Informamos que serão realizados, ao longo do 2º semestre, os relatos de viagem, passeio ou visita a algum lugar que foi especial para as crianças. Para a participação nessa atividade, vale todo o tipo de saída que as crianças realizaram nas férias de verão, de inverno ou mesmo durante o 1º semestre deste ano (viagens curtas, mais longas, visita a alguma exposição ou local de lazer, passeio na casa de um(a) amigo(a) ou parente).
Esse trabalho vem sendo realizado há alguns anos pela escola (exceto nos anos de pandemia) e visa o incentivo ao desenvolvimento da oralidade/comunicação, o compartilhamento de experiências e a ampliação do conhecimento de mundo pelos alunos(as). Estamos dispostas a planejar a participação de todas as crianças que desejarem, organizando estratégias e pensando alternativas e recursos de comunicação dessas experiências.
As crianças que desejarem participar deverão se inscrever, preenchendo com a família a ficha a seguir e entregando-a para a professora até segunda-feira, dia 26/08. O relato será feito pela própria criança, que receberá ajuda da professora, se necessário.
Na sala de aula, foi encaminhada uma conversa com a turma sobre o assunto, explicando a proposta, incentivando a participação e realizando um levantamento coletivo de ideias para a apresentação, a partir de um roteiro inicial:
Para onde a criança foi e com quem?
O que fez ou viu de mais interessante no local?
Por que recomendaria aos colegas uma viagem/visita a esse local?
O que poderia mostrar sobre o local ou sobre o que viu/viveu lá?
A professora organizará um cronograma de apresentações, conforme o nº de inscritos e informará as famílias sobre a data prevista para a sua realização.
Para o relato, no dia marcado, as crianças que quiserem e tiverem, poderão trazer materiais ilustrativos (artesanato típico, folhetos, objetos, mapas etc.). Pedimos que, no caso de usarem fotos (tanto reveladas como organizadas em uma apresentação de slides), a seleção não ultrapasse o limite de 10 e que o vídeo, se for usado, seja de poucos minutos.
Sugerimos, ainda, que as famílias auxiliem as crianças no ensaio e na sugestão de “dicas” para a apresentação. Os relatos acontecerão a partir de setembro, na sala de aula ou na sala multiuso (no caso de utilização do aparelho de data show).
Atenciosamente
Coordenação Pedagógica e Professora Iasmim