Retomando às ações de formação para as relações étnico-raciais (ERER), iniciadas em 2023, junto à comunidade escolar, o NAMP (Núcleo Antirracista e Multicultural da Projeto), convida as famílias a participarem da caminhada pelo Museu do Percurso do Negro, no centro da cidade. A atividade faz parte do projeto Porto Negra (@portonegra) e será mediada pelo pesquisador Maurício Dorneles, historiador e mestre em educação pela UFRGS (esteve conosco na última formação oferecida pelo NAMP, no dia 27 de novembro de 2023). O projeto se propõe a percorrer espaços de memórias e de culturas negras que fazem parte da cidade de POA.
Para a programação promovida pelo NAMP, que acontecerá no dia 14 de setembro, serão oferecidas 30 vagas (8 para a equipe da escola e 22 para as famílias), para participação de adultos e crianças (recomendamos a partir de 6 anos, pela quantidade de caminhada).
O roteiro está descrito a seguir e tem duração de aproximadamente 2h30.
Saída: 9h (pontualmente) – Encontro do grupo no Largo Glênio Peres, em frente ao portão principal do Mercado Público
1ª parada: Mercado Público – Bará do Mercado
2ª parada: Praça da Alfândega: Pegada Africana
3ª parada: Igreja do Rosário
4ª parada: Praça do Tambor
Sugerimos o uso de roupas e calçados confortáveis para caminhada, filtro solar, repelente e boné. A garrafinha de água também é sempre muito bem-vinda.
Quem tiver interesse em participar da atividade deverá entrar em contato com o NAMP, através do e-mail: namprojeto@gmail.com, até sexta-feira, dia 13/09, às12h.
Avisaremos, caso as vagas esgotem antes desta data.
A caminhada cultural é promovida pelo NAMP, que usará os valores arrecadados com o brechó de uniformes e as demais atividades que tem organizado junto à escola para custear a atividade.
Contamos com a presença de vocês!
Atenciosamente
NAMP/Escola Projeto