Ana Carolina Rysdyk da Silva e Raquel Silveira de Oliveira
Equipe: pela definição do dicionário (*), se relaciona a “Grupo de pessoas reunidas para uma mesma tarefa ou ação”.
Simples definição para algo tão complexo. Trabalhar em equipe vai muito além de fazer a mesma tarefa. Vai muito além de se reunir para isso. Trabalho em equipe só faz sentido se existe PARCERIA.
Parceria: “Relação de colaboração entre duas ou mais pessoas com vista à realização de um objetivo comum”.
Essa palavra permeia nossas relações de trabalho na escola: parceria. Numa relação de trocas constantes, de colaboração e aprendizado. Uma relação que tem como objetivo principal a qualidade do trabalho. Mas mesmo que esteja longe de definir realmente o que significa ser parceiro e trabalhar em equipe na Escola Projeto, quando pensamos no nosso trabalho, pensamos em sermos parceiros uns dos outros. Para ouvir, para compartilhar ideias, angústias, topar paradas impensadas e colocar os pés no chão para realizar as ações possíveis. Quando somos parceiros, não estamos sozinhos.
Parceria se dá na troca, no compartilhamento, na busca de novas alternativas, na retomada de experiências. Parceria se dá no dia a dia, desde a conversa informal na hora do café, até os estudos aprofundados dos conteúdos da série em reuniões diversas.
Trabalhamos a parceria com as crianças todos os dias. Estimulamos o trabalho em grupos, a troca de experiências e o exercício de falarem e ouvirem uns aos outros. Não teria razão para instigarmos as crianças a isso, se não fosse assim também entre nós, professores.
Nossas reuniões em equipes de trabalho, com a coordenação, têm como foco a qualidade do trabalho. Mas as reuniões não são somente no horário semanal marcado. Elas acontecem diariamente, nos intervalos, nos corredores, nas ideias que surgem na hora. E é nesse espaço de trocas que estabelecemos relações de confiança com nossas colegas de série e com a coordenação. Confiança de estarmos num ambiente seguro e acolhedor. Que nos ajuda a relacionar a prática com a teoria. A confiança que estabelecemos nos faz conhecer melhor nossos parceiros e respeitá-los ainda mais. A confiança na coordenação nos dá tranquilidade para ouvir, falar com sinceridade e discordar de uma maneira muito construtiva. De construir.
Construção: “Ato de construir. Estrutura”.
Estrutura: “O que permite que uma construção se sustente e se mantenha sólida. O que serve de sustento ou de apoio”.
Construímos nossas relações de parceria na escola diariamente. Criamos uma estrutura forte e ao mesmo tempo acolhedora. E é muito bom quando podemos olhar para o lado, para a sala vizinha, para o final do corredor e enxergar que, além de apoio e estrutura, temos acolhimento.
Acolhimento: “Ato de acolher; refúgio; amparo; hospitalidade”.
A parceria consolida e efetiva o trabalho em equipe. Acolhe-nos. Dá-nos refúgio. Parceria entre professores com o elo de ligação que faz todo o meio de campo da equipe: a coordenação pedagógica. Acreditamos que escolher as parcerias de trabalho numa escola deve ser difícil. É preciso pensar em muitos aspectos, além da possibilidade de alguns professores se encaixarem melhor em algumas séries ou turmas do que em outras. Entre eles, é necessário também saber da disponibilidade para trabalhar em parceria.
As equipes da escola, orientadas e acompanhadas pelas coordenadoras e partilhando o trabalho entre si, são de fato um time. Um grupo de pessoas que não apenas executa o mesmo tipo de trabalho, mas que pensa e que sente cada proposta. Que compartilha as boas ideias. Que vibra com os bons resultados. Que ouve e auxilia a repensar o que não está dando certo. Que anda lado a lado, que entende, que tem empatia até mesmo em momentos que ultrapassam os muros da escola. A equipe se sustenta na parceria e a parceria só se consolida com envolvimento e empatia. Aprendemos diariamente o valor de trabalhar em equipe. A amar nosso trabalho. A sermos felizes dentro da escola.
Somos equipe. Parceria. Construção. Estrutura. Acolhimento. Refúgio.
(*) Dicionário consultado: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa online.