Musgo Estúdio e Galeria
A Casa Musgo é um espaço cultural que busca, de forma independente, desde 2012, promover a arte e a criação autoral. Em 2016, passou a ser composta por, além do atelier, uma galeria e uma loja. A Musgo nasceu do desejo de criar pontes entre a arte e público, permitindo que a produção cultural, em vários âmbitos, seja uma experiência enriquecedora para todos, de forma a instigar a criatividade e a reflexão critica, assim como de estabelecer um diálogo com a cidade, visando democratizar e desmistificar o espaço de cultura.
O atelier da Musgo é uma estrutura permanente que abriga o espaço de trabalho dos artistas residentes. Por vezes, recebe artistas convidados, além de hospedar cursos e oficinas. Nessa área, acontece a produção de grande parte das obras que compõem o acervo da casa. As técnicas desenvolvidas são múltiplas, do desenho ao vídeo, compreendendo pintura, fotografia, gravura, escultura, aquarela, pintura em porcelana, colagem, entre outras.
A galeria e a loja são os espaços de exposição e comercialização de produções de artistas e coletivos com criação autoral. Com obras exclusivas e originais, o objetivo é dar visibilidade e proporcionar a circulação dos projetos artísticos selecionados pela curadoria da casa. Na galeria, novas exposições são inauguradas regularmente, sendo um espaço que proporciona uma verdadeira imersão no universo conceitual de cada mostra.
Martina Nickel

Formada em Artes Visuais pela UFRGS e nascida em Porto Alegre, em 1992, é filha de uma maranhense e um paulista, filho de alemães e carrega, dessa miscigenação, uma carga de referências culturais, histórias, contos, costumes e visões que permeiam o imaginário de criação da artista. Muitos de seus trabalhos carregam a ideia de híbridos, seres ficcionais com arranjos da fauna e da flora, do homem com o animal e trazem consigo diferentes símbolos e histórias, combinações de figuras que abrem caminhos à criação de significados poéticos e à imaginação.
Foi contemplada nos prêmios do IV Concurso de Arte Impressa do Instituto Goethe em 2019 e do XVII Salão Latino Americano de Artes Plásticas do MASM, também em 2019.
Faz parte dos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) com a escultura “Amabe” e a gravura “Eles serraram os galhos em que estavam sentados” e do Museu de Arte Contemporânea de Santa Maria (MASM) com a escultura “Wut“. Martina também é diretora executiva e artista-colaboradora da Casa Musgo (@casamusgo).
Instagram: @martinamnickel
Rodrigo Marroni
Natural de Porto Alegre, nascido em 1982. Formado em Fotografia em 2011 pelo Instituto Europeu de Design, em Milão.
Em 2009, ao final do primeiro ano de formação, é selecionado para integrar o projeto ArtOnArt, com curadoria de Silvio Wolf, realizado em Veneza, durante a Bienal de Veneza de 2009.
Em 2012, com a possibilidade de abrir seu próprio atelier em Porto Alegre, retorna ao Brasil. Neste mesmo endereço, em 2016, fundou a Casa Musgo, um espaço independente, contendo atelier, galeria, loja e sala para oficinas.
No Rio Grande do Sul, participou de cursos com Leopoldo Plentz, Claudi Carreras e com Felipe Caldas.

Entre 2011 e 2019 realizou cinco exposições individuais: Ink-Ode no IED de Milão, em 2011; Fronteiras do Corpo, em 2012, na Galeria do Centro Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul; Cuba/Analógica, em 2016; Porto Retrô, em 2017 e Øutras Distâncias, em 2019, na Casa Musgo, em Porto Alegre. Possui três obras em acervos no Estado do Rio Grande do Sul: MACRS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul), Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul e MASM (Museu de Arte de Santa Maria).
Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Música pelo Melhor Projeto Gráfico, onde realizou direção de arte, escultura e fotografia para o disco Maravilhas da Vida Moderna, da Banda Dingo.
Em 2022, teve seu portfólio publicado internacionalmente pela KodakProfessional, no projeto Brasil Shoots Film, com curadoria de Bruno Narvaez. Ainda em 2022, é convidado para ser Curador Geral da exposição Oscar Niemeyer: à Frente do Tempo, que exibe mais de vinte plantas arquitetônicas inéditas e originais, assinadas pelo renomado arquiteto, no salão da AMRIGS (Associação Médica do RS).
Em 2023, recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Preto e Branco Profissional no 45º Concurso Fotográfico de Santa Maria / RS, com exposição das fotografias premiadas no MASM. No mesmo ano, foi selecionado pelo edital Exposição Fotográfica Noite dos Museus; participou da exposição coletiva O Que Nos Permeia, com curadoria de Kelvin Koubik e teve uma obra selecionada para exposição no XVII Salão Latino Americano de Artes, no MASM. Atualmente é um dos fotógrafos convidados a ter um trabalho representado pelo Consórcio de Fotografias do Museu do Trabalho 2024, em Porto Alegre.
Instagram: @rodrigobellomarroni