No estudos de matemática do 2º ano, uma das questões que recebem grande atenção é a construção da ideia de valor posicional. Conceito matemático importantíssimo quando o objetivo é a compreensão do sistema de numeração decimal.
Matematicamente falando, valor posicional é aquele que o algarismo assume dentro do sistema de numeração decimal, de acordo com seu posicionamento. Assim, podemos dizer que esse valor é relativo, porque ele varia de acordo com sua posição. Por exemplo, no número 1.827 o 8 tem valor posicional igual a 800, por estar ocupando a casa da centena.
Muitas são as atividades realizadas dentro dessa lógica. Uma das estratégias utilizadas para trabalhar esse conteúdo é um jogo bastante divertido e esclarecedor, o Jogo do valor-lugar.
Como o nome já entrega, esse jogo tem o objetivo de fazer com que a criança se aproprie do conceito de valor relativo ou posicional do algarismo. Ou seja, o valor atribuído ao algarismo por estar posicionado nas casas da centena, dezena ou unidade.
O jogo é bem simples: usa como materiais nove peças para jogar, três latas ou copos. Primeiro é decidida a ordem dos jogares do grupo. Em seguida, o jogador da vez fica com nove peças para serem arremessadas nas latas, tentando acertar em todos eles. Depois de lançar as peças, contará a quantidade que ficou em cada copo e anotará na tabela, compondo assim o número formado. Após, todos os jogadores terem jogado, são comparados os resultados. O jogador com o maior número formado ganha a rodada.