A teoria e a prática caminhando juntas, num investimento em formação continuada, esse é um dos objetivos da escola para sua equipe docente e para todos aqueles envolvidos diretamente com as crianças. Chegar a esse ponto não é tarefa fácil e nem é algo a ser realizado de uma hora para outra. Esse tipo de proposta requer investimento e dedicação da equipe que, necessariamente, precisa prever tempos em seu cronograma anual para tratar de diferentes temáticas de estudo. Os docentes, por sua vez, devem estar abertos para um olhar constante à sua prática, investindo e apostando em outras e novas possibilidades. E os estudos colaboram para que a equipe não se acomode e para que incorpore novas questões, novos conhecimentos e outros modos de pensar a relação entre ensinar e aprender. Também é uma forma de a escola estar em constante formação, olhando para seus docentes, os recém-chegados e os que já acompanham sua trajetória há algum tempo, através de momentos de encontros para leituras e discussões, investindo em uma equipe de trabalho em sintonia em relação aos assuntos estudados, os quais dizem respeito à vida na escola.
Aqui na Projeto, já há alguns anos, tem-se mantido a ideia de que coordenação e docentes se debrucem sobre um determinado assunto, considerado relevante na proposta escolar, como o ensino da ortografia, a alfabetização, o estudo da matemática ou de um aspecto dela (geometria, por exemplo), a inclusão, as novas configurações familiares ou mesmo a formação moral da criança. Esses temas já foram assunto de estudos pela equipe e muitos deles foram abordados também em reunião com as famílias, que puderam conhecer, de maneira mais aprofundada, como a escola trabalha com as crianças e como encaminha as questões mais complexas, bem como, puderam dar a sua contribuição em relação às temáticas.
A cada ano, é feito um levantamento com os docentes da escola, pensando nas temáticas que merecem ser retomadas ou revisitadas, a fim de que todos atuem numa perspectiva mais próxima e coerente, respaldada por teorias em que a escola se fundamenta.
Os assuntos selecionados para estudo neste ano, que tem o formato de grupos de estudo e acontece de modo simultâneo, foram: arte, matemática e gênero. Cada grupo de professores, mediado por pessoas da equipe de coordenação, se reúne mensalmente para, conjuntamente, ampliar conhecimento sobre determinado assunto, num clima de parceria e reflexão, que colabora para que as questões que surgem no cotidiano da escola sejam encaradas com tranquilidade e segurança.
O Grupo de Estudos sobre Gênero, temática tão atual e necessária dentro da escola, tem tido como ponto de partida o relato da equipe docente sobre cenas do cotidiano escolar, buscando em diversos estudos um respaldo teórico para aprofundar a discussão. O grupo tem refletido tendo presente três importantes categorias: gênero, infância e socialização. Tem conversado sobre os possíveis encaminhamentos das situações observadas em sala de aula com o objetivo de pensar as estratégias de intervenção como, também, ampliar as oportunidades para que as crianças possam vivenciar diferentes situações, representar vários papéis e funções. A participação de professores e professoras de áreas distintas e que trabalham com faixas etárias diversas favorece a problematização da temática, a partir de várias perspectivas, enriquecendo o estudo. Além disso, a discussão de filmes, leitura de reportagens e entrevistas com pesquisadores dinamizam as reuniões.
Estudar sobre questões relacionadas à arte, tendo em vista alguns conceitos que vêm sendo amplamente discutidos e abordados por teóricos e artistas contemporâneos, como as diferentes narrativas sobre arte, a ideia de belo, estética e obra de arte, tem sido assunto do Grupo de Estudos de Arte da Projeto. O grupo se reúne para pensar como esses temas podem ser abordados na sala de aula, não só nas aulas de artes, mas também para além delas. Apreciação de vídeos, imagens, catálogos e leitura de textos, seguidos de registros das discussões, na relação com relatos de experiências, fazem parte da dinâmica dos encontros, que envolvem professoras(es) da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Coordenação Pedagógica.
O Grupo de Estudos de Matemática tem discutido e refletido sobre o trabalho da escola e a forma como os alunos aprendem, o que faz toda a diferença na formação do(a) professor(a). A partir de leituras, são propostas questões que problematizam ações e intervenções possíveis, avaliando a adequação, visando uma apropriação gradual do conhecimento matemático pelo aluno. Em cada encontro, além de um texto previamente selecionado pela coordenação, são propostas experimentações e atividades práticas, que permitem uma aproximação das ideias e dos conceitos envolvidos nessa área do conhecimento. Faz parte da formação, por exemplo, refletir sobre como propor uma atividade, sobre as possibilidades de respostas dos alunos, sobre formas de avaliar os resultado ou sobre a decisão de usar ou não materiais concretos. Através desse trabalho, é possível compreender a matemática de forma mais global, considerando as vivências e aprendizagens dos nossos alunos, meninos e meninas, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.