Curso de Design Thinking, com Caroline Büker, reuniu 15 professores na Projeto na sexta e no sábado, 2 e 3/9.
Foi o suficiente para que surgissem várias ideias, a partir da reflexão sobre as tecnologias digitais na escola atual, que apenas iniciou.
Aprendemos também sobre a metodologia que deu nome ao curso, vivenciando-a, desde a etapa da empatia (contato com os pontos de vista de cada um dos diferentes grupos envolvidos, nos colocando no seu lugar), passando pela problematização em si (definição do problema mais abrangente, depois do levantamento das várias questões de cada um desses grupos) e pelo levantamento de possibilidades de solução, e chegando a realizar uma das soluções escolhida na prática – etapa da chamada prototipagem. Essa metodologia – tão simples quanto criativa – pode ser usada na sala de aula com nossos alunos em qualquer área do conhecimento e para a aprendizagem de qualquer conteúdo, oportunizando grande envolvimento de todos.
E, claro, muitas questões ficaram, tanto em nossa cabeça como em nosso “segundo cérebro”! Mas isso já é outra história…
Obrigada a todos os participantes, à Carol e também à Carla Spagnolo, que esteve conosco na sexta!