da carteira de vacinação
Etapa 2
A Comissão fará a análise da documentação enviada pela família. Se as informações estiverem completas, a família será chamada para uma entrevista com a Comissão.
Poderão ser solicitados esclarecimentos e o envio de novos documentos.
Etapa 3
A entrevista tem como objetivo realizar a heteroidentificação, ou seja, verificar se essa família é socialmente reconhecida como uma família negra (ou inter-racial).
A entrevista também será o momento de a Comissão verificar a disponibilidade de envolvimento da família e a identificação com a proposta da escola.
A Comissão usará a entrevista, em conjunto com a análise da documentação, como parte fundamental para a definição do resultado final para a obtenção das vagas.
COMO FUNCIONA A RENOVAÇÃO DA BOLSA
A bolsa de estudos poderá ser renovada até o 5º ano do Ensino Fundamental, mediante manifestação expressa do interesse na época de rematrícula.
Os critérios para a renovação da bolsa são:
- comparecimento nas reuniões trimestrais de acompanhamento com a Comissão (para que a família avalie como está seu envolvimento com a escola e como está o acolhimento por parte da escola)
- participação em atividades promovidas pela escola (como os sábados letivos e culturais)
- regularidade na quitação das mensalidades.
A bolsa de estudos poderá ser cancelada a qualquer momento se a Comissão tomar conhecimento de que as informações apresentadas pela família são inconsistentes.
CRONOGRAMA
Maio | 2023
NAMP – Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto
Acompanhe “Namp Indica” postagens todas as quintas no @escolaprojeto
SOMOS PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL ATRAVÉS DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Um coletivo formado por familiares de estudantes e por integrantes da equipe da escola com o objetivo de promover a reflexão sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar e na sociedade. É fundamental compreendermos como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Por isso, desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica o racismo e busque efetivar ações a fim de desarticulá-lo. Acreditamos serem necessárias ações de prevenção à discriminação e reparação de seus efeitos através de uma reeducação racial. Apenas compreendendo a estrutura e o funcionamento do racismo na sociedade brasileira poderemos reconhecer e combater atitudes racistas. Isso passa também por olhar criticamente para os privilégios de pessoas brancas e entender a responsabilidade de cada indivíduo no processo de desarmar a estrutura de
reprodução do racismo e desnaturalizar as formas como diferentes grupos étnico-raciais estão hierarquizados nas
relações sociais.
A Escola Projeto está comprometida com as leis n° 10.639/03 e 11.645/08, abordando a história e as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas de forma orgânica e sistemática em variadas atividades escolares, muito além de datas comemorativas. Iniciamos o ano letivo de 2023 com as ações do Sábado Cultural de
reconhecimento e valorização identitária e étnica através de trocas valiosas com povos originários, artistas e
diversos profissionais negros da capital e região metropolitana. Seguimos acreditando e desejando que a Escola Projeto seja cada vez mais diversa e multicultural. Para uma composição mais representativa do perfil demográfico da sociedade brasileira buscaremos maior presença de famílias negras na escola. Assim, no
segundo semestre de 2023 será lançado o primeiro edital de bolsas com recorte étnico-racial da Escola Projeto.
Entendemos que para que isso aconteça a escola precisa se articular de maneira estratégica, sendo um
ambiente acolhedor, com o qual essas famílias também possam se identificar. Isso envolve a permanente revisão e
atualização do currículo e a implantação de ações afirmativas também na contratação e formação de pessoal.
Com capacitação de professores, gestores e funcionários para lidar e discutir possíveis manifestações racistas
no espaço escolar de maneira coesa.
Desejamos fomentar uma comunidade que reflita de maneira crítica o racismo e busque efetivar ações a fim de desarticulá-lo.
VEM COM A GENTE?
É por isso que estamos aqui para convidar você para nos ajudar na articulação dessas ações. As famílias são parte essencial nesse processo de transformação, desconstruindo formas de pensar e agir junto conosco. Caberá ao NAMP planejamento, formulação, coordenação, monitoramento, parte do financiamento e avaliação de atividades antirracistas. Acreditamos que as crianças, as famílias e toda a comunidade escolar da Projeto se beneficiam com a presença de ações para uma reeducação racial. É a nossa oportunidade de ampliar habilidades para a diversidade
– algo cada vez mais valorizado nas instituições e nos ambientes de trabalho.