Na Projeto, ao estudar Matemática, a primeira coisa que se descobre é que isso pode, sim, ser divertido!
Durante o 1º trimestre, as turmas do 2ºs anos se dedicaram a exercitar o cálculo mental. Um raciocínio importante, que agiliza o pensamento e a realização de todas as demais propostas matemáticas.
Ao trabalharem com o sistema monetário, os alunos exploraram nossa moeda, as regularidades desse sistema, adição e subtração, valores de produtos que consomem, além de alguma ideia de economia, já que foram desafiados a ir às compras.
Como tema de casa, as crianças receberam a tarefa de trazerem embalagens de produtos para compor o mercadinho da turma. Em sala de aula, colocamos os preços e combinamos as regras de compra.
O ambiente foi preparado e os alunos experimentaram os diferentes papéis (comprador, caixa, empacotador). Inicialmente, usaram papel e lápis para ajudar nos cálculos que, gradualmente, foram sendo realizados mentalmente. Os alunos é quem organizaram os produtos em setores, conforme observaram nos mercados que frequentam. Após, receberam uma quantia em dinheiro, usando notas de brinquedo (réplicas idênticas ao nosso real). Com aquele determinado valor, precisaram comprar aquilo que desejavam sem ultrapassar o limite que tinham.
Vivenciando essa realidade que foi além de calcular o valor total dos produtos, troco etc. que por si só já seria um bom desafio, ainda surgiram questões como: “eu gosto disso, mas é muito caro”, “quero isso e aquilo mas não dá pra comprar os dois porque o dinheiro não é suficiente”, “profe, se juntarmos o nosso dinheiro podemos comprar aquilo juntos?”, “vou guardar o dinheiro pra ter mais depois.”, entre outras.