Durante o primeiro trimestre, os 2ºs anos se dedicaram a observar pensar sobre as árvores que nos cercam e na sua importância no ambiente em que vivemos.
Essa que parece uma questão cotidiana, quando se torna uma pergunta verdadeira pode desencadear uma série de novas perguntas e, consequentemente, também novas atitudes. A questão desencadeadora do estudo e feita aos alunos foi: Qual a importância das árvores para o meio ambiente de nossa cidade? E diante dela muitas foram as hipóteses. Essas, foram registradas e após, uma a uma foram pesquisadas e comprovadas ou descartadas, ao longo do processo de estudos.
Nessa caminhada, contamos com uma parceria muito especial. Um pessoal que se dedica a fazer isso mesmo, estimular que mais e mais pessoas ocupem esse espaço público que são as ruas da nossa cidade e caminhem, o A Pezito.
Com a parceria do A Pezito ampliamos nossas discussões para além das árvores que nos cercam e fomos observar as situações delas nas ruas próximas à escola, percorrendo, juntos, um trajeto. Nesse caminho observamos muito mais do que só as árvores, também quantas pessoas andavam por elas, as condições que favoreciam ou não o uso dos pedestres, sinais de trânsito, costumes dos moradores, condições das calçadas, cuidado e carinho com que temos tratado esse espaço que é de todos e de cada um de nós, nos ajudou a perceber se já tínhamos feito este trajeto a pé antes do projeto.
Após essa sensibilização e muitas discussões, as turmas decidiram se mobilizar e agir. Em sala de aula planejaram e elaboram placas/cartazes buscando promover junto às pessoas, melhores atitudes no uso desse espaço comum que é a rua e, claro, especialmente um maior cuidado com as árvores, parte tão fundamental desse ambiente. As placas serão distribuídas na própria escola e em um novo trajeto, previsto para o 2º trimestre.